sábado, 7 de agosto de 2021

Navios portugueses - O "Rita Maria"


O navio “Rita Maria” foi visitado pelos representantes da Imprensa
A convite da Sociedade Geral, representantes da Imprensa de Lisboa e do Porto, visitaram ontem, à tarde, o novo navio “Rita Maria”, de 5.450 toneladas, destinado à linha da Guiné e Cabo Verde.
Para a visita à nova unidade mercante, que foi construída no estaleiro naval da C.U.F., para a referida empresa, os jornalistas foram recebidos a bordo pelos srs. engº Aulânio Lobo, administrador da C.U.F., engº Vasco de Melo, engº Artur Lobo, comandantes Sales Henriques, Boaventura Gonçalves e António Francisco Boto, etc.
Após a visita às óptimas instalações ultramodernas, quer de carga, quer para passageiros, foi oferecido no «deck» de primeira classe um «Porto de Honra» aos convidados. Na ocasião falaram o engº Aulânio Lobo pela C.U.F. e Luís Figueira pela Imprensa.
Na próxima terça-feira, às 10,30 horas, com a assistência do sr. ministro da Marinha, realiza-se a bordo do “Rita Maria”, a cerimónia da entrega do navio pelo estaleiro naval à Sociedade Geral.
Às 11 horas, o sr. Presidente da República, acompanhado por alguns membros do Governo, visitará, este navio, acompanhado por alguns membros do Governo, e às 17 horas, realizar-se-á, também, a bordo do “Rita Maria”, a visita de várias entidades oficiais e exportadores, etc.
Fonte: Jornal “Comércio do Porto”, Domingo, 4 de Outubro de 1953
Foto do "Rita Maria" em Leixões

Características
Armador: Soc. Geral de Comércio, Indústria e Transportes, Lisboa
Nº Oficial: H-420 - Iic: C.S.L.Z. - Porto de registo: Lisboa
Construtor: Companhia União Fabril, Lisboa, 1952
Arqueação: Tab 3.403,65 tons - Tal 2.467,00 tons
Dimensões: Ff 103,32 mt - Pp 98,36 mt - Bc 13,86 mt - Ptl 7,45 mts
Propulsão: Atlas - Suécia, 1949 - 2:Di - 14:Ci - 2.660 Bhp
Equipagem: 35 tripulantes

Cinco membros do Governo assistiram ontem à cerimónia
da entrada nas águas do Tejo do navio misto “Rita Maria”
Ao princípio da tarde de ontem, foi lançado à água no estaleiro naval da Companhia União Fabril, do navio misto “Rita Maria”, nova unidade da marinha de comércio, destinada à Sociedade Geral de Comércio, Indústria e Transportes.
Para o acto, que teve numerosa assistência, foram convidados os srs. ministro da Marinha, do Ultramar, Comunicações, Economia e Corporações, estando presentes ainda, além dos directores e técnicos da C.U.F. e da Sociedade Geral, representantes de outras companhias de navegação, da A.P.L., Arsenal do Alfeite e outros organismos.
Ao novo navio foi dado o nome de uma das filhas do sr. dr. Jorge de Melo, administrador da empresa proprietária. O navio tem alojamento para 70 passageiros; 103 metros de comprimento; desloca 5.450 toneladas, e destina-se à carreira da Guiné.
Após o lançamento, o sr. D. Manuel de Melo, presidente do conselho de administração da companhia, proferiu um discurso, durante o qual apontou o desenvolvimento da frota da Sociedade Geral e referiu as construções levadas a cabo naquele estaleiro.
Por último, o sr. ministro da Marinha regozijou-se com o facto de ter sido aumentada com o “Rita Maria” a nossa frota mercante, dirigindo, por isso, saudações aos directores dos estaleiros e da Sociedade Geral.
Fonte: Jornal “Comércio do Porto”, sábado, 1 de Novembro de 1952

A primeira viagem do navio “Rita Maria”
Largou, ontem, do Tejo, com carga e passageiros, para a sua viagem inaugural a Cabo Verde e à Guiné, o novo navio “Rita Maria”, que entrará hoje em Leixões, onde a Sociedade Geral oferece, a bordo, uma recepção às entidades oficiais, exportadores e outros convidados.
Fonte: Jornal “Comércio do Porto”, terça-feira, 11 Novembro de 1952

Sem comentários: