segunda-feira, 10 de setembro de 2018

História trágico-marítima (CCLXX)


O encalhe da chalupa “Atlântico”, em Aveiro

Embarcação em perigo
Ontem de manhã, a Capitania do porto de Aveiro pediu ao Departamento Marítimo do Norte o auxí-lio de um rebocador, para socorrer a chalupa “Atlântico”, que havia ali encalhado.
Para o efeito foi enviado o rebocador “Liberal”, que conseguiu desencalhar a chalupa, rebocando-a para Leixões.
(Jornal “Comércio do Porto”, terça-feira, 11 de Maio de 1909)

Desenho de navio do tipo chalupa, sem correspondência ao texto

Características da chalupa contruída em aço “Atlântico”
Armador: José M. S. Teles, Lisboa
Nº Oficial: 463-B - Iic: H.C.G.B. - Porto de matrícula: Lisboa
Construtor: H. Parry & Son, Lda (?), Ginjal, 1904
Arqueação: Tab 18,87 mts - Tal 17,93 tons
Dimensões: Pp 13,18 mts - Boca 3,84 mts - Pontal 1,56 mts
Propulsão: À vela
Equipagem: 4 tripulantes

A chalupa que se encontrava sob o comando do mestre Vilão, conduzindo um carregamento de latas de petróleo, depois de vistoriada e sem avarias, saiu de Leixões no dia 13 de Maio, com destino a Aveiro.

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