Ser ou não ser...
Lugre " Silva Rios"
No decorrer da última semana encontrei este postal do Douro, em que estão retratados três navios da pesca do bacalhau, de braço dado, no Bicalho ou Massarelos. Nota-se que a água do rio corre veloz, invadindo as margens, portanto correspondendo a período de cheia, provávelmente durante os anos vinte. Julgo saber que o lugre na posição exterior é o "Patriotismo" e no meio deve ser o lugre-patacho "Normandie". A dúvida reside em relação ao lugre que se encontra em primeiro plano, cujo nome escrito no casco não permite uma leitura esclarecedora. Ficam-nos duas hipóteses para acertar e ambas interessantes, ou seja, tanto pode ser o primeiro "Terra Nova", como poderá ser também o lugre "Silva Rios". Neste caso a imagem revela-se preciosa, pela dificuldade de identificação peremptória do mesmo e por haver poucas imagens com o navio. Se acertarmos, abaixo refiro as respectivas características.

Armador : Silva Rios, Lda., Porto
Nº Oficial : B-188 > Iic.: H.S.V.R. > Registo : Porto
Construtor : ???, Ano : ???
ex "José Estevam" - ???
Tonelagens : Tab 234,41 to > Tal 222,69 to
Cpmts.: Pp 44,30 mt > Boca 9,00 mt > Pontal : 3,45 mt
Perde-se por afundamento (causa não esclarecida, mas supostamente por alquebramento) nos bancos da Terra Nova, a 06 de Outubro de 1928.
Os nossos antecipados agradecimentos a quem puder colaborar, para clarificar este caso, em que novamente ficam mais dúvidas que certezas.
1 comentário:
Caríssimo Reimar
Partindo do princípio que o navio que está no meio é de facto o lugre-patacho “Normandie”, (além do tipo de arvoredo, o próprio casco apontam nessa direcção), e não querendo ser do contra, acredito que o navio que está por fora não pode ser nem o primeiro “Terra Nova” e muito menos o “Silva Rios”. Sabemos que o Lugre-patacho de madeira "NORMANDIE", ex navio francês "NORMANDIE III" construído em Shelburne Canadá, foi somente adquirido pela Empresa de Pesca de Portugal, Lda., de Ílhavo, para a campanha de 1935, este facto, exclui automaticamente a hipótese “Silva Rios”, uma vez que este navio naufragou na campanha de 1928. Quanto ao primeiro “Terra Nova”, um navio que aparelhava como lugre-escuna inicialmente, com um deslocamento da ordem das 700 toneladas, com um arvoredo de 4 mastros, em 1942 sofreu importantes melhoramentos, passando-se a chamar “Florentina”, também não vejo a mínima hipótese de o ser, pois o navio em questão é bem mais leve (lugre c/ arvoredo simples três mastros).Sendo um verdadeiro tiro no escuro, vou apostar no “Paços Brandão” antes de pertencer à famosa “White Fleet”
Saudações marinheiras
Luis Filipe Morazzo
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