Empreza de Navegação e Exploração de Pescas, Lda.
Aveiro
1917 - 1927
10 anos na pesca do bacalhau
Aveiro
1917 - 1927
10 anos na pesca do bacalhau
Consigo imaginar o início da actividade da empresa, considerando o ano anterior à construção do primeiro lugre, o “Ernani”, que deve ter efectuado a primeira campanha à Terra Nova em 1918. Mais fácil foi chegar à dissolução da firma, face aos anúncios publicados na imprensa nacional, nos dias 24, 25, 29 e 30 de Novembro de 1927. Esse anúncio apresentava o seguinte teor :
Concretizado o negócio de venda durante os meses seguintes, estamos em crer ter-se verificado através da compra, o nascimento de uma nova sociedade registada como Testa & Cunhas, Lda., também de Aveiro, que vingaria durante muitos anos ligada ao sector. Podemos igualmente ajuizar da verba dispendida, através do valor estimado por cada navio, a saber :
O lugre “Ernani” mais dóries estava avaliado em 200.000 escudos
O lugre “Silvina” mais dóries estava avaliado em 200.000 escudos
O lugre “Laura” mais dóries estava avaliado em 300.000 escudos
O lugre “Silvina” mais dóries estava avaliado em 200.000 escudos
O lugre “Laura” mais dóries estava avaliado em 300.000 escudos
Acreditamos que a valorização do lugre “Laura”, entretanto imobilizado durante o ano de 1927, ficou a dever-se à sua maior dimensão e ao trabalho de reconstrução levada a cabo por Manuel Maria Bolais Mónica. Todos os navios estiveram presentes na campanha de 1928, com a única alteração do nome do “Laura”, que à saída do estaleiro já detinha registo como “Cruz de Malta”.
Lugre “ Ernani ”
1922 - 1934
1922 - 1934
Nº Oficial : A-236 > Iic.: H.E.R.N. > Registo : Aveiro
Construtor : Manuel Maria Bolais Mónica, Gafanha, 1918
ex "Estrela do Mar" - Comp. Aveirense de Pesca, 1918-1921
ex "Apollo" - Comp. Aveirense de Pesca, Aveiro, 1921-1922
Tonelagens : Tab 256,70 to > Tal 182,92 to
Cpmts.: Pp 37,10 mt > Boca 8,90 mt > Pontal 3,85 to
Máquina : Não tinha motor auxiliar
Depois de vendido manteve as mesmas características
Construtor : Manuel Maria Bolais Mónica, Gafanha, 1918
ex "Estrela do Mar" - Comp. Aveirense de Pesca, 1918-1921
ex "Apollo" - Comp. Aveirense de Pesca, Aveiro, 1921-1922
Tonelagens : Tab 256,70 to > Tal 182,92 to
Cpmts.: Pp 37,10 mt > Boca 8,90 mt > Pontal 3,85 to
Máquina : Não tinha motor auxiliar
Capitães embarcados: Augusto Fernandes Pinto (1922 a 1924), Júlio António Lebre (1928 a 1930)
--------------------------------------------------Depois de vendido manteve as mesmas características
Na última campanha realizada em 1933, o lugre navegou com 42 tripulantes dispondo de 40 dóries. Registou nesse ano a captura de 4.560 quintais de peixe, tendo ainda produzido 2.000 kgs. de óleo de fígado de bacalhau. O valor do produto pescado rendeu 552.000$00 (escudos). Naufragou após incêndio a partir da cozinha, propagado por uma porção de azeite que estava a ser utilizado para fritar peixe, nos bancos da Gronelândia, em 14.07.1934. A tripulação abandonou o navio nos dóries, tendo sido recolhida na totalidade por outros navios a pescar nas proximidades.
Lugre “ Silvina ”
1921 - 1941
1921 - 1941
O lugre "Silvina" - foto de Henrique Ramos, Aveiro
Colecção de imagens da Napesmat - Matosinhos
Colecção de imagens da Napesmat - Matosinhos
Nº Oficial : A-216 > Iic.: H.S.I.L. > Registo : Aveiro
Construtor : Manuel Maria Bolais Mónica, Gafanha, 1919
ex "Águia" - Comp. Aveirense de Pesca, Aveiro, 1919-1921
Tonelagens : Tab 212,33 to > Tal 169,88 to
Cpmts.: Pp 35,50 mt > Boca 8,80 mt > Pontal 3,60 mt
Máquina : Não tinha motor auxiliar
Nº Oficial : A-216 > Iic.: C.S.K.E. > Registo : Aveiro
Tonelagens : Tab 207,76 to > Tal 152,65 to
Cpmts.: Ff 40,42 mt > Pp 34,67 mt > Bc 8,92 mt > Ptl 3,62 mt
Máquina : Dresdner Maschin A.G., Dresden, Alemanha
Construtor : Manuel Maria Bolais Mónica, Gafanha, 1919
ex "Águia" - Comp. Aveirense de Pesca, Aveiro, 1919-1921
Tonelagens : Tab 212,33 to > Tal 169,88 to
Cpmts.: Pp 35,50 mt > Boca 8,80 mt > Pontal 3,60 mt
Máquina : Não tinha motor auxiliar
Capitães embarcados: Manuel Simões da Barbeira (1922 a 1925), Ambrósio Godinho (1928), António d'Oliveira Souza (1929 e 1930)
--------------------------------------------------Nº Oficial : A-216 > Iic.: C.S.K.E. > Registo : Aveiro
Tonelagens : Tab 207,76 to > Tal 152,65 to
Cpmts.: Ff 40,42 mt > Pp 34,67 mt > Bc 8,92 mt > Ptl 3,62 mt
Máquina : Dresdner Maschin A.G., Dresden, Alemanha
No ano de 1928, correspondente ao primeiro ano de serviço para a nova empresa, o navio foi à Terra Nova com 37 tripulantes, tendo utilizando 32 dóries. Numa campanha de fracas capturas, foram apurados apenas 1.148 quintais de peixe e 1.100 kgs. de óleo de fígado de bacalhau. O valor conseguido com a venda foi de 140.000$00 (escudos), certamente muito abaixo das melhores perspectivas, resultando daí um considerável prejuízo. Naufragou devido a incêndio durante a pesca no grande banco da Terra Nova, em 25.05.1941. A tripulação abandonou o navio nos dóries, tendo sido recolhida na totalidade por outros navios a pescar no banco.
Lugre “ Laura “
1921-1927
1921-1927
O lugre "Laura" - foto de Henrique Ramos, Aveiro
Colecção de imagens da Napesmat - Matosinhos
Colecção de imagens da Napesmat - Matosinhos
Nº Oficial : A-228 > Iic.: H.L.A.U. > Registo : Aveiro
Construtor : José Soares, Gafanha da Nazaré, 1921
Reconstruído por Manuel Maria Bolais Mónica, em 1927
Tonelagens : Tal 223,07 to > Tal 211,92 to
Cpmts.: Pp 40,80 mt > Boca 9,15 mt > Pontal 3,50 mt
Máquina : Não tinha motor auxiliar
Construtor : José Soares, Gafanha da Nazaré, 1921
Reconstruído por Manuel Maria Bolais Mónica, em 1927
Tonelagens : Tal 223,07 to > Tal 211,92 to
Cpmts.: Pp 40,80 mt > Boca 9,15 mt > Pontal 3,50 mt
Máquina : Não tinha motor auxiliar
Capitães embarcados: João Fernandes Mano (1921 a 1924), António d'Oliveira Souza (1925)
Colecção de imagens da Napesmat - Matosinhos
Nº Oficial : B-204 > Iic.: C.S.J.V. > Registo : Aveiro
Tonelagens : Tal 295,65 > Tal 213,93 to
Cpmts.: Ff 44,65 mt > Pp 36,90 mt > Bc 9,40 mt > Ptl 3,96 mt
Máquina : Guldner > 150 Bhp > Velocidade 8 m/h
Tonelagens : Tal 295,65 > Tal 213,93 to
Cpmts.: Ff 44,65 mt > Pp 36,90 mt > Bc 9,40 mt > Ptl 3,96 mt
Máquina : Guldner > 150 Bhp > Velocidade 8 m/h
Na primeira campanha do navio, para a empresa Testa & Cunhas, levando 47 tripulantes e 42 dóries, tal como no caso anterior, a captura limitou-se a 1.597 quintais de peixe e 2 toneladas de óleo de fígado de bacalhau, que renderam 195.600$00. A grave escassez de peixe neste período, foi certamente o ponto de partida que levaria os navios nos anos seguintes até à Gronelândia, onde foram encontrados bons cardumes, revelando-se local obrigatório de pesca. Afundou-se por alquebramento (água aberta) no Virgin Rocks (Terra Nova), em 07.08.1958. A tripulação foi recolhida na totalidade, por outros navios a pescar nas proximidades.
3 comentários:
Parabéns pelo trabalho.
Aprendo imenso consigo.
Permito-me uma pequena precisâo, a Testa & Cunhas ainda existe, vendeu o seu arrastão Inácio Cunha mas mantêm uma razoàvel frota de arrastôes costeiros no activo.
Por outro lado o Cruz de Malta só foi motorizadp para a campanha de 1934, aliás integrado na motorização de toda a frota do bacalhau, uma das primeiras medidas do Estado Novo para desenvolver esta pesca.
Ricardo Matias
Isto foge um pouco ao assunto, mas parabéns pelas 20.000 visitas ao Navios e Navegadores! Um reconhecimento mais do que justo. :)
Caro Sr Ricardo Matias,
Muito obrigado pelo comentário, no entanto penso que aprendemos todos
uns com os outros.
Cumprimentos, Reimar
Enviar um comentário