domingo, 5 de outubro de 2008

Navios Portugueses - A draga "Adolfo Loureiro"


Draga da Direcção Geral dos Serviços Hidráulicos e Eléctricos
Imagem do Arquivo Digital de Aveiro
Legenda : Draga na barra de Aveiro, 1939

Hoje tirei o dia para ganhar mais alguns cabelos brancos, face ao firme propósito de identificar a draga retratada na imagem. Verifiquei os elementos de todos os navios do estado, tendo constatado da existência de muitas dragas a operar quer no continente, quer espalhadas pelas colónias de África e extremo oriente. Havia três tipos de dragas, a saber; de garras, de baldes ou de sucção.
Se a memória não me atraiçoa, recordo-me dessas dragas com gruas a manobrar garras, recolhendo lodo e entulho que depositavam em batelões alinhados de braço dado, no lado oposto do costado da draga em operação. Tenho igualmente ideia de dragas com torres, por onde circulavam barulhentos baldes de ferro, num constante sobe e desce. Quanto às dragas de sucção, tenho apenas a lembrança da draga "Porto", que era usualmente utilizada para a remoção de areias. Posto isto e face ao bom estado de conservação da draga em 1939, decido-me apostar por exclusão de partes na draga "Adolfo Loureiro", que teve as seguintes características :

Draga " Adolfo Loureiro "

Nº Oficial : 445 > Iic.: C.S.E.K. > Registo : Lisboa
Construtor : Desconhecido, Dresden, Alemanha, 1930
Tonelagens : Tab 866,86 to > Tal 339,22 to
Cpmts.: Pp 61,13 mt > Boca 10,08 mt > Pontal 4,56 mt
Máquina: Alemanha, ??, 1:Te > 750 Ihp