domingo, 5 de abril de 2009

O "Wappen von Hamburg" no cabo de S. Vicente


Sempre que posso passeio pela cidade à procura de postais e de vez em quando aparecem imagens muito interessantes. Inicialmente ao ver mais um postal do farol no cabo de S. Vicente, encontro uma imagem desconhecida, que me levou a erro de julgamento, quanto ao navio a navegar ao largo. Com a colaboração do Rui Amaro, chegamos finalmente a consenso. Trata-se do ferry Alemão “Wappen von Hamburg”, tal como se apresentava originalmente, pelo que a foto retratada no postal é do período entre 1955 a 1958. Depois, foi fácil descobrir um pouco da história do navio, como segue :

“ Wappen von Hamburg “
1955 – 1960
Armador : Hafendampfschiffahrt A.G., Hamburgo
Alemanha


Cttor.: Steinwerder Industrie A.G., Hamburgo, 14.05.1955
dp “Delos”, Nomikos Lines, Piréu, Grécia, 1960-1967
>> Reconstruído e remodelado no Piréu, entre 1960-1961
dp “Polar Star, Westours, 1967-1970
dp “Pacific Star”, West Lines, 1970-1972
dp “Xanadu 2”, Xanadu Cruises, 1972-1980
Tonelagens : Tab 2.496,00 to > Porte 428,00 to
Cpmts.: Ff 89,30 mt > Pp 76,70 mt > Boca 13,2 mt
Máquina : Alemanha, 1955 > 2:Di > Veloc. 18 m/h

Primeiro ferry para transporte de passageiros, construído no estaleiro de Steinweder, hoje identificado por Blohm & Voss, esteve colocado num trafego que fazia a ligação entre as cidades de Hamburgo, Cuxhaven, Heligoland e Hornum. Apesar de se tratar dum ferry de pequena dimensão, tinha capacidade para transportar 1.600 passageiros, pelo que operou igualmente no mercado de cruzeiros Alemão, certamente com viagens ao Mediterrâneo e ao norte de África, o que explica a passagem próximo à costa Algarvia.
Enquanto “Delos” esteve posicionado a efectuar cruzeiros entre o Piréu e as Ilhas Gregas, agora dispondo de acomodações para 186 passageiros. Já como “Polar Star” viajou entre o Ártico e portos no Canadá. Depois efectuou cruzeiros nos Estados Unidos, visitando portos ao longo da costa do Pacífico, até amarrar em Vancouver, durante o ano de 1977. Vendido a interesses Americanos, mudou o nome para “Faithful”, ficando amarrado para funcionar como navio hospital, situação que não chegou a acontecer. A falta de fundos obriga à venda do navio a um grupo missionário com sede em Los Angeles.
A partir de 1980 ficou amarrado ao largo de Los Angeles, com o nome “Espess”, semi-abandonado, período em que foi severamente vandalizado. Recupera o nome “Faithful” em 1991, continuando amarrado em Los Angeles, servindo de base ao mesmo grupo missionário. Ali foram efectuados encontros, reuniões, cerimónias religiosas e exposições. Na impossibilidade de continuar a manter o navio em porto, nova venda a outro armador Americano, em 2005, que promoveu o reboque do navio para o porto de Alameda, também na Califórnia, sendo novamente reconstruído e transformado em iate de luxo. Tanto quanto se sabe, mantém-se a navegar.

1 comentário:

LUIS MIGUEL CORREIA disse...

Pelo aspecto da imagem, parece-me que se trata de uma foto retocada à qual foi acrescentado o navio. Não tenho notícia de que na fase inicial tenha feito cruzeiros no Sul da Europa.