“ Luso “
1926 – 1955
Soc. Geral de Comércio, Indústria e Transportes, Lda.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjeM6JXTvFTqUv96R0Dlk8lZc07pvYdw9VTOKYCTA00HdEo8nBtuQKPPDd4zG9uFOxHUIiPU_3Jh_LcS6jemreJ8UhPDxPxkEb48YMlbAvcdTt4123rU83409S68bwn4b2XTBwatsWoVKG-/s320/SOC+GERAL+14+LUSO.jpg)
1926 – 1955
Soc. Geral de Comércio, Indústria e Transportes, Lda.
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjeM6JXTvFTqUv96R0Dlk8lZc07pvYdw9VTOKYCTA00HdEo8nBtuQKPPDd4zG9uFOxHUIiPU_3Jh_LcS6jemreJ8UhPDxPxkEb48YMlbAvcdTt4123rU83409S68bwn4b2XTBwatsWoVKG-/s320/SOC+GERAL+14+LUSO.jpg)
O "Luso" numa das chegadas a Lisboa
Imagem de autor desconhecido
Imagem de autor desconhecido
Nº Of.: 492-E > Iic.: H.L.S.O. > Registo : Lisboa, 31.10.1926
Construtor : Neptun A.G. Rostock, Alemanha, 09.1912
ex “Colmar”, Deutsch-Australische D.G., Hamburgo, 1912-1916
ex “Machico”, Transp. Marítimos do Estado, Lisboa, 1916-1926
Máquina : Neptun A.G.,1912 > 1:Te > 3.800 Ihp > Vlc. 12 m/h
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjVBYFwQBpdWwJVnUU6Bze1s51BsM_L6FuduE_VFqSFsI_X4G36GmwVN_U7c895OIMPWTII9VC4U6RUZt7Es2Bx0BvzL6d8D5cAP4XBAgQFSLY_tPjfraicS5CIJgaeqOMhGM7Kl5UBnvoQ/s320/SOC+GERAL+14A+LUSO+ENCALHE+EM+SULLY+BEACH,+BARRY,+EM+30.12.1954+-+FOI+DESENCALHADO+EM+JANEIRO+SEG.jpg)
Construtor : Neptun A.G. Rostock, Alemanha, 09.1912
ex “Colmar”, Deutsch-Australische D.G., Hamburgo, 1912-1916
ex “Machico”, Transp. Marítimos do Estado, Lisboa, 1916-1926
Máquina : Neptun A.G.,1912 > 1:Te > 3.800 Ihp > Vlc. 12 m/h
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjVBYFwQBpdWwJVnUU6Bze1s51BsM_L6FuduE_VFqSFsI_X4G36GmwVN_U7c895OIMPWTII9VC4U6RUZt7Es2Bx0BvzL6d8D5cAP4XBAgQFSLY_tPjfraicS5CIJgaeqOMhGM7Kl5UBnvoQ/s320/SOC+GERAL+14A+LUSO+ENCALHE+EM+SULLY+BEACH,+BARRY,+EM+30.12.1954+-+FOI+DESENCALHADO+EM+JANEIRO+SEG.jpg)
O "Luso" encalhado em Sully Beach, Barry
Imagem de autor desconhecido
Imagem de autor desconhecido
1º Registo
Tonelagens : Tab 6.207,48 to > Tal 3.898,05 to
Cpmts.: Pp 140,17 mt > Boca 17,72 mt > Pontal 8,19 mt
Equipagem : 45 tripulantes – 12 passageiros
Cpmts.: Pp 140,17 mt > Boca 17,72 mt > Pontal 8,19 mt
Equipagem : 45 tripulantes – 12 passageiros
2º Registo
Iic.: C.S.B.D. > Reg.: Lisboa, 1946
Tonelagens : Tab 6.207,48 to > Tal 3.898,05 to
Cpmts.: Ff 145,17 mt > Pp 140,17 mt > Bc 170,72 mt > Ptl 8,19 mt
Equipagem : 45 tripulantes – 12 passageiros
![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjSG28ayvdDOa9YIJxe6lkRryMqLfu3Z2p7cEbn17Kqvh1mpbwmG5h9vEbOKnIBdRe293dMfnA4JYX2Sl7OeELuYwm0R2uwqpXKnvXu01D7Ep8J7Gt2kenNf60lCfhzRCZ4dmWSrbfcOxfF/s320/SG12D+LUSO.JPG)
Tonelagens : Tab 6.207,48 to > Tal 3.898,05 to
Cpmts.: Ff 145,17 mt > Pp 140,17 mt > Bc 170,72 mt > Ptl 8,19 mt
Equipagem : 45 tripulantes – 12 passageiros
O "Luso"
desenho de Luis Filipe Silva
desenho de Luis Filipe Silva
O navio perde-se por grave avaria no casco, aquando do encalhe em Sully Beach, Barry, Inglaterra, a 30.12.1954, para onde se destinou para receber uma partida de carvão. O acidente ficou a dever-se à violência da corrente no canal e forte ondulação. Conseguido o seu desencalhe durante o mês de Janeiro seguinte, seguiu viagem com destino a Briton Ferry, após venda a sucateiro local, tendo sido começada a sua demolição a partir de 26 de Março de 1955.
Sem comentários:
Enviar um comentário