sexta-feira, 3 de abril de 2009

Efeméride


O 60º aniversário da O.T.A.N.
(Organização do Tratado do Atlântico Norte)

Comemora-se a 4 de Abril a passagem do 60º aniversário sobre a data oficial do início da actividade desta organização internacional. Por se revelar o garante da estabilidade que hoje usufruímos e, pelo apoio cívico e militar que fornece às populações de países em conflito, a justiça desta singela homenagem.

A Aliança começou como um compromisso dos seus membros em defenderem-se uns aos outros em caso de ataque. Ao mesmo tempo, assumiu um papel mais alargado, mais político – o de uma organização que exprimia de forma concreta a determinação dos seus membros em defender os princípios da liberdade, da democracia e da paz. Este empreendimento teve um êxito sem precedentes. Actualmente, a área da Aliança é a mais segura e mais estável do planeta. A América do Norte e a Europa tem estado em paz há mais de 60 anos e partilham laços inquebráveis de crédito e confiança.
........................................
A O.T.A.N. estará preparada para construir a segurança em toda a área euro-atlântica. Ao fazê-lo, a Aliança proporcionará a base essencial para a paz, a democracia e a prosperidade económica se desenvolverem. É esta a nossa visão do século XXI – e que já começa a concretizar-se. (Javier Solana - Secretário Geral)

In “Notícias da OTAN”
(Edição Comemorativa)

Sem comentários: