O encalhe do navio de carga "Nereus" em Marrocos
Encalhou na costa marroquina o cargueiro
português “Nereus”
Encalhou na costa marroquina o cargueiro
português “Nereus”
Casablanca, 7 – O navio de carga português “Nereus”, de 475 toneladas, de Lisboa, encalhou, na noite passada, em Moulay Bousslhem, a cerca de 10 km do porto de Larache (ou seja a 270 km ao sul de Casablanca), por causa do nevoeiro. O navio encalhou num baixo rochoso.
A tripulação (28 marinheiros de nacionalidade portuguesa), conseguiu abandonar o navio pelos seus próprios meios.
O “Nereus”, que transportava uma carga de metais e se dirigia para Casablanca, encontra-se actualmente numa situação critica.
É o segundo navio português a encalhar na costa marroquina num período de dez dias.
(Jornal “Comércio do Porto”, terça-feira, 8 de Dezembro de 1964)
A tripulação (28 marinheiros de nacionalidade portuguesa), conseguiu abandonar o navio pelos seus próprios meios.
O “Nereus”, que transportava uma carga de metais e se dirigia para Casablanca, encontra-se actualmente numa situação critica.
É o segundo navio português a encalhar na costa marroquina num período de dez dias.
(Jornal “Comércio do Porto”, terça-feira, 8 de Dezembro de 1964)
O navio "Nereus" de saída do rio Douro
Foto da colecção de Rui Picarote Amaro
Características do navio Nereus"
3.7.1947 – 1977
Foto da colecção de Rui Picarote Amaro
Características do navio Nereus"
3.7.1947 – 1977
Armador: Bagão, Nunes & Machado, Lda., Lisboa
Nº Oficial : H-450 - Iic: C.S.S.I. - Porto de registo: Lisboa, 03.07.1947
Construtor: Estaleiros de São Jacinto, Lda., Aveiro, 1947
Arqueação: Tab 334,40 tons - Tal 228,22 tons - Porte 530 tons
Dimensões: Ff 45,75 mts - Pp 42,43 mts - Bc 7,17 mts - Ptl 3,11 mts
Propulsão: Sulzer Frères, 1944 - 1:Di - 330 Bhp - Velocidade: 10 m/h
dp “Efii” - A. Myrianthis, Grécia, 1977-1977
dp “Kalathos” - A. Myrianthis, Grécia, 1977-1977
O navio foi desencalhado e retornou ao serviço comercial, tendo aproveitado o auxílio prestado pelo rebocador “Sintra”, da Sociedade Geral, quando esteve se encontrava próximo a Casablanca, a realizar operações de assistência ao navio “Mello”, do mesmo armador.
Viria a naufragar posteriormente a cerca de 120 milhas a Sudoeste de Port Sudan, em 16 de Março de 1977.
Nº Oficial : H-450 - Iic: C.S.S.I. - Porto de registo: Lisboa, 03.07.1947
Construtor: Estaleiros de São Jacinto, Lda., Aveiro, 1947
Arqueação: Tab 334,40 tons - Tal 228,22 tons - Porte 530 tons
Dimensões: Ff 45,75 mts - Pp 42,43 mts - Bc 7,17 mts - Ptl 3,11 mts
Propulsão: Sulzer Frères, 1944 - 1:Di - 330 Bhp - Velocidade: 10 m/h
dp “Efii” - A. Myrianthis, Grécia, 1977-1977
dp “Kalathos” - A. Myrianthis, Grécia, 1977-1977
O navio foi desencalhado e retornou ao serviço comercial, tendo aproveitado o auxílio prestado pelo rebocador “Sintra”, da Sociedade Geral, quando esteve se encontrava próximo a Casablanca, a realizar operações de assistência ao navio “Mello”, do mesmo armador.
Viria a naufragar posteriormente a cerca de 120 milhas a Sudoeste de Port Sudan, em 16 de Março de 1977.
Sem comentários:
Enviar um comentário