segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Navios portugueses


O navio-tanque “Cercal”

Terceira unidade da empresa armadora, encomendada na Belgica aos estaleiros John Cockerill, foi lançado à água em 8 de Dezembro de 1952, embandeirando em português através da entrega ao proprietário em 9 de Setembro de 1952. A viagem inicial, de Antuérpia para Lisboa tem lugar em 12 de Setembro, entrando pela primeira vez no Tejo, em 16 de Setembro. A primeira viagem comercial, a partir de Lisboa com destino a Aruba, tem com comandante o capitão da Marinha Mercante, Sr. António Dionísio de Jesus.
Ao fim de 24 anos de incessante actividade, quer ao serviço da Soponata, ou em fretamentos esporádicos, o navio foi vendido à empresa João Luís Russo & Filhos, de Setúbal, em 20 de Setembro de 1976, data a partir da qual foram iniciados os trabalhas de demolição.

Foto do navio-tanque "Cercal", em Leixões
Minha colecção

Características do navio-tanque “Cercal”
1952 - 1976
Armador: Soponata – Soc. Portuguesa de Navios Tanques, Lda., Lisboa
Nº Oficial: H-414 - Iic: C.S.M.F. - Porto de registo: Lisboa
Construtor: John Cockerill S.A., Hoboken, Bélgica, 1952
Arqueação: Tab 11.143,42 tons - Tal 7.179,50 tons - Pm 16.849 tons
Dimensões: Pp 155,73 mts - Boca 21,10 mts - Pontal 11,55 mts
Propulsão: Burmeister & Wein, Bélgica - 1:Di - 6.000 Bhp - 12,7 m/h

O novo petroleiro “Cercal” foi visitado pelo ministro da Marinha
O navio petroleiro português “Cercal”, recentemente construído na Bélgica para a frota mercante e que ante-ontem chegou ao Tejo, foi visitado, ontem, pelo Sr. ministro da Marinha. O Sr. almirante Américo Tomás, chegou às 10 horas, ao cais da Rocha de Conde de Óbidos, sendo recebido, à entrada do navio, pelos administradores e directores da empresa armadora do “Cercal”, pelo respectivo comandante Sr. António Dionísio de Jesus e por alguns funcionários afectos aos serviços da Marinha Mercante.
Depois de uma visita pormenorizada, que durou cerca de duas horas e que terminou na câmara do comandante, foi ali servida ao Sr. ministro da Marinha, uma taça de «champagne»- Em nome da empresa armadora, o Sr. major Vitorino Branco agradeceu a visita do Sr. almirante Américo Tomás e os auxílios prestados pelo Governo àquela empresa e à Marinha Mercante.
O Sr. almirante Américo Tomás manifestou o seu agrado por ver a marinha nacional enriquecida, com uma unidade de categoria semelhante à das melhores do mundo, e desejou felicidades ao navio e à sua tripulação.
(Jornal “Comércio do Porto”, quinta-feira, 18 de Setembro de 1952)

Sem comentários: