domingo, 4 de março de 2018

Navios portugueses!


O Chefe do Estado visitou, ontem, o novo paquete “Pátria”

Foto do paquete "Pátria"
Bilhete postal da empresa armadora

Características do paquete "Pátria
Armador: Companhia Colonial de Navegação, Lisboa
Nº Oficial: G-495 - Iic: C.S.L.X. - Porto de registo: Lisboa, 20.1.1948
Construtor: John Brown & Co., Clydebank, Escócia, 1948
Arqueação: Tab 13.196,48 tons - Tal 7.805,33 tons
Dimensões: Ff 161,85 mts - Pp 154,67 mts - Bc 20,83 mts - Ptl 9.75 mts
Propulsão: Do construtor - 2x:Tv - 13.200 Ihp - 20 m/h
Equipagem: 188 tripulantes e 635 passageiros
Destino: Vendido para demolir em 1973

O conselho de administração da Companhia colonial de Navegação, antes da partida do novo paquete “Pátria” para a sua primeira viagem aos portos da África Portuguesa, desejou oferecer, a bordo, uma recepção em honra do Chefe do Estado e demais entidades oficiais.
Ontem, aquele paquete foi visitado pelo sr. marechal Carmona, que ali chegou às 15 horas, acompanhado pelo sr. major Nuno de Brion. No cais era aguardado pelos srs. dr. Albino dos Reis, presidente da Assembleia Nacional: dr. José Gabriel Pinto Coelho, presidente da Câmara Corporativa; ministros da Marinha, Colónias, Economia, Educação e Interior; sub-secretários do Comércio, Colónias, Educação, Assistência e das Corporações; Bernardino Correia e dr. Soares da Fonseca, respectivamente, presidente do conselho de administração e comissário do Governo junto da C.C.N.
Após os cumprimentos, o sr. marechal Carmona, acompanhado pelas individualidades presentes subiu para bordo do paquete, onde era aguardado pelo comandante do navio, sr. António Martins Verdade, pelo imediato, sr. Óscar Oliveira Guimarães, dirigindo-se para a sala de visitas da 1ª classe, onde conversou durante alguns minutos.
Naquela sala e nos decks de 1ª classe do paquete já se encontravam algumas individualidades de relevo.
A seguir, na luxuosa sala de 1ª classe, realizou-se a cerimónia de saudação ao Chefe do Estado, O sr. Bernardino Correia, presidente do conselho de administração da Companhia Colonial de Navegação, saudou o Chefe do Estado e falou da história da Marinha Mercante nacional, dizendo que a chegada ao Tejo do novo navio “Pátria”, marca o prosseguimento duma nova era de progresso e de eficiência.
Depois, o sr. Presidente da República agradeceu o convite e felicitou a Companhia Colonial de Navegação por ter adquirido aquela esplêndida unidade, que tanto enriquece a nossa Marinha Mercante, sentindo-se feliz por ter visitado o “Pátria” e via que todas as outras pessoas presentes se mostravam satisfeitas, pela Marinha Mercante comercial, possuir desde agora mais uma unidade das muitas que constam do plano de renovação da frota. Afirmou que o “Pátria” é um paquete que vai ligar majestosamente a metrópole com as colónias, facto de muita importância para as nossas relações com o Império.
Após ter feito o elogio do sr. Bernardino Correia, comunicou que o ia agraciar com o grau de Grande Oficial da Ordem de Mérito Industrial.
A seguir, na sala de jantar, foi oferecido um lanche ao Chefe de Estado. O “Pátria” foi até em frente a S. José de Ribamar, retrocedendo para subir o rio até perto de Alfeite e atracou, pelas 19,15 à gare marítima da Rocha do Conde de Óbidos. Pouco depois desembarcou com o Chefe de Estado, ministros e demais convidados.
Ao fim da tarde, o sr. Joaquim Cordeiro, funcionário superior da Companhia Colonial de Navegação, em nome do respectivo conselho de administração, foi à residência particular do Chefe do Estado, no Lumiar, oferecer um ramo de flores à sra. Dª Maria do Carmo de Fragoso Carmona, esposa do sr. Presidente da República,
(In jornal “Comércio do Porto”, sexta-feira, 16 de Janeiro de 1948)

Sem comentários: