Os lugres-patachos “Labrador” / “Sado”
1885 - 1916
Com uma história comercial muito semelhante à referida no episódio anterior, também este navio foi construído em Inglaterra, num estaleiro situado na área do porto de Goole, durante o ano de 1872 e baptizado com o nome “Unity”. Todavia, lamenta-se ainda não ter sido possível identificar o construtor e os seus primeiros proprietários. Como sucedeu com o navio “Navegador” é de supor que este lugre-patacho tenha estado matriculado no porto onde foi construído, até cerca do ano de 1885, período a que corresponde a respectiva aquisição por Abraão Bensaúde, para igualmente operar na pesca do bacalhau. Aquando do embandeiramento no registo português, foi-lhe dado o nome “Labrador”, encontrando-se já nos últimos anos do século XIX matriculado na Capitania do porto de Lisboa, sob a propriedade da Parceria Geral de Pescarias, com as seguintes características:
Imagem sem correspondência ao texto
Lugre-patacho “Labrador”
1885 - 1916
Nº Oficial: n/t – Iic.: H.G.W.V. – Porto de registo: Lisboa
Arqueação: Tab 216,04 tons – Tal 206,00 tons
Dimensões: Pp 31,27 mts – Boca 6,95 mts – Pontal 3,90 mts
Propulsão: À vela
Equipagem: 31 tripulantes (28 dóris)
Após transformado e armado convenientemente para operar na pesca longínqua e eventualmente preparado para uma ou outra viagem de comércio, percebem-se com maior rigor os detalhes do navio conforme apresentado na lista de 1914, como segue:
Nº Oficial: 490 – Iic.: H.G.W.V. – Porto de registo: Lisboa
Arqueação: Tab 216,04 tons – Tal 205,06 tons
Dimensões: Pp 31,78 mts – Boca 7,28 mts – Pontal 3,95 mts
Propulsão: À vela
Equipagem: 32 tripulantes
E mais uma vez se repete a situação do navio anterior, face à decisão da administração da empresa proprietária a vender o lugre-patacho, negócio que se confirmou durante o ano de 1916, em nome de António P. da Costa, para a Empresa Portuguesa de Navegação para Marrocos, de Lisboa, por um valor que rondou os 4 mil escudos. O novo armador confirmou a matrícula na Capitania do porto de Lisboa, onde o navio ficou registado com os seguintes detalhes:
Lugre-patacho “Labrador”
1885 - 1916
Nº Oficial: n/t – Iic.: H.G.W.V. – Porto de registo: Lisboa
Arqueação: Tab 216,04 tons – Tal 206,00 tons
Dimensões: Pp 31,27 mts – Boca 6,95 mts – Pontal 3,90 mts
Propulsão: À vela
Equipagem: 31 tripulantes (28 dóris)
Após transformado e armado convenientemente para operar na pesca longínqua e eventualmente preparado para uma ou outra viagem de comércio, percebem-se com maior rigor os detalhes do navio conforme apresentado na lista de 1914, como segue:
Nº Oficial: 490 – Iic.: H.G.W.V. – Porto de registo: Lisboa
Arqueação: Tab 216,04 tons – Tal 205,06 tons
Dimensões: Pp 31,78 mts – Boca 7,28 mts – Pontal 3,95 mts
Propulsão: À vela
Equipagem: 32 tripulantes
E mais uma vez se repete a situação do navio anterior, face à decisão da administração da empresa proprietária a vender o lugre-patacho, negócio que se confirmou durante o ano de 1916, em nome de António P. da Costa, para a Empresa Portuguesa de Navegação para Marrocos, de Lisboa, por um valor que rondou os 4 mil escudos. O novo armador confirmou a matrícula na Capitania do porto de Lisboa, onde o navio ficou registado com os seguintes detalhes:
Lugre-patacho “Sado”
1916 – 1917
1916 – 1917
Nº Oficial: 464-C – Iic.: H.S.D.O. – Porto de registo: Lisboa
Arqueação: Tab 196,21 tons – Tal 164,74 tons
Dimensões: Pp 32,40 mts – Boca 7,24 mts – Pontal 3,95 mts
Propulsão: À vela
Equipagem: 11 tripulantes
O navio entretanto colocado a efectuar viagens para o norte de África, também não foi bafejado pela sorte na fase final da sua existência, porque já próximo do porto de armamento, no culminar de mais uma derrota, foi interceptado no dia 14 de Setembro de 1917 pelo submarino alemão U-50, sob o comando do capitão Franz Becker, quando este se encontrava a cerca de 15 milhas a sudoeste do Cabo de Sines. Em resultado desse encontro, o lugre-patacho “Sado”, dinamitado com cargas explosivas abriu vários rombos no casco, seguindo-se o seu afundamento.
Arqueação: Tab 196,21 tons – Tal 164,74 tons
Dimensões: Pp 32,40 mts – Boca 7,24 mts – Pontal 3,95 mts
Propulsão: À vela
Equipagem: 11 tripulantes
O navio entretanto colocado a efectuar viagens para o norte de África, também não foi bafejado pela sorte na fase final da sua existência, porque já próximo do porto de armamento, no culminar de mais uma derrota, foi interceptado no dia 14 de Setembro de 1917 pelo submarino alemão U-50, sob o comando do capitão Franz Becker, quando este se encontrava a cerca de 15 milhas a sudoeste do Cabo de Sines. Em resultado desse encontro, o lugre-patacho “Sado”, dinamitado com cargas explosivas abriu vários rombos no casco, seguindo-se o seu afundamento.
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