segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

História trágico-marítima (LXI)


O naufrágio do navio grego “Athina”

Em continuação aos últimos relatos de naufrágios, retomo a informação de outros sinistros que ocorreram no litoral da costa norte do país. Como se constata, nem sempre aconteceram acidentes derivados por situações de mau tempo. Outros inimigos dos navegadores, tais como a neblina e o nevoeiro facilitaram a completa perda de navios na costa, todavia porque uma boa parte desses sinistros acontecia durante condições de calmaria, o mar possibilitava que fosse prestada assistência aos náufragos, tanto por terra como pelo mar.
O relato do naufrágio
Pelas alturas de Fão, próximo de Esposende, encalhou ontem (3 de Maio de 1917), por volta das 8 horas da manhã, o vapor grego “Athina”, que dentro em pouco soçobrou, não havendo, felizmente, vitimas a lamentar. (In jornal “Comércio do Porto”, de 4 de Maio de 1917)
O “Athina”
1915 – 1917
Armador: Nav. à Vapeur 'Ionienne' G. Yannoulato Frères, Piréu, Grécia
Construtor: Richardson Duck & Co., Thornaby, Escócia, Jan/1879
ex “New York City”, Chas. Hill & Sons, Bristol, 1879/1883
ex “New York City”, S.S. Co. Ltd. (Scrutton, Sons & Co.), Londres, 1883/1895
ex “Braila”, Nav. à Vapeur Egée (P. M. Courtgi & Co.), Istambul, Turquia, 1895/1912
ex “Athina”, M. Rigo, Piréu, Grécia, 1912/1914
ex “Athina”, A. Yannoulatos, Piraeus, Grécia, 1914/1915
Arqueação: Tab 1.724,00 tons
Dimensões: Pp 79,30 mtrs – Boca 10,50 mtrs
Propulsão: T. Richardson & Sons, Hartlepool - 1:Te - 2:Ci - 10 m/h
Equipagem: 21 tripulantes

Esposende, 3 de Maio - Ao norte de Esposende encalhou esta manhã, devido ao intenso nevoeiro, o vapor grego “Athina”, que bateu pelo lado sul nas pedras denominadas “S. Bartolomeu”, metendo água nos porões e na casa das máquinas.
À praia afluíram muitas pessoas dispostas, algumas delas, a prestar auxilio aos náufragos, se lhes fosse possível. Entretanto foram chamados socorros, quer dos bombeiros voluntários locais, quer de Leixões, tendo sido participado o desastre ao departamento marítimo do norte. O mar estava bom e os tripulantes salvaram-se, sendo o último a vir para terra o respectivo capitão.
O “Athina” que se perdeu por completo, pertencia à casa Tamndato Fratel (!), da praça do Pireu (Grécia). Vinha de Newport com carregamento completo de carvão para a Argélia. Os Bombeiros Voluntários, que saíram com o carro porta-cabos, chegaram ao local do sinistro; mas os seus serviços não foram necessários.
Viana do Castelo, 3 de Maio – Foi esta manhã conhecido na cidade, que nas pedras de «S. Bartolomeu», nas proximidades de Esposende, encalhou o vapor grego “Athina”, procedente de Newport para a Argélia. Transportava 1.000 toneladas de briquetes, 1.004 toneladas de carvão e 100 cascos vazios. A tripulação salvou-se mas o navio e a carga perderam-se. No local do sinistro compareceram o chefe da delegação aduaneira de Viana, sr. tenente Lara e o escriturário sr. Castro.
A notícia do encalhe do “Athina” foi conhecida no departamento marítimo do norte cerca das 11 horas da manhã, sendo o capitão de mar-e-guerra sr. Cunha Lima prevenido telefonicamente a partir da estação telegráfica central, de que se acabava de dar um naufrágio na costa de Esposende. Apesar de não ter ainda comunicação oficial, nem recebido qualquer telegrama nesse sentido, o chefe do departamento marítimo fez seguir imediatamente para o local do sinistro um caça-minas português, que estava em Leixões, levando a reboque um barco salva-vidas.
Esposende, 3 às 14,50 horas – Encalhou nos baixios de S. Bartolomeu, às 8 horas, o vapor “Athina” da praça do Pireu, Grécia, com carga de carvão, procedente de Newport, com destino à Argélia. O navio abriu água no primeiro e segundo porão e na máquina. Não pode sair da posição em que se encontra e é difícil o auxílio de rebocador, porque submerge. A tripulação está toda em terra, mas o capitão ficou ainda a bordo.
Esposende, 3 às 15,33 horas – O navio acaba de soçobrar. O capitão veio para terra. O primeiro destes telegramas foi recebido no departamento marítimo cerca das 3 horas e meia da tarde e o segundo às 4 horas e meia.
(In jornal “Comércio do Porto”, de 4 de Maio de 1917)
Depois destas notícias, foi comunicado oficialmente que iria ser tentado salvar alguma da carga transportada, durante os períodos de maré baixa. Também, que toda a tripulação chegou ao Porto durante o dia 4 de Maio, tendo sido apresentada ao sr. Cônsul da Grécia, a fim de este providenciar à respectiva repatriação dos mesmos.
Viana do Castelo, 8 – Do vapor grego “Athina”, naufragado nas pedras de S. Bartolomeu, têm sido retirados aprestos e vai proceder-se ao salvamento da carga, visto o navio ter sido abandonado.
(In jornal “Comércio do Porto”, de 8 de Maio de 1917)

Sem comentários: