O encalhe do vapor espanhol " Cabo Gata "
Naufragou o vapor “ Cabo Gata ”
-----------------------------------------
Naufragou o vapor “ Cabo Gata ”
-----------------------------------------
O vapor naufragado ontem (05.06.1890), nas alturas de Montedor, a 6 quilómetros ao norte de Viana do Castelo, chama-se “Cabo Gata” e pertence à praça de Sevilha. O vapor seguia de Huelva para Vigo, com carregamento de aguardente, azeite, arroz, vinho e outros géneros de praça. O motivo do naufrágio foi o espesso nevoeiro.
O vapor era propriedade do sr. Luiz Ybarra e o consignatário o sr. D.T. Conde, de Vigo. Os 41 tripulantes e 4 passageiros foram todos salvos. Procede-se ao salvamento da carga, considerando-se o casco perdido.
(In jornal “O Comércio do Porto”, de 06 de Junho de 1890).
O vapor era propriedade do sr. Luiz Ybarra e o consignatário o sr. D.T. Conde, de Vigo. Os 41 tripulantes e 4 passageiros foram todos salvos. Procede-se ao salvamento da carga, considerando-se o casco perdido.
(In jornal “O Comércio do Porto”, de 06 de Junho de 1890).
O naufrágio do vapor “ Cabo Gata “
-------------------------------------------
-------------------------------------------
Viana do Castelo, 11 de Junho - Segundo informações que foram possíveis apurar, pode calcular-se na terça parte da carga os géneros salvados até hoje do vapor espanhol “Cabo Gata”. Os salvados tem sido transportados para Viana, ficando recolhidos nos armazéns da alfândega.
Ontem de tarde deu-se uma ocorrência, que poderia ter acarretado graves consequências. O mar picou-se de tal forma, que não havia quem quisesse ir a bordo a fim de conduzir para terra o pessoal que lá estava. A esforços, porém, do sr. João José de Castro, antigo despachante nesta praça, que mostrou os seus sentimentos humanitários e filantrópicos, empregando a persuasão, já oferecendo dinheiro, resolveram-se alguns homens a tomar os remos e ir em uma barca receber e conduzir a terra a gente que se achava exposta a um grave perigo, que o tempo se encarregou de mostrar mais tenebroso, por isso que o vapor partiu pelo meio durante a noite e por certo teríamos muitas vitimas a lamentar se tivessem ficado a bordo as pessoas salvas pelos esforços do sr. Castro. Dispensamo-nos de elogiar a acção do sr. Castro, por isso que é das que em si mesmo tem o maior dos elogios.
O rebocador “Galgo” continua no salvamento de parte da carga, que anda boiando sobre as ondas, constante de pipas de vinho e azeite, contando-se salvar alguns géneros mais durante a baixa-mar.
(In jornal “O Comércio do Porto”, de 12 de Junho de 1890).
Ontem de tarde deu-se uma ocorrência, que poderia ter acarretado graves consequências. O mar picou-se de tal forma, que não havia quem quisesse ir a bordo a fim de conduzir para terra o pessoal que lá estava. A esforços, porém, do sr. João José de Castro, antigo despachante nesta praça, que mostrou os seus sentimentos humanitários e filantrópicos, empregando a persuasão, já oferecendo dinheiro, resolveram-se alguns homens a tomar os remos e ir em uma barca receber e conduzir a terra a gente que se achava exposta a um grave perigo, que o tempo se encarregou de mostrar mais tenebroso, por isso que o vapor partiu pelo meio durante a noite e por certo teríamos muitas vitimas a lamentar se tivessem ficado a bordo as pessoas salvas pelos esforços do sr. Castro. Dispensamo-nos de elogiar a acção do sr. Castro, por isso que é das que em si mesmo tem o maior dos elogios.
O rebocador “Galgo” continua no salvamento de parte da carga, que anda boiando sobre as ondas, constante de pipas de vinho e azeite, contando-se salvar alguns géneros mais durante a baixa-mar.
(In jornal “O Comércio do Porto”, de 12 de Junho de 1890).
O vapor “ Cabo Gata “
1889 - 1890
Ybarra y Cia., Sevilha, Espanha
1889 - 1890
Ybarra y Cia., Sevilha, Espanha
Cttor.: Raylton Dixon & Co., Middlesborough, Inglat., 11.1880
ex “Ybarra Nº 3”, Ybarra y Cia., Sevilha, 1880-1889
Arqueação: Tab 1.451,00 tons - Tal -?- tons
Dimensões: Pp 76,20 mts - Boca 10,30 mts - Pontal -?- mts
Propulsão: 1:Cp - 11 m/h
Equipagem: 41 tripulantes
ex “Ybarra Nº 3”, Ybarra y Cia., Sevilha, 1880-1889
Arqueação: Tab 1.451,00 tons - Tal -?- tons
Dimensões: Pp 76,20 mts - Boca 10,30 mts - Pontal -?- mts
Propulsão: 1:Cp - 11 m/h
Equipagem: 41 tripulantes
Sem comentários:
Enviar um comentário