domingo, 31 de janeiro de 2010

Encontros portuários ( VI )


Recordações

Lembro-me perfeitamente do “Ravnur” e de outros navios do mesmo tipo, Islandeses e Noruegueses. Chegavam ao país com carregamentos de bacalhau fresco, que descarregavam em Aveiro. Já em lastro passavam por Leixões, onde carregavam pequenas parcelas de granito, com destino à Dinamarca. Lembro-me dos “Carebeka”, que no conjunto da frota seriam uns sete ou oito. Apareciam vindos de vários locais, a Sul, para carregar granito e madeira serrada, para Roterdão. Do “Trentino” e outros navios Ingleses muito idênticos, que por cá carregavam caixas de vinho e cartões com grandes quantidades de todo o género de têxteis, destinados a Inglaterra. As caixas e cartões entravam a bordo empilhadas em paletes, para uma estiva penosa efectuada manualmente. Do “Betagas” e de outros «Lpg’s», no rio Douro, a descarregar gás doméstico e industrial no cais da Mobil. Do “Dux” e de outros navios a acusar o peso dos anos, que chegavam para descarregar minério ou carvão. E lembro-me muito bem do “Ebba Victor”, onde embarquei em Fevereiro de 1976, à descoberta de Runcorn, no canal de Manchester, em resposta ao convite do armador/ capitão Knud Olsen, um inesquecível amigo de muitos anos.

O nm “ Ravnur “
1972 - 1979
P/f Skipafelagid Foroyar, Torshavn, Ilhas Faroe

O nm "Ravnur", em Leixões - imagem (c) Fotomar

Cttor.: Elbewerften Boizenburg, Rosslau, Alemanha, 1972
Arqueação : Tab 197,00 to > Tal 116,00 to > Pm 599 to
Cpmts.: Ff 49,59 mt > Pp 44,00 mt > Bc 10,11 mt > Ptl 2,59 mt
Máq.: Man, Alemanha, 1972 > 1:Di > 810 Bhp > 11,5 m/h
dp “Stjernhav”, K/s A/s Kaura, Trondheim, Noruega, 1979-1980
dp “Ringhav”, Lyder Aune, Trondheim, Noruega, 1980-1990
dp “Kongstind”, Kongstind – L. Andersen, Svolvaer, 1990-1994
Naufragou por se ter virado, eventualmente em condições de mau tempo, na posição 62º56’N 06º57’E, em 04 de Janeiro de 2003.

O nm “ Carebeka V “
1970 - 1983
Scheepsvaart Carebeka Bv., Roterdão Holanda

O nm "Carebeka V", em Leixões - imagem (c) Fotomar

Construtor : Bodo Skibsverft A/S, Bodo, Noruega, 04-1964
ex “Anu”, -?-, 1964-1966
ex “Ameta”, -?-, 1966-1970
Arqueação : Tab 1.222,00 to > Tal 743,00 to > Pm 2.205 to
Cpmts.: Ff 78,39 mt > Pp 70,72 > Bc 12,50 > Ptl 4,59 mt
Máq.: Werkspoor, Ams., 1964 > 1:Di > 1.361 Bhp > 13 m/h
dp “Larixborg”, Linde Lloyd B.v., Delfzijl, (NL), 1983-1984
dp “Sydfjord”, Drayton Enterprises, Panamá,1984-1986
Naufragou por motivo de colisão, na posição 57º44’N 10º47’E em 27.06.1986

O nm “ Trentino “
1952 - 1971
Ellerman’s Wilson Line Ltd., Hull, Inglaterra

O nm "Trentino", em Leixões - imagem (c) Fotomar

Construtor : Henry Robb, Ltd., Leith, Inglaterra, 04-1952
Arqueação : Tab 2.340,00 to > Tal 1.251,00 to > Pm 3.034 to
Cpmts.: Ff 94,37 mt > Pp 88,55 mt > Bc 14,84 mt > Ptl 5,93 mt
Máq.: British Polar, 1952 > 1:Di > 3.040 Bhp > 13,5 m/h
dp “Maldive Ensign”, Maldives Shipping, Male, 1971-1980
Vendido a Taiwan Ship Scrap Co. para demolição em Kaohsiung, Taiwan, a 22.05.1980

O lpg “Betagas”
1971 - 1980
Sloman Neptun Schiffahrts A.G., Bremen, Alemanha

O lpg "Betagas", no rio Douro - imagem (c) Fotomar

Construtor : de Waal, Zaltbommel, Holanda, 1971
Arqueação : Tab 2.127,00 to > Tal 1.194,00 to > Pm 2.633 to
Cpmts.: Ff 81,13 mt > Pp 74,81 mt > Bc 13,39 mt > Ptl 6,21 mt
Máquina : Deutz, Alemanha, 1968 > 1:Di > 2.750 Bhp > 14 m/h
dp “Amélia”, Comp. Financeira Miramar, Panamá, 1980-1994
Vendido para demolição em Brownsville, E.U.A., durante 1994.

O nm “ Dux “
1934 - 1955
A/S Dux – V.L. Schage, Oslo, Noruega

O nm "Dux", em Leixões - imagem (c) Fotomar

Cttor.: Trondheims Mek. Vaerks, Trondheim, 07.1934
Arqueação : Tab 1.590,00 to > Tal 943,00 to
Cpmts.: Pp 74,43 mt > Boca 12,25 mt > Pontal 5,15 mt
Máq.: Trondheims M.V., 1934 > 1:Cd > 66 Nhp > 10 m/h
dp “Sitona”, M. Berard-Andersen, Noruega, 1955-1960
dp “Petajas”, E. Fagerstrom, Noruega, 1960-1967
Vendido para demolição em Mathildedal, Noruega, em 09.1967

O nm “Ebba Victor”
1964-1973
-?-, Dinamarca

O nm "Ebba Victor", no rio Douro - imagem (c) Fotomar

Construtor.: Frederikshavns Vaerft, Dinamarca, 26.10.1964
Arqueação : Tab 299,00 to > Tal 191,00 to > Pm 607 to
Cpmts.: Ff 48,01 mt > Pp 43,21 mt > Bc 9,17 mt > Ptl 3,46 mt
Máq.: Alpha-Diesel, Suécia, 1964 > 1:Di > 400 Bhp > 9 m/h
dp “Svendborgsund”, Niels Henriksen, Svendborg, 1973-1977
ex “Nettelill”, R/A Uman, Karlshamn, Suécia, 1977-1979
dp “ Ebba Victor“, Harnosands Kommun, Suécia, 1979-
Sem rasto após 1980.

1 comentário:

Miguel Lourenço disse...

Gostava de saber o nome e mail do autor do blog, o meu é mlourenco007@gmail.com