O arrastão “Beirão” e a traineira “Melinde”
Pela primeira vez no blog, faço uma alusão directa a embarcações ligadas à pesca costeira. O motivo; apesar de terem pouco em comum, gostei do casal…
Quanto às similaridades apenas duas: foram ambos construídos em madeira, com a pequena diferença de dois anos e pertencem ou pertenceram a armadores sediados em Aveiro. O primeiro estava munido com redes de arrasto, o segundo utilizava as tradicionais redes de cerco, empregues na pesca da sardinha. Tiveram o bota-abaixo à cerca de 60 anos. Será que ainda existem ?
Quanto às similaridades apenas duas: foram ambos construídos em madeira, com a pequena diferença de dois anos e pertencem ou pertenceram a armadores sediados em Aveiro. O primeiro estava munido com redes de arrasto, o segundo utilizava as tradicionais redes de cerco, empregues na pesca da sardinha. Tiveram o bota-abaixo à cerca de 60 anos. Será que ainda existem ?
O arrastão “ Beirão “
1947 - ?
Sociedade de Pesca de Arrasto de Aveiro, Lda.
1947 - ?
Sociedade de Pesca de Arrasto de Aveiro, Lda.
O arrastão "Beirão", no dia de bota-abaixo
Foto-postal de autor desconhecido
Foto-postal de autor desconhecido
Nº Oficial : LX-51-C > Iic.: C.S.O.C. > Reg.: Lisboa, 1948
Construtor : Silvério Teixeira Cova, Aveiro, 1947
Arqueação : Tab 110,13 to > Tal 45,62 to
Cpmts.: Ff 27,33 mt > Pp 23,71 mt > Bc 5,90 mt > Ptl 2,83 mt
Máq.: Deutz, Alemanha, 1947 > 1:Di > 375 Bhp > 10 m/h
Equipagem : 10 tripulantes
Destino : ?
Construtor : Silvério Teixeira Cova, Aveiro, 1947
Arqueação : Tab 110,13 to > Tal 45,62 to
Cpmts.: Ff 27,33 mt > Pp 23,71 mt > Bc 5,90 mt > Ptl 2,83 mt
Máq.: Deutz, Alemanha, 1947 > 1:Di > 375 Bhp > 10 m/h
Equipagem : 10 tripulantes
Destino : ?
O mesmo armador era em simultâneo proprietário do arrastão “Umbelina Primeiro”.
A traineira “ Melinde “
1956 - ?
Empresa de Pesca de Aveiro, Lda.
1956 - ?
Empresa de Pesca de Aveiro, Lda.
A "Melinde" regressa da pesca a Leixões
Imagem (c) Fotomar, Matosinhos
Imagem (c) Fotomar, Matosinhos
Nº Oficial : A-1159-C > Iic.: C.S.R.E. > Reg.: Aveiro, 1956
Construtor : António G. Martins & Filhos, Lda, Porto, 1949
Arqueação : Tab 52,07 to > Tal 14,52 to
Cpmts.: Ff 23,05 mt > Pp 19,56 mt > Bc 5,17 mt > Ptl 2,23 mt
Máq.: Lister, Inglaterra, 1949 > 1:Di > 160 Bhp > 10 m/h
Destino : ?
Construtor : António G. Martins & Filhos, Lda, Porto, 1949
Arqueação : Tab 52,07 to > Tal 14,52 to
Cpmts.: Ff 23,05 mt > Pp 19,56 mt > Bc 5,17 mt > Ptl 2,23 mt
Máq.: Lister, Inglaterra, 1949 > 1:Di > 160 Bhp > 10 m/h
Destino : ?
O mesmo armador era em simultâneo proprietário das traineiras “Albino”, “Augusto”, “Jeremias”, Lívio”, “Novo Bonfim” e do arrastão costeiro “Transmontana”
Sem comentários:
Enviar um comentário