terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Os culpados do costume !


Nevoeiro de Verão a Sul, temporal de Inverno a Norte

Recuamos aos primeiros anos do século passado, período em que teve lugar larga quantidade de naufrágios. As condições adversas de tempo e mar, uma costa mal sinalizada a longos espaços, propiciava os acidentes, muitos deles com desfechos trágicos, como veremos. Foi em 1914 que entre outros sinistros, se perderam mais dois navios.

O “ Lord Antrim “
1897 - 1914
Ardan Steamship Co. Ltd., Belfast, Escócia

O "Lord Antrim" encalhado no Cabo Raso
Imagem publicada na Ilustração Portuguesa

Cttor.: (Charles M.) Palmer Shipyard, Jarrow, Inglaterra, 01.1890
ex “Alderley”, W. Tapscott & Co. Londres, Inglaterra, 1890-1897
Arqueação : Tab 3.045 to
Comprimentos : Pp 97,50 mt > Boca 12,90 mt
Máquina : Do construtor, 1889 > 1:Te > 10 m/h
Considerado perda total, após encalhe em rochedos no Cabo Raso, por motivo de nevoeiro, a 29 de Junho de 1914. A tripulação foi salva.

O “ Bogor “
1898 – 1914
Rotterdamsche Lloyd, Roterdão, Holanda

O "Bogor" na Holanda - foto de autor desconhecido
Retirada da net "sítio dos Naufrágios"

Naufrágio do "Bogor" - após submergir ficaram apenas destroços
Imagem publicada na Ilustração Portuguesa

Cttor.: Blohm & Voss, Steinwerder, Alemanha, 29.08.1898
Arqueação : Tab 3.620 to
Comprimentos : Pp 100,60 mt > Boca 13,60 mt
Máquina : Do construtor, 1889 > 1:Te > 10 m/h
Perda total por submersão, após encalhe em rochedos a Sul da praia de Angeiras (10 mn a Norte de Leixões), devido a temporal, em 13 de Dezembro de 1914. Pela impossibilidade de prestar socorro, quer porque as condições de mar não o permitiram, quer porque o navio se encontrava muito afastado de terra, apenas 5 náufragos conseguiram salvar-se a nado, dos 38 tripulantes que compunham a equipagem do navio.

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