quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Navios mercantes Espanhóis


Recuerdos... (1)

A pretexto de reviver Leixões durante as décadas de 1950 a 1970, seleccionamos 6 navios Espanhóis, registados em cidades diferentes, mas todas elas de grande importância marítimo-portuário. Enquanto algumas empresas armadoras estavam vocacionadas para o tráfego de cabotagem, outras privilegiavam escalas em Leixões com muita regularidade, em transito para portos hispânicos na América do Sul. Os navios operavam serviços combinados de mercadoria e passageiros, durante a ultima grande época da exploração do transporte de emigrantes, com destino ao continente Americano.

O nm “ Benito “
1956-1979
Cia. Naviera Astur-Andaluza S.A., Gijon, Espanha

O "Benito" - Imagem (c) Fotomar

Cttor.: Raylton Dixon & Co., Ltd., Middlesbrough, 05.1898
ex “Plencia”, Ramon de la Sota, Bilbao, 1898-1917
ex “Andraka-Mendi”, Cia. Sota y Aznar, Bilbao, 1917-1939
ex “Monte Contes”, Naviera Aznar, Bilbao, 1939-1956
Arqueação : Tab 2.516,00 to > Tal 1.644,00 > Pm 3.657 to
Cpmts.: Ff 91,14 mt > Pp 88,40 mt > Bc 12,81 mt > Ptl 5,80 mt
Máq.: Blair & Co., Inglaterra, 1898 > 1:Te > 1.120 Nhp > 11 m/h
Vendido para demolição em San Esteban de Pravia, Espanha, a 20.03.1979

O nm “ Rita Garcia “
1930 - 1969
Francisco Garcia S.A., Santander, Espanha

O "Rita Garcia" - Imagem (c) Fotomar

Cttor.: R. Thompson & Sons Ltd., Sunderland, Abril, 1922
ex “Ellaston”, -?-, Inglaterra, 1922-1930
Arqueação : Tab 3.708,00 to > Tal 2.280,00 to
Cpmts.: Pp 105,83 mt > Boca 15,24 mt > Pontal 7,32 mt
Máq.: Northeast Marine Eng., 1922 > 1:Te > 340 Nhp > 8 m/h
Vendido para demolição em Cartagena, Espanha, a 18.01.1969

O nm “ Cabo Roche “
1939 - 1964
Ybarra y Cia., Sevilha, Espanha

O "Cabo Roche" - Imagem (c) Fotomar

Cttor.: Soc. Espanhola de Construção Naval, Bilbao, 06.1922
ex “Cabo Roche”, Ybarra y Cia., Sevilha, 1922-1936
ex “Gadofu”, Governo Espanhol (Marinha), 1936-1939
Arqueação : Tab 2.776,00 to > Tal 1.531,00 to > Pm 4.100 to
Cpmts.: Pp 85,34 mt > Boca 12,80 mt > Pontal 7,47 mt
Máq.: Blair & Co., Stockton, 1922 > 1:Te > 253 Nhp > 10 m/h
Vendido para demolição em Barcelona, durante finais de 1964

O nm “ Lolita Artaza “
1934 - 1936 e 1939 -1974
Artaza y Compañia, San Sebastian, Espanha

O "Lolita Artaza" - Imagem (c) Fotomar

Cttor.: T. van Duijvendijk’s, Lekkerkerk, Holanda, 02.1925
ex “Harcourt”, Harrison’s (London) Ltd., 1925-1934
ex “Itxas-Zabal”, Artaza y Cia., San Sebastian, 1936-1939
Arqueação : Tab 1.511,00 to > Tal 902,00 to
Cpmts.: Pp 74,83 mt > Boca 11,55 mt > Pontal 5,24 mt
Máq.: H. Versteeg & Zonen > 1:Te > 224 Nhp > 10 m/h
Vendido para demolição em Vigo, Espanha, a 10.12.1974

O nm “ Mar Egeo “
1957-1979
Compañia Marítima del Nervion, Bilbao, Espanha

O "Mar Egeo" - Imagem (c) Fotomar

Cttor.: Astilleros de Cadiz, S.A., Cadiz, Espanha, 11-1957
Baptizado como “Andres de Urdaneta”. Nome não registado.
Arqueação : Tab 5.124,00 to > Tal 2.871,00 to > Pm 7.417 to
Cpmts.: Ff 131,53 mt > Pp 122,00 mt > Bc 17,28 mt > Ptl 7,63 mt
Máq.: Soc. Esp. Const. Naval, 1957 > 1:Di > 7.000 Bhp > 16 m/h
Vendido para demolição em Villanueva e Geltru, Espanha, a 13.02.1979

O nm “ Barreras Puente “
1959-??
António Armas Curbelo, Vigo, Espanha

O "Barreras Puente" - Imagem (c) Fotomar

Cttor.: Marítima del Musel S.A., Gijon, 1959
Construído como “Francisco Barreras”. Nome não registado.
Arqueação : Tab 373,00 to > Tal 198,00 to
Cpmts.: Pp 49,26 mt > Boca 8,64 mt > Pontal 4,74 mt
Máq.: La Maquinista, Barc., 1959 > 1:Di > 520 Bhp > 11 m/h
Sem rasto.

Sem comentários: