O navio hospital “Centaur”
Foi recentemente noticiado (11.01.2010), ter sido encontrado o casco deste navio, por uma equipa chefiada por David Mearns, o mesmo pesquisador que em tempos já havia identificado os cascos do HMAS “Sydney” e do HSK “Kormoran”. A informação algo tardia, confirma o achado a 20 de Dezembro último, localizado a cerca de 30 milhas náuticas do extremo sul da Ilha Moreton, situada a sudoeste da província Australiana de Queensland.
O navio naufragado mantém-se intacto, muito embora fracturado num ou dois locais. Foi igualmente confirmado encontrar-se na posição 27º16’98”S 153º59’22”E numa profundidade ligeiramente superior a 2.000 metros, um pouco menos de uma milha (1.850 mts), conforme calculara o 2º Oficial Gordon Rippon, que se encontrava de quarto na ponte, na noite em que o navio foi torpedeado.
O navio naufragado mantém-se intacto, muito embora fracturado num ou dois locais. Foi igualmente confirmado encontrar-se na posição 27º16’98”S 153º59’22”E numa profundidade ligeiramente superior a 2.000 metros, um pouco menos de uma milha (1.850 mts), conforme calculara o 2º Oficial Gordon Rippon, que se encontrava de quarto na ponte, na noite em que o navio foi torpedeado.
Imagem do "Centaur" naufragado
Foto BBC News
Foto BBC News
O “Centaur”, operando como o segundo de três navios hospital Australianos, era um navio de carga e passageiros convertido no início de 1943, para esse efeito. A 12 de Maio o “Centaur” largou do porto de Sydney, sem escolta, pelas 0945 horas, transportando a sua tripulação habitual, bem como mantimentos e equipamento para um ambulatório de campanha, mas sem doentes a bordo. Foi afundado sem aviso prévio, por um torpedo do submarino Japonês I-177, no dia 14 de Maio de 1943, cerca das 4 horas da madrugada, estimando estar posicionado a cerca de 50 milhas a noroeste de Brisbane, no curto espaço de 3 minutos.
O afundamento do navio "Centaur"
Durante muitos anos a exigência foi vingar as enfermeiras
Durante muitos anos a exigência foi vingar as enfermeiras
Das 332 pessoas a bordo, apenas 64 sobreviveram, tendo ficado durante 35 horas nas baleeiras de bordo, até ser efectuado o resgate. A freira Ellen Savage, que foi a única sobrevivente do grupo de 12 enfermeiras, que trabalhavam a bordo, apesar de se encontrar ferida, teve um papel relevante na ajuda aos restantes náufragos, motivo que justificou ser condecorada pelo governo Australiano.
O ataque à embarcação, que se apresentava convenientemente iluminada, marcada e assinalada como navio hospital, bateu recordes de atrocidade, tendo levado os governos Inglês e Australiano a efectuar um protesto oficial aos responsáveis Japoneses, sobre o lamentável incidente. Na recusa Japonesa de aceitar a responsabilidade pelo ataque do submarino durante muitos anos, o caso foi levado ao Tribunal Internacional de Crimes de Guerra, que por sua vez ajuizou não penalizar a tripulação do submarino, por não ter sido possível efectuar a sua identificação.
Contudo a história oficial da Marinha Japonesa, esclarece ter sido o submarino I-177, sob o comando do Capitão-Tenente Nakagawa, o mandante do ataque que afundou o “Centaur”, depois do Tribunal ter condenado o mesmo oficial por crimes de guerra, quando, após torpedear e afundar o navio mercante Inglês “Chivalry”, no oceano Indico, ter ordenado o fuzilamento da sua tripulação indefesa.
O ataque à embarcação, que se apresentava convenientemente iluminada, marcada e assinalada como navio hospital, bateu recordes de atrocidade, tendo levado os governos Inglês e Australiano a efectuar um protesto oficial aos responsáveis Japoneses, sobre o lamentável incidente. Na recusa Japonesa de aceitar a responsabilidade pelo ataque do submarino durante muitos anos, o caso foi levado ao Tribunal Internacional de Crimes de Guerra, que por sua vez ajuizou não penalizar a tripulação do submarino, por não ter sido possível efectuar a sua identificação.
Contudo a história oficial da Marinha Japonesa, esclarece ter sido o submarino I-177, sob o comando do Capitão-Tenente Nakagawa, o mandante do ataque que afundou o “Centaur”, depois do Tribunal ter condenado o mesmo oficial por crimes de guerra, quando, após torpedear e afundar o navio mercante Inglês “Chivalry”, no oceano Indico, ter ordenado o fuzilamento da sua tripulação indefesa.
O Navio-hospital "Centaur"
O “ Centaur “
1943-1943
Governo Australiano (Marinha)
1943-1943
Governo Australiano (Marinha)
Cttor.: Scott’s Ship Building & Engineering Co., Ltd., Greenock,
Inglaterra, 09-1924
ex “ Centaur ” (II), Ocean Steamship Co., Ltd., Liverpool sob
operação de A. Holt & Co. Ltd. / Blue Funnel Line, 1924-1943
Arqueação : Tab 3.222 to > Tal 1.901 to
Cpmts.: Pp 96,23 mt > Boca 14,69 to > Pontal 6,55 mt
Máq.: Burmeister & Wain, 1924 > 2:Di > 855 Nhp > 11,5 m/h
Na preparação deste post, foi utilizado texto e imagens retirados do sítio oficial do Australian War Memorial.
Inglaterra, 09-1924
ex “ Centaur ” (II), Ocean Steamship Co., Ltd., Liverpool sob
operação de A. Holt & Co. Ltd. / Blue Funnel Line, 1924-1943
Arqueação : Tab 3.222 to > Tal 1.901 to
Cpmts.: Pp 96,23 mt > Boca 14,69 to > Pontal 6,55 mt
Máq.: Burmeister & Wain, 1924 > 2:Di > 855 Nhp > 11,5 m/h
Na preparação deste post, foi utilizado texto e imagens retirados do sítio oficial do Australian War Memorial.
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