sábado, 23 de fevereiro de 2008

Frotas mercantes no Mundo - A Yeoward Line


Yeoward Line
1900 - 1954

2ª Parte

"Alondra " (II)
Porto de registo: Liverpool


O "Alondra" - imagem (c) Stuart Smith

Iic.: K.L.V.Q. - em serviço desde 1922 até 1938
Cttor.: Caledon Shipbuilding & Engineering Co. Ltd., Dundee, Escócia, Abr.1922
Tonelagens: Tab 3.445 to > Tal 1.887 to
Comprimentos: Pp 97,20 mt > Boca 13,50 mt > Ptl 6,73 mt
Máquina: Caledon > 1:Te > 395 Ihp > Veloc. 12,5 m/h
Vendido à Comp. Caminho de Ferro do Chile, 1938-1960
Vendido para demolição em Valparaíso, Chile, Março 1960


" Avoceta "
Porto de registo: Liverpool


O "Avoceta " - postal da Companhia

Iic.: K.N.G.V. - em serviço desde1923 até 1941
Cttor.: Caledon Shipbuilding & Engineering Co. Ltd., Dundee, Escócia, Jan.1923
Tonelagens: Tab 3.442 to > Tal 1.879 to
Comprimentos: Pp 97,20 mt > Boca 13,50 mt > Ptl 6,73 mt
Máquina: Caledon > 1:Te > 395 Ihp > Veloc. 12,5 m/h
Torpedeado por submarino alemão ao largo dos Açores, na posição 47º57'N 24ºO5W em 25.09.1941, tendo-se registado 123 mortos entre passageiros e tripulantes.


" Alca " (II)
Porto de registo: Liverpool


O "Alca" - imagem Photoship.Uk

Iic.: K.W.L.B. - em serviço desde 1927 até 1954
Cttor.: CaledonShipbuilding & Engineering Co. Ltd., Dundee, Escócia, Ago.1927
Tonelagens: Tab 3.712 to > Tal 2.104 to
Comprimentos: Pp 97,30 mt > Boca 14,10 mt Ptl 6,85 mt
Máquina: Caledon > 1:Te > 395 Ihp > Veloc . 12 m/h
Retirado de serviço em 1954.
Vendido para demolição em Preston a 21.04.1955


Navios fretados a Whimster & Co., Glasgow
Gart Line Ltd.


" Gartavon "
Porto de registo: Glasgow


O "Gartavon " - imagem Photoship Co.Uk

Iic.: K.L.S.H. > em serviço desde 1934 até 1939
Cttor.: H.& C. Grayson Ltd., Garston, Liverpool, Set.1920
ex "Gelves" - M. Isaacs & Sons Ltd., 1920-1927
Tonelagens: Tab 1.796 to > Tal 942 to
Comprimentos: Pp 80,60 mt > Boca 12,60 mt > Ptl 4,75 mt
Máquina: McKie & Baxter, Ltd., Glasgow > 1:Te > 252 Ihp
Torpedeado por submarino desconhecido na posição 47º04'N 11º32'W em 07.09.1939.

" Gartbrattan "
Porto de registo: Glasgow


O "Gartbrattan" - imagem Photoship.Uk

Em serviço desde 1934 até 1940
Cttor.: Barclay Curle & Co., Whiteinch, Glasgow, Julho 1931
Tonelagens: Tab 1.811 to > Tal 881 to
Comprimentos: Pp 84,00 mt > Boca 12,20 mt > Ptl 4,62 mt
Máquina: Barclay Curle, Glasgow > I:te > 175 Ihp
Afundado em resultado de colisão na posição 51º03'N 19º35'W em 05.11.1940.

4 comentários:

LUIS MIGUEL CORREIA disse...

Eram muito interessantes estes navios, pioneios da carreira Inglaterra - Canárias e das viagens turísticas às Ilhas do Atlântico.
Após vender o último navio próprio a empresa passou a ser agente geral em Inglaterra da AZNAR LINE, continuando a fazer a carreira das Canárias até 1977

Rui Amaro disse...

Olá Grande Navegador “Reimar”
Continuas a navegar no bom rumo.
Parabéns.
Na década de 50 os navios Manchester Vanguard (Vide my photo in SNostalgia) e o Manchester Venture, 79m/1.662tb, um produto de A.G.Weser Seebeck, Bremerhaven, para o serviço dos Grandes Lagos da Manchester Liners, Ltd,, escalavam o porto de Leixões, fretados à Yewoard Line durante o período de Inverno, ostentando as suas cores e bandeira. Usualmente procediam das Irlandas com batata de semente e seguiam para as Canárias. A Casa Garland, Laidley actuava como agentes da YL, aliás como sempre o fez, tanto em Lisboa como em Leixões, se bem que os paquetes apenas escalavam Lisboa. Ambos os navios foram vendidos em 1963 à General Steam Navigation, passando a denominar-se Sheldrake e Philomell, que também escalavam Leixões. Uma família inteira da colónia inglesa, aqui da Foz do Douro, pereceu no afundamento de um dos dois paquetes vitimas dos U-Boots durante WWII.
Até ver
Um abraço do Mareante do Rio Douro, aliás da Foz do Douro.
Rui Amaro

reimar disse...

Olá amigo Luís !
Tentamos sempre completar a informação o melhor possível, tal como se encontra no post inicial. De qualquer forma muito obrigado pelo apontamento.
Um abraço, Reimar

reimar disse...

Caro ship's lover da Foz do Douro !

Tens acertado em praticamente tudo à excepção do comentário feito para o navio Timor. Na minha opinião seria inimaginável uma caravana benfiquista sem uma única bandeira! Apesar da parca movimentação na recepção feita ao navio, as fotos tem data de 1951. Daí que... Quanto aos Manchester Vanguard e Venture vão entrar no próximo post, mas antes espero fazer a pesquisa correcta de elementos para publicação. De qualquer forma obrigado por continuares atento. Um abraço do Reimar