sexta-feira, 1 de fevereiro de 2008

Companhias Portuguesas - A Frenave


A Gallia Line
1961-1968

Esta linha fundada pela Agência de Navegação Frenave - Agência Marítima de Fretamentos e Consignações, Lda., de Lisboa, foi operada através de 2 navios, o "Ilha da Madeira" e o "Landes", tendo ainda mantido um terceiro navio fretado na companhia , o "António Miguel", utilizados numa carreira regular entre os portos Portugueses e o porto francês de Bayonne. Com vista ao aumento da actividade para outros portos no Norte da Europa, a Frenave termina o serviço inicialmente programado em 1961, aliando-se à formação de uma nova empresa a Econave - Companhia Costeira e Oceânica de Navegação, Lda.

" Ilha da Madeira "
Registo: Lisboa

O "Ilha da Madeira" - imagem (c) Fotomar

Navio Nº 1 da frota da Companhia, em serviço 1962-1969
Cttor.: A/B Svenska Maritimwerken, Trelleborg, Suécia, 1920
ex "Cimbria" - P. Ingvarsson, 1920-1928
ex "Gripen" - T. Hillerstrom, 1928-1934
ex "Madeirense" - Emp. Transp. do Funchal, 1934-1961
ex "Ilha da Madeira" - Emp. Naveg. Madeirense, 1961-1961
Tonelagens: Tab 497,43 to > Tal 266,45 to > Pmorto 690 to
Cpmts.: Ff 48,50 mt > Pp 46,22 mt > Bc 8,48 mt > Ptl 3,56 mt
Máquina : Man > 1:Di > 600 Bhp > 750 Rpm > Veloc. 10 m/h
Equipagem : 11 tripulantes
Por motivo de nevoeiro o navio arribou ao porto de Camariñas, sendo despachado a 09.09.1969. À saída do porto chocou primeiramente contra o farelo ou laje de Touriñan, abrindo água. O Capitão Sr. José Nogueira seguramente crente de chegar a tempo de varar o navio na praia de Nemiña ou na de Lires, cabendo posteriormente a possibilidade de reflutuação, por pouco não o conseguiu, pelo que o navio acabou por naufragar na parte Sul de Monte Gordo, no sítio conhecido por Cousiñadoiro. Havia chegado de Bayonne carregado com ferro e nitrato de amónio, numa viagem com destino a Lisboa. Considerado perda total foi mais tarde demolido por Manoel Rojo (conforme notícia de José Baña Heim, no livro Costa de la Muerte).

" António Miguel "
Nacionalidade Panamiana - Registo : Panamá

O "António Miguel" - imagem (c) Fotomar

Navio Nº 2 da frota da Companhia, em serviço 1970-1976
Cttor.: Lytham Shipbuilding, Lytham, Inglaterra, 24.08.1938
ex "Rowanfield" - Zillah Shipping Co., Liverpool, 1928-1957
ex "Rowan" - O.E.F. Rasmussen, 1957-1964
Tonelagens: Tab 470,00 to > Tal 215,00 to > Pmorto 589 to
Cpmts.: Ff 45,27 mt > Pp 43,44 mt > Bc 8,23 mt > Ptl 3,81 mt
Máquina : A/S Volund > 1:Di > 395 Bhp > 300 Rpm > 9 m/h
Vendido a Nikon Shipping Enterprises, "Nicola" 1976-1977
Vendido a Leros Island Hellas, nome "Leros" 1977-1981
Vendido a ??, nome "Cap Christos", 1981-1983
Vendido para demolição em Outubro de 1983

" Landes "
Registo : Lisboa 02.01.1970

O "Landes" - imagem (c) Fotomar

Navio Nº 3 da frota da Companhia, em serviço 1970-1973
Cttor.: Companhia União Fabril, Lisboa, 16.01.1956
ex "Maria Christina" - Sociedade Geral, Lisboa, 1956-1970
Tonelagens: Tab 768,59 to > Tal 406,60 to > Pmorto 1.279 to
Cpmts.: Ff 56,00 mt > Pp 53,74 mt > Bc 8,72 mt > Ptl 5,56 mt
Máquina : B. & Wain > 1:Di > 600 Bhp > 300 Rpm > 11 m/h
Equipagem : 14 tripulantes
Transferido para a Econave, a partir de 1973

2 comentários:

LUIS MIGUEL CORREIA disse...

Pelos vistos temos muitos interesses comuns. Estou neste momento a completar a história de um destes navios...

LUIS MIGUEL CORREIA

m.s.funchal@gmail.com

Elísio Simões disse...

Através do nosso colega José Alberto tive conhecimento da existência desta página online.
É um gosto para mim puder rever factos históricos desta nossa grande empresa, onde todos colaborámos.
Deixo um abraço a todos os ex-colegas, e continuação de muitos êxitos na vida.
Elísio Simões/ Contabilidade