As fotos e os postais de navios
Da máxima importância para quem pesquisa a memória das embarcações, a fotografia revela-se fundamental para dar cara, corpo e consistência ao navio, tal como o recordamos ou para o identificarmos, consoante os tipos e modelos construídos em épocas diferentes, ao longo dos anos.
Se por acaso a fotografia fala, lembrando-nos o porquê da sua existência, melhor ainda. Aí sabemos qual o dia e o ano em que foi tirada, passando da vulgar impressão a documento que ajuda a compreender o porquê das situações, enfim a razão de existir uma história dentro da própria história.
Se por acaso a fotografia fala, lembrando-nos o porquê da sua existência, melhor ainda. Aí sabemos qual o dia e o ano em que foi tirada, passando da vulgar impressão a documento que ajuda a compreender o porquê das situações, enfim a razão de existir uma história dentro da própria história.
Fotografias que falam...
Porto, barra do rio Douro, 11 de Maio de 1932
Na foto o navio alemão "Gauss" atravessado a Sul sobre as areias do Cabedelo. Depois de grande maresia o mar acalmou, o navio permaneceu em seco durante 22 dias, findos os quais depois de reparado voltou ao canal de navegação e continuou o serviço comercial. Teria sido mais um acidente sem consequências, não fora o salva-vidas que se encontra entre o navio e o rebocador ter-se virado e morrido todos os seus ocupantes. Faz parte dos momentos mais tristes e fatídicos do Instituto de Socorros a Náufragos, pelo único motivo de estarem lá, para tentar salvar umas quantas vidas. O infortúnio colocou-os na história e a imagem quase conta o resto.
Cascais, barra do rio Tejo, 3 de Outubro de 1892
Na foto a canhoneira "Guadiana" da Armada sobre rochedos na praia da Almagreira, depois da desorientação provocada por imenso manto de nevoeiro. A foto explica tudo o resto. As ajudas vindas de terra e do mar e o desembarque de uma tripulação que acabou de perder o seu navio. É seguramente mais um virar de página na nossa história marítima.
Baía de Capo d'Istria, Triestre, Itália, 8 de Setembro de 1944
O paquete italiano "Rex" da Itália Line, com uma tab de 51.062 toneladas, apesar de escondido durante a II Grande Guerra Mundial, não conseguiu evitar ser avistado por aviões ingleses da R.A.F., que procederam ao bombardeamento, até à sua completa destruição. A imagem que documenta o desenrolar dos ataques aéreos, fazia nascer mais um momento a lembrar na história contemporânea das nações.
Há ainda os outros postais de navios que porventura nascem do génio e da extraordinária capacidade de desenhar de artistas, quantas vezes anónimos, que ainda hoje e volvido mais de um século, fazem a nossa delícia pela forma simples de criar beleza. Por esse motivo escolhemos homenagear o pintor naval Inglês Tony Westmore pela fantástica herança deixada a tantos admiradores de navios. Seguem-se algumas pinturas da sua autoria, naquela que apelidamos da grande Galeria de arte naval, em imagens de puro deslumbramento.
Há ainda os outros postais de navios que porventura nascem do génio e da extraordinária capacidade de desenhar de artistas, quantas vezes anónimos, que ainda hoje e volvido mais de um século, fazem a nossa delícia pela forma simples de criar beleza. Por esse motivo escolhemos homenagear o pintor naval Inglês Tony Westmore pela fantástica herança deixada a tantos admiradores de navios. Seguem-se algumas pinturas da sua autoria, naquela que apelidamos da grande Galeria de arte naval, em imagens de puro deslumbramento.
s.s. " Rajula " - s/ data
s.s. " Afrika " - 1906
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