terça-feira, 26 de fevereiro de 2008

Filosofando... Homenagem a Tony Westmore


As fotos e os postais de navios

Da máxima importância para quem pesquisa a memória das embarcações, a fotografia revela-se fundamental para dar cara, corpo e consistência ao navio, tal como o recordamos ou para o identificarmos, consoante os tipos e modelos construídos em épocas diferentes, ao longo dos anos.
Se por acaso a fotografia fala, lembrando-nos o porquê da sua existência, melhor ainda. Aí sabemos qual o dia e o ano em que foi tirada, passando da vulgar impressão a documento que ajuda a compreender o porquê das situações, enfim a razão de existir uma história dentro da própria história.

Fotografias que falam...


Imagem encontrada em Photoship, Uk

Porto, barra do rio Douro, 11 de Maio de 1932
Na foto o navio alemão "Gauss" atravessado a Sul sobre as areias do Cabedelo. Depois de grande maresia o mar acalmou, o navio permaneceu em seco durante 22 dias, findos os quais depois de reparado voltou ao canal de navegação e continuou o serviço comercial. Teria sido mais um acidente sem consequências, não fora o salva-vidas que se encontra entre o navio e o rebocador ter-se virado e morrido todos os seus ocupantes. Faz parte dos momentos mais tristes e fatídicos do Instituto de Socorros a Náufragos, pelo único motivo de estarem lá, para tentar salvar umas quantas vidas. O infortúnio colocou-os na história e a imagem quase conta o resto.


Imagem (c) da colecção de fsc

Cascais, barra do rio Tejo, 3 de Outubro de 1892
Na foto a canhoneira "Guadiana" da Armada sobre rochedos na praia da Almagreira, depois da desorientação provocada por imenso manto de nevoeiro. A foto explica tudo o resto. As ajudas vindas de terra e do mar e o desembarque de uma tripulação que acabou de perder o seu navio. É seguramente mais um virar de página na nossa história marítima.


Imagem encontrada em Photoship.Uk

Baía de Capo d'Istria, Triestre, Itália, 8 de Setembro de 1944
O paquete italiano "Rex" da Itália Line, com uma tab de 51.062 toneladas, apesar de escondido durante a II Grande Guerra Mundial, não conseguiu evitar ser avistado por aviões ingleses da R.A.F., que procederam ao bombardeamento, até à sua completa destruição. A imagem que documenta o desenrolar dos ataques aéreos, fazia nascer mais um momento a lembrar na história contemporânea das nações.

Há ainda os outros postais de navios que porventura nascem do génio e da extraordinária capacidade de desenhar de artistas, quantas vezes anónimos, que ainda hoje e volvido mais de um século, fazem a nossa delícia pela forma simples de criar beleza. Por esse motivo escolhemos homenagear o pintor naval Inglês Tony Westmore pela fantástica herança deixada a tantos admiradores de navios. Seguem-se algumas pinturas da sua autoria, naquela que apelidamos da grande Galeria de arte naval, em imagens de puro deslumbramento.


Tony Westmore
Galeria de arte naval


s.s. " Sirius " - 1907

s.s. " Avoceta " - 1904

s.s. " Rajula " - s/ data

s.s. " Afrika " - 1906

s.s. " Indus " - 1904

s.s. " Astronomer " - 1905

s.s. " Security " - 1907

Sem comentários: