sábado, 9 de fevereiro de 2008

Frotas mercantes no Mundo - 35 anos na vida da Holland America Line


Holland America Line
1934 a 1969

4ª parte

" Ryndam " (II)


O "Ryndam" - postal da Companhia

Em serviço de 1951 até 1966 e desde 1968 até 1972
Ctdo. estaleiro Wilton-Fijenoord, Schiedam, Holanda, Jul.1951
Tonelagens : Tab 15.015 to > Pmorto 6.957 to
Comprimentos : Ff 153,40 mt > Pp 145,00 mt > Boca 21,10 mt
Máquina : 2:Tv > Velocidade 16,5 m/h
Fretado a Transocean Steamship, nome "Waterman", 1966-1968
Vendido a Potamianos Bros., nome "Atlas", 1972-1988
Vendido a Mako Mrt. Mng, nome "Pride of Mississipi", 1988-1991
Transf. Mako Mrt. Mngt., nome "Pride of Galveston", 1991-1993
Vendido, nome "Copa Casino", 1993-2006
Amarrado como navio casino até 2003
Afundado 16.03.2003 ao largo da República Dominicana, quando seguia rebocado para demolição em Alang, na India.

Estando previsto no início da construção que este navio seria para transportar carga e iria receber o nome "Dinteldijk", teve os planos alterados pela decisão de ser construído mais um pequeno paquete para a linha do Canadá. Isso levou à transferência em 1966 para a Europe - Canadá Line, navegando sob registo Alemão. Já nos Estados Unidos foi colocado à disposição da diversas Universidades, para viagens educacionais. Depois de nos finais dos anos 60 ter realizado diversas viagens à Nova Zelândia, regressa aos Estados Unidos para continuar a navegar com estudantes, até ser amarrado e transformado em navio casino, estacionado em Gulfport, Mississipi.


" Maasdam " (IV)


O "Maasdam" - postal da Companhia

Em serviço de 1952 até 1968
Ctdo. estaleiro Wilton-Fijenoord, Schiedam, Holanda, Jul.1952
Tonelagens : Tab 15.024 to > Pmorto 7.057 to
Comprimentos : Ff 153,40 mt > Pp 145,00 mt > Boca 21,10 mt
Máquina : 1:Tv > Velocidade 16,5 m/h
Vendido à Polish Ocean Lines, nome "Stefan Batory", 1968-1989
Amarrado com o nome "Stefan", 1989-2000
Vendido para demolição em Aliaga, Turquia, 24.03.2000

Da mesma forma que o navio anterior, no início da construção esteve previsto que este navio seria para transportar carga e iria ser baptizado "Diemerdijk". Com a alteração de planos, logo após o princípio dos fabricos, vingou a decisão de ser construído mais um pequeno paquete para a linha de Nova Iorque, a operar no mercado Alemão com viagens a partir de Bremerhaven. A 13.02.1963 ao começar mais uma viagem colidiu com o casco do navio Inglês Harborough, próximo ao farol no rio Weser, que obrigou ao seu regresso a Bremerhaven e a um largo período de paragem para reparação. Nos final dos anos 60 realizou diversas viagens à Nova Zelândia.


" Statendam " (IV)

O "Statendam" - postal da Companhia

Em serviço de 1957 até 1982
Ctdo. estaleiro Wilton-Fijenoord, Schiedam, Holanda, 23.01.1957
Tonelagens : Tab 24.294 to > Pmorto 7.678 to
Comprimentos :
Máquina : Velocidade 19 m/h
Vendido à Comp. Paquet, nome "Rhapsody", 1982-1986
Vendido à Comp. Lelakis, nome "Regent Star", 1986-1996
Vendido, nome "Sea Harmony", 1996-??
Ignoramos qual o destino dado a este navio

A viagem inaugural teve origem em Roterdão em Fevereiro de 1957, numa viagem de cruzeiro até Nova Iorque, que se estendeu até Maio seguinte. Com capacidade para transportar 84 passageiros em 1ª classe e 867 passageiros em classe turística, este navio representa a mesma concepção que levou à construção do "Ryndam" e que propunha o transporte de largo número de passageiros numa classe única e acessível. E esse conceito prevaleceu através das vantagens conseguidas no binómio tamanho/ velocidade muito em voga nessa época.


" Rotterdam " (V)


O "Rotterdam" - postal da Companhia

Em serviço de 1959 até 1997
Ctdo. no estaleiro D.D. Mass em Roterdão, Holanda, Ago. 1959
Tonelagens : Tab 38.645 to > Pmorto 7.678 to
Comprimentos : Ff 228,20 mt > Pp 198,10 mt > Boca 28,70 mt
Máquina : Parsons > 2:Tv > Velocidade 21,5 m/h
Vendido à Premier Cruises, nome "Rembrandt", 1997-1999
Em 1999 recupera o nome de origem e amarra em Roterdão,
mantendo-se activo como universidade flutuante.

É na realidade o primeiro navio de carreira regular da Companhia. Apresenta como inovação 2 tubos exaustores paralelos em vez da habitual chaminé, melhorando considerávelmente o aspecto exterior do navio. O governo holandês ajudou na construção do navio, participando com o financiamento de 1/3 do custo total, uma parte como compensação pela destruição do navio "Statendam", outra parte como empréstimo. Tinha capacidade para transportar 580 passageiros em 1ª classe e 789 passageiros em classe turística. A viagem inaugural ocorreu a 03.09.1953 tendo desde então mantido saídas regulares intercaladas com viagens de cruzeiro durante os períodos de inverno. Efectuou várias viagens de circum-navegação, contudo tendo como base o porto de Nova Iorque desde os finais da década de 60 e anos 70, realize cruzeiros com destino às Caraíbas.

" Prinses Margriet "

O "Prinses Margriet" - postal da Companhia

Em serviço de 1961 até 1970
Ctdo. no estaleiro de Merwede, Hardinxveld, Holanda, 04.07.61
ex "Prinses Margriet"" - Oranje Line, 1961-1963
Tonelagens : Tab 9.336 to > Pmorto 7.763 to
Comprimentos : Ff 139,00 mt > Pp 128,00 mt > Boca 18,70 mt
Máquina : 1:Di > Velocidade 17 m/h
Vendido Lloyd Indonésio em 1970, nome "Enna G", 1970-1990
Vendido para demolição em Thap Sakae a 08.09.1990

Este navio e o seu gémeo, o "Prinses Irene" foram concebidos especialmente para o tráfego entre a Holanda e os Grandes Lagos (Canadá), ainda que inicialmente tenham escalado apenas Montreal. Com capacidade para transportar 115 passageiros em 1ª classe, a partir de 1963 foi fretado pela Holland América sendo transferido para a linha de Nova Iorque, e durante 2 anos até 1965, destina-se exclusivamente ao transporte de mercadoria. Após a compra do navio em definitivo pela HAL, regressa à linha de Nova Iorque para somente transportar passageiros. Apesar da venda do paquete ao Lloyd Indonésio, o navio continuou sob o controle da Companhia, excepção feita ao período de 1968, em que o navio esteve fretado à Mala Real Holandesa, para quem efectuou viagens de Nova Iorque para as Antilhas Holandesas.

2 comentários:

LUIS MIGUEL CORREIA disse...

Muitosparabéns pelo seu blogue. Partilho consigo o gosto pelos navios e pela navegação marítima...

Luís Miguel Correia

LUIS MIGUEL CORREIA disse...

Fiz um link ao seu blogue no meu

BLOGUE DOS NAVIOS E DO MAR...

Mais uma vez parabéns

LMC