O naufrágio por encalhe do iate “Adelaide 3º”
Caracteristicas do iate “Adelaide 3º”
Indisponíveis nos anos de 1935-36 nas listas nacionais. Por exclusão de partes é provável que possa tratar-se do iate “Alentejo Primeiro”, que no ano de 1935 apresentava as seguintes características:
Nº Oficial: 690 - Iic: C.S.C.Z. - Porto de registo: Faro
Armadores: J. Ramos Jr. e D. S. Nunes, Odemira, 1931-1936
Construtor: Sebastião G. Amaro, Murraceira, F. Foz, 29.06.1919
ex “Nereida”, Soc. «A Industrial», Lda., F. Foz, 1919-1924
ex “Alentejo”, Soc. Santos & Neves, F. Foz, 1924-1929
ex “Alentejo Primeiro”, Pedro L. Neves, Lisboa, 1929-1931
Arqueação: Tab 87,30 tons - Tal 45,93 tons
Dimensões: Pp 26,20 mts - Boca 6,70 mts - Pontal 2,87 mts
Propulsão: 1:Me origem EUA - 3:Ci - 6 Bhp
Equipagem: 7 tripulantes
No passado dia 25 de Janeiro, à tarde, deu-se, em Peniche, o naufrágio do iate “Adelaide 3º”, da praça da Figueira, pertencente à firma Ferreira & Cª.
Apesar do pronto socorro prestado por duas traineiras, o iate, devido ao mar forte que fazia, foi de encontro à praia de banhos, onde se tem despedaçado a pouco e pouco.
A sua tripulação, composta por 7 homens, foi salva, mas o carregamento de cimento, que transportava, foi totalmente perdido.
(In jornal “Comércio do Porto”, sábado, 15 de Fevereiro de 1936)
Nº Oficial: 690 - Iic: C.S.C.Z. - Porto de registo: Faro
Armadores: J. Ramos Jr. e D. S. Nunes, Odemira, 1931-1936
Construtor: Sebastião G. Amaro, Murraceira, F. Foz, 29.06.1919
ex “Nereida”, Soc. «A Industrial», Lda., F. Foz, 1919-1924
ex “Alentejo”, Soc. Santos & Neves, F. Foz, 1924-1929
ex “Alentejo Primeiro”, Pedro L. Neves, Lisboa, 1929-1931
Arqueação: Tab 87,30 tons - Tal 45,93 tons
Dimensões: Pp 26,20 mts - Boca 6,70 mts - Pontal 2,87 mts
Propulsão: 1:Me origem EUA - 3:Ci - 6 Bhp
Equipagem: 7 tripulantes
No passado dia 25 de Janeiro, à tarde, deu-se, em Peniche, o naufrágio do iate “Adelaide 3º”, da praça da Figueira, pertencente à firma Ferreira & Cª.
Apesar do pronto socorro prestado por duas traineiras, o iate, devido ao mar forte que fazia, foi de encontro à praia de banhos, onde se tem despedaçado a pouco e pouco.
A sua tripulação, composta por 7 homens, foi salva, mas o carregamento de cimento, que transportava, foi totalmente perdido.
(In jornal “Comércio do Porto”, sábado, 15 de Fevereiro de 1936)
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