O encalhe do vapor italiano “Giacomo Feltrinelli”,
no rio Douro
Ante-ontem, quando o vapor “Giacomo Feltrinelli”, pela 1 hora e meia da tarde, depois de ter entrado a barra do Douro, ao passar em frente ao Marégrafo, à Cantareira, desgovernou e guinou a estibordo. Largando imediatamente duas âncoras, foi encalhar nas areias ao sul do canal, em frente aos Arribadouros.
Cerca de meia hora depois, com auxílio de uma espia, que passou da popa para o Norte, desencalhou e endireitando para o canal, seguiu rio acima, sem novidade, indo fundear junto à Ribeira.
Características do vapor “Giacomo Feltrinelli”
Cerca de meia hora depois, com auxílio de uma espia, que passou da popa para o Norte, desencalhou e endireitando para o canal, seguiu rio acima, sem novidade, indo fundear junto à Ribeira.
Desenho de construção inglesa ocorrida entre 1910-1930
Sem correspondência ao texto
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Nº Oficial: N/a - Iic: P.M.C.Q. - Porto de registo: Génova
Armador: Transporti Maritimi Feltrinelli, S:A., Génova
Construtor: Campbeltown Shipbuilding Co., Campbeltown, 1914
Arqueação: Tab 1.171,00 tons - Tal 654,00 tons
Dimensões: Pp 70,00 mts - Boca 10,87 mts - 4,72 mts
Propulsão: J.G. Kincaid & Co. - 1:Te - 3:Ci - 138 Nhp - 10 m/h
Armador: Transporti Maritimi Feltrinelli, S:A., Génova
Construtor: Campbeltown Shipbuilding Co., Campbeltown, 1914
Arqueação: Tab 1.171,00 tons - Tal 654,00 tons
Dimensões: Pp 70,00 mts - Boca 10,87 mts - 4,72 mts
Propulsão: J.G. Kincaid & Co. - 1:Te - 3:Ci - 138 Nhp - 10 m/h
O vapor “Giacomo Feltrinelli”, que se encontra sob o comando do capitão Carrega, procede de Cardiff, com carregamento de carvão, consignado a Kendall, Pinto Basto & C.ª, tendo entrado em 17 ½ pés de calado.
(In jornal “Comércio do Porto”, terça, 19 de Novembro de 1929)
(In jornal “Comércio do Porto”, terça, 19 de Novembro de 1929)
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