O vapor “Werra”
Uma visita que impressiona
Postal ilustrado do vapor "Werra" da Norddeutscer Lloyd
Minha colecção
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Viajar, é a aspiração mais sublime do homem. A importância duma viagem poderá qualquer, circunscreve-la ao facto que a originou, mas no que devemos atender, é que, mesmo que esse facto seja um simples acto de comércio ou transporte vulgar, são sempre grandes e vantajosos os frutos que se tiram de uma viagem.
É viajando, que o homem se ilustra. É na convivência geral do mundo, que o homem se aperfeiçoa prodigiosamente, elevando-se à suprema aspiração dos seus próprios ideais.
Demonstrada como está a necessidade de viajar, e havendo uma numerosa massa de gente de todas as condições sociais que têm imensa necessidade de viajar para cuidar dos seus negócios, instruir-se, etc., é muito racional que se cuidasse de estabelecer transportes, onde as diversas classes sociais fossem no seu lugar próprio.
Criaram assim o transporte com acomodações e tratamento equivalentes à 1ª., 2ª. e 3ª. classes que os viajantes ainda utilizam, de harmonia com os seus recursos ou posição social.
Se, porém, a primeira parte do problema estava resolvida, não o estava a segunda, sem dúvida igualmente importante para o aumento do trânsito a bordo dos vapores.
Diversas pessoas, pertencentes na generalidade à classe média, indecisas a viajar em 1ª. ou 2ª. classes, onde há certa etiqueta, e onde o dispêndio seria maior, podem no entanto decidir viajar em 3ª. que, evidentemente, se criou para as últimas classes sociais, ou extremamente económicas.
Assim, uma pessoa que desejava transitar a bordo de um paquete, mas que não pudesse atingir a 1ª. ou 2ª. classe, e não desejando viajar em 3ª. resolver-se-ia a deixar de viajar, fazendo sempre que fosse possível o trajecto em comboio, etc.
A importante companhia alemã “Norddeutscher Lloyd”, de Bremen, compreendeu claramente o problema, resolvendo-o com um acerto admirável. Estudada, a psicologia do viajante, resolveu aquela companhia, utilizar em alguns dos seus vapores, um novo sistema de acomodações, a que chama a Mittelklasse a qual é apenas, uma segunda classe, para não dizer primeira, na qual as pessoas de certa representação podem viajar no máximo conforto, usufruindo o equivalente das 1ªs. e 2ªs. classes doutros paquetes, pagando um valor correspondente à 3ª. classe de outro vapor qualquer.
Esta apreciadíssima inovação, é de facto de um grande e excepcional alcance para a classe média, que até agora quase estava proibida de viajar, e que hoje pode espraiar-se pelo mundo inteiro, viajando com extremo asseio, bastante luxo e economicamente.
O “Werra” não é bem um transporte que só recebe passageiros das classes intermediárias e a 3ª. classe. As suas acomodações de 3ª. são as de 2ª. de muitos outros paquetes bons, e a sua intermediária é uma 2ª. classe esplêndida de conforto e de luxo, para não dizer a primeira da maior parte dos paquetes usuais.
Os camarotes de 3ª. classe, estão perfeitamente independentes uns dos outros, montados com grande conforto e asseio. A sala de jantar, elegante, esplêndida, mostra-se exuberante pela abundância e qualidade das refeições, das quais podemos afirmar que não se excedem em qualquer outro vapor.
O vapor “Werra”, a bordo do qual foi servido um delicioso almoço à imprensa, levantou ferro no dia 26 do corrente, levando a bordo 800 passageiros. O próximo vapor da Norddeutscher Lloyd, a sair para os portos do Brasil é o “Yorck”, em 3 de Outubro próximo.
(In jornal “Comércio do Porto”, Domingo, 28 de Setembro de 1924)
É viajando, que o homem se ilustra. É na convivência geral do mundo, que o homem se aperfeiçoa prodigiosamente, elevando-se à suprema aspiração dos seus próprios ideais.
Demonstrada como está a necessidade de viajar, e havendo uma numerosa massa de gente de todas as condições sociais que têm imensa necessidade de viajar para cuidar dos seus negócios, instruir-se, etc., é muito racional que se cuidasse de estabelecer transportes, onde as diversas classes sociais fossem no seu lugar próprio.
Criaram assim o transporte com acomodações e tratamento equivalentes à 1ª., 2ª. e 3ª. classes que os viajantes ainda utilizam, de harmonia com os seus recursos ou posição social.
Se, porém, a primeira parte do problema estava resolvida, não o estava a segunda, sem dúvida igualmente importante para o aumento do trânsito a bordo dos vapores.
Diversas pessoas, pertencentes na generalidade à classe média, indecisas a viajar em 1ª. ou 2ª. classes, onde há certa etiqueta, e onde o dispêndio seria maior, podem no entanto decidir viajar em 3ª. que, evidentemente, se criou para as últimas classes sociais, ou extremamente económicas.
Assim, uma pessoa que desejava transitar a bordo de um paquete, mas que não pudesse atingir a 1ª. ou 2ª. classe, e não desejando viajar em 3ª. resolver-se-ia a deixar de viajar, fazendo sempre que fosse possível o trajecto em comboio, etc.
A importante companhia alemã “Norddeutscher Lloyd”, de Bremen, compreendeu claramente o problema, resolvendo-o com um acerto admirável. Estudada, a psicologia do viajante, resolveu aquela companhia, utilizar em alguns dos seus vapores, um novo sistema de acomodações, a que chama a Mittelklasse a qual é apenas, uma segunda classe, para não dizer primeira, na qual as pessoas de certa representação podem viajar no máximo conforto, usufruindo o equivalente das 1ªs. e 2ªs. classes doutros paquetes, pagando um valor correspondente à 3ª. classe de outro vapor qualquer.
Esta apreciadíssima inovação, é de facto de um grande e excepcional alcance para a classe média, que até agora quase estava proibida de viajar, e que hoje pode espraiar-se pelo mundo inteiro, viajando com extremo asseio, bastante luxo e economicamente.
O “Werra” não é bem um transporte que só recebe passageiros das classes intermediárias e a 3ª. classe. As suas acomodações de 3ª. são as de 2ª. de muitos outros paquetes bons, e a sua intermediária é uma 2ª. classe esplêndida de conforto e de luxo, para não dizer a primeira da maior parte dos paquetes usuais.
Os camarotes de 3ª. classe, estão perfeitamente independentes uns dos outros, montados com grande conforto e asseio. A sala de jantar, elegante, esplêndida, mostra-se exuberante pela abundância e qualidade das refeições, das quais podemos afirmar que não se excedem em qualquer outro vapor.
O vapor “Werra”, a bordo do qual foi servido um delicioso almoço à imprensa, levantou ferro no dia 26 do corrente, levando a bordo 800 passageiros. O próximo vapor da Norddeutscher Lloyd, a sair para os portos do Brasil é o “Yorck”, em 3 de Outubro próximo.
(In jornal “Comércio do Porto”, Domingo, 28 de Setembro de 1924)
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