terça-feira, 28 de março de 2017

História trágico-marítima (CCVI)


Ao largo de Olhão encalhou o vapor de carga espanhol
"Castillo Mombeltrán" correndo sério risco as vidas de 40 homens

Foto do navio espanhol "Castillo Mombeltrán"
Publicada no sítio ENE-buques.org

Características do vapor espanhol “Castillo Mombeltrán”
Armador: Governo de Espanha
Operador: Ybarra y Cia., Sevilha
Nº Oficial: N/s - Iic: E.H.U.I. - Porto de matrícula: Cadiz
Construtor: Rickmers Act. Ges., Bremerhaven, 1904
ex “Maria Rickmers”; ex “Stambul”; ex “Cape Point”, British Africa Shipping & Coaling Co. Ltd., Cape Town; ex “Angelos L”: ex “Vouno” e ex “Ellinico”
Arqueação: Tab 3.667,00 tons - Tal 2.270,00 tons
Dimensões: Pp 107,95 mts - Boca 13,77 mts - Pontal 7,98 mts
Propulsão: Bremer Vulkan, 1:Te - 3:Ci - 329 Nhp - 9 m/h
Equipagem: 39 tripulantes
Vendido para demolição em 1968

Olhão, 21 – O Algarve suportou ontem o maior temporal dos últimos tempos, com violência tal que os mais antigos não se recordam de facto semelhante.
Hoje, de madrugada, sentiu-se forte ciclone. O pânico foi grande. Na baía, o espectáculo era impressionante. A maioria das embarcações, que estava fundeada era titanicamente tirada de lá pelos marítimos. A baía, contra o costume, estava barrenta, tornando-lhe o aspecto muito mais triste.
Ao largo, a duas milhas do farol de Santa Maria, está encalhado o navio de carga espanhol “Castillo Mombeltrán”, da firma Ybarra y Cia., da praça de Sevilha, que se sabe trazer a bordo 39 tripulantes e 10 passageiros, e que à meia-noite fez incessantes pedidos de socorro, que não puderam ser atendidos pelo adiantado da hora e pela falta de recursos.
Os srs dr. Vaz Ferreira e dr. Matos Barreiro, oficiais da Alfândega, diligenciaram para que fossem prestados os socorros, não só telefonando para o Departamento Marítimo do Sul como ainda para que fosse enviado um gasolina da firma Dário & Irmãos à ilha do Cabo de Santa Maria, e pedindo ao patrão do salva-vidas Gago Coutinho para ir imediatamente em socorro do navio encalhado.
Para o fazer, o patrão cuja acção é digna dos maiores elogios, andou de porta em porta a acordar os respectivos marítimos.
Hoje, o salva-vidas conseguiu salvar oito tripulantes e um passageiro, aos quais foram fornecidas roupas e dado abrigo na Alfândega desta cidade.
Esta tarde o salva-vidas e o gasolina tentaram atracar ao vapor, mas pela violência do mar não o conseguiram, motivo porque amanhã prosseguirão nos seus esforços.
Outro barco, da firma Saias & Irmão, desta cidade, aproximou-se também do “Castillo Mombeltrán”, buscando salvar mais tripulantes.
Os tripulantes dum barco que tentou aproximar-se, correram o risco de morrerem afogados. Foi multado o barco “Nossa Senhora do Rosário”, por se ter recusado a prestar auxílio, pois era o único que estava em condições de o fazer, por ter nessa ocasião o motor a trabalhar.
(In jornal “Comércio do Porto”, quarta, 22 de Janeiro de 1941)

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