sexta-feira, 15 de julho de 2011

Pesca do bacalhau - A nau "Esperança"


A pesca na período medieval

Quantas vezes me interrogo sobre que tipo de gente seria esta, que no século XVI e muito provavelmente desde o século XIII ou XIV, se aventurava a navegar desde os pequenos portos e embocaduras dos rios nacionais, até à longínqua Terra Nova, para pescar bacalhau?
Quem seriam os indigitados representantes dos mercadores marítimos e pescadores das cidades e vilas marítimas do norte de Portugal, que no dia 20 de Outubro de 1353, assinaram o tratado (licenciamento) de pesca com o rei Eduardo III de Inglaterra?
Que gente pescava, preparava e secava o peixe, desde os reinados Afonsinos e depois os exportava, novamente pelo mar, para Espanha e portos levantinos, em considerável quantidade?
Quanto da nossa história marítima há para corrigir e dar valor e crédito a quem merece? E quanto mais tempo vamos precisar, para chegarmos mais perto da verdade?

Com um pouco de sorte, as notícias aparecem e espelham uma realidade bem diferente da história que nos foi ensinada! Quanta documentação existe sobre a pesca do bacalhau, a necessitar de pesquisa e divulgação?
Por estes e outros motivos, continuo a afirmar que a pesca do bacalhau a norte, já era merecedora dum tratamento e pesquisa à dimensão das navegações e descobertas quinhentistas. Tenha eu tempo e condições, que me permitam alargar o conhecimento dos factos, tais como a notícia de 1580, que abaixo transcrevo com o seguinte teor:

Cópia transcrita (sic) - Arquivo Distrital do Porto

1 comentário:

fangueiro.antonio disse...

Boas.

Tem toda a razão sobre os Arquivos. Agora que cada vez mais os vão colocando na internet, mais os apaixonados pelos seus temas podem investigar. Acabo de me registar no AD Porto. Mas a informação é visualizada de imediato ou tem de se lhes pedir o envio?

Abraço.
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt