terça-feira, 26 de julho de 2011

Escala turística do dia


O regresso do "Costa Marina"

O navio em referência repetiu nesta terça-feira a visita ao porto de Leixões, tendo atracado no novo terminal de navios de cruzeiros. A presente curiosidade prende-se ao facto dos paquetes da companhia Costa, fazerem apenas uma escala anual neste porto, que habitualmente tinha lugar durante o mês de Setembro.

O "Costa Marina" durante a manobra de saída

Apesar de não se tratar de um dos novos colossos que fazem escala no porto (Tab 25.558t/ Cff174,2mt), já deu para perceber a dificuldade em realizar a manobra de saída do terminal, principalmente quando, como nesta terça-feira, o vento norte soprou rijo com rajadas na ordem dos 60 km/hora. Daí que a segurança do navio obrigou à utilização de reboques, à proa e à ré, situação pouco usual, já que os armadores tentam evitar despesas suplementares a todo o custo.
Por esse motivo, não posso deixar de questionar como será com os tais colossos em situação idêntica! Isto porque fiquei com a impressão que o rebocador de serviço teve dificuldade em movimentar o navio, o que me fez pensar no regresso às manobras do passado i.e. o navio deixar uma ancora a meio da doca, para poder deixar o cais por arrastamento.

1 comentário:

Rui Amaro disse...

Como do belissimo e funcional porta contentores Sueco AXEL JOHNSON, da Johnson Line,da linha Europa/Costa Oeste dos EUA,Johnson Scan Star Line, se converteu no impressionante navio de cruzeiro COSTA MARINA!
Não sei, mas certamnete será uma manobra dificil. Quem se recordar dos petroleiros da SOPONATA,tipo ALVELOS (1),mesmo para atracarem com vento fr nortada fresca era um problema, que fará para largar, e ainda por cima com rebocadores de pouca potência!
Saudações maritimo-entusiásticas
Rui Amaro