domingo, 9 de janeiro de 2011

Ainda sobre a pesca do bacalhau !


O documentário “A outra guerra”

O filme em questão

O documentário “A outra guerra”, referido recentemente no blog e que teve honras de estreia no passado mês de Outubro, no Festival DocLisboa, vai ser transmitido na RTP2, no próximo dia 23 de Janeiro, pelas 21 horas.
Essa apresentação pública vai permitir a todos os interessados na história da pesca longínqua à linha, a ajuizarem por si mesmos relativamente aos relatos de 3 pescadores, que a bordo do “Creoula”, participaram em campanhas da pesca do bacalhau.

Sinopse do documentário

Nas décadas de 60 e 70, em plena guerra colonial, os jovens portugueses tiveram de optar entre a guerra colonial ou a pesca do bacalhau. Através de uma viagem, hoje, a bordo do último lugre português da pesca do bacalhau – o Creoula –, três antigos pescadores da grande faina contam as razões das suas escolhas. Recordam as campanhas de seis intermináveis meses nas águas geladas dos bancos da Terra Nova e as duras condições de vida e de trabalho da sua juventude.
Um filme realizado por Elsa Sertório e Ansgar Schäfer produzido pela Kintop.

Os meus agradecimentos à Dra. Elsa Sertório, pela atenção que nos dispensou e pela oportunidade da informação, que muito agradeço.

3 comentários:

Tiago Neves disse...

Não sabia que este documentário iria ser lançado para a TV! Muito obrigado pela notícia.

Tomei a liberdade de a transcrever para o meu blog, com os devidos créditos, espero que não haja problema.

Os melhores cumprimentos,
Tiago Neves.
www.roda-do-leme.com

Luis Filipe Morazzo disse...

Uma vez mais quero agradecer ao amigo Reimar e em particular à Dr.ª Elsa Sertório, em terem divulgado a data do filme, “A Outra Guerra”, que a RTP2 irá difundir no próximo dia 23. Seguramente, a visualização desse filme, irá permitir a pessoas como eu, que se interessam por tudo aquilo que diz respeito à “Faina Maior”, poderem melhorar a sua opinião, sobre o que realmente aconteceu durante a famosa “Epopeia dos Bacalhaus”, a segunda maior saga da história marítima portuguesa, depois dos Descobrimentos.

Saudações marinheiras

Luis Filipe Morazzo

Laurus nobilis disse...

Obrigado. Vou estar atento.