...da Woerman Linie - East Africa Line
Hamburgo, Alemanha
Hamburgo, Alemanha
(Em rota desde Hamburgo, Génova, Amsterdão, Roterdão, Antuérpia, Southampton, Lisboa (Sintra), Ceuta, Malaga (Granada), Palma de Maiorca e Marselha, com destino aos portos da África)
(Iª parte)
O nm " Ubena "
Viagens de férias (1930)
Preço individual para passageiros com destino a Amsterdão, Roterdão, Antuérpia, e Marselha : Rm 200,00
Preço individual para passageiros com destino a Espanha e Ilhas Canárias (Palma de Maiorca) : Rm 465,00
Preço individual para passageiros com destino a Espanha e Ilhas Canárias (Palma de Maiorca) : Rm 465,00
nm “ Gertrud Woermann “
Porto de registo : Hamburgo, Alemanha
1907 – 1917
Porto de registo : Hamburgo, Alemanha
1907 – 1917
O nm " Gertrud Woermann "
Cttor.: Reiherstieg Schiffswerft, Hamburgo, Alemanha, 08.1907
Arqueação : Tab 6.456,00 to > Tal 3.967,00 to
Cpmts.: Pp 126,67 mt > Boca 15,45 mt > Pontal 8,71 mt
Máq.: Reiherstieg, Hamburgo, 1907 > 2:Te > 790 Nhp > 12,5 m/h
Arqueação : Tab 6.456,00 to > Tal 3.967,00 to
Cpmts.: Pp 126,67 mt > Boca 15,45 mt > Pontal 8,71 mt
Máq.: Reiherstieg, Hamburgo, 1907 > 2:Te > 790 Nhp > 12,5 m/h
Mandado capturar no Rio de Janeiro pelo Governo Brasileiro, em 1917, foi rebaptizado “Curvelo”. Transferido para a companhia Lloyd Brasileiro, em 1927, alterou o nome para “Cantuária Guimarães”. Em 1931, ainda propriedade do mesmo armador, mudou o nome para “Siqueira Campos”. Por motivo de colisão, a 25 de Agosto de 1943, quando se encontrava a navegar a cerca de 4 milhas ao largo de Caponga, foi encalhado em praia próxima, para evitar o afundamento. No entanto, por força das graves avarias sofridas, o navio foi negociado para demolição.
nm “ Tanganjka “
Porto de registo : Hamburgo, Alemanha
1922 – 1935 e 1936 - 1943
Porto de registo : Hamburgo, Alemanha
1922 – 1935 e 1936 - 1943
O nm " Tanganjka "
Cttor.: Blohm & Voss, Hamburgo, Alemanha, 04.10.1922
Arqueação : Tab 8.540,00 to > Tal 7.343,00 to
Cpmts.: Pp 136,89 mt > Boca 17,77 mt > Pontal 8,17 mt
Máquina : Blohm & Voss, Hamburgo, 1922 > 1:Tv > 13 m/h
Arqueação : Tab 8.540,00 to > Tal 7.343,00 to
Cpmts.: Pp 136,89 mt > Boca 17,77 mt > Pontal 8,17 mt
Máquina : Blohm & Voss, Hamburgo, 1922 > 1:Tv > 13 m/h
Mandado construír para a East Africa Line, foi vendido em 1935 à Hamburg America Line, que o utilizou durante o período de 1 ano. Em 1936 foi adquirido pela Woermann Line. Requisitado pelo governo Alemão, em 1939, integra a esquadra da Marinha, como navio dormitório e de abastecimentos. Afundado pela aviação dos países aliados, durante um raid sobre o porto de Wilhelmshaven, a 4 de Novembro de 1943. Foi posteriormente posto a flutuar, para demolição.
nm “ Adolph Woermann “ (IV)
Porto de registo : Hamburgo, Alemanha
1922 – 1939
Porto de registo : Hamburgo, Alemanha
1922 – 1939
O nm " Adolph Woermann "
Cttor.: Blohm & Voss, Hamburgo, Alemanha, 16.11.1922
Arqueação : Tab 8.577,00 to > Tal 4.944,00 to
Cpmts.: Pp 132,13 mt > Boca 17,74 mt > Pontal 11,40 mt
Máquina : Blohm & Voss, Hamburgo, 1922 > 1:Tv > 14 m/h
Arqueação : Tab 8.577,00 to > Tal 4.944,00 to
Cpmts.: Pp 132,13 mt > Boca 17,74 mt > Pontal 11,40 mt
Máquina : Blohm & Voss, Hamburgo, 1922 > 1:Tv > 14 m/h
Afundado pela tripulação próximo à Ilha de Ascencion, no Chile, a 22 de Novembro de 1939, para evitar a captura por navios da Marinha Inglesa.
nm “ Usaramo “
Porto de registo : Hamburgo, Alemanha
1921 – 1944
Porto de registo : Hamburgo, Alemanha
1921 – 1944
O nm " Usaramo "
Cttor.: Blohm & Voss, Hamburgo, Alemanha, 11.03.1921
Arqueação : Tab 7.758,00 to > Tal 4.507,00 to
Cpmts.: Pp 127,59 mt > Boca 17,13 mt > Pontal 10,94 mt
Máq.: Blohm & Voss, Hamburgo, 1920 > 1:Tv > 14 m/h
Arqueação : Tab 7.758,00 to > Tal 4.507,00 to
Cpmts.: Pp 127,59 mt > Boca 17,13 mt > Pontal 10,94 mt
Máq.: Blohm & Voss, Hamburgo, 1920 > 1:Tv > 14 m/h
Requisitado pela Marinha Alemã, em 1940, para funcionar como base para tripulantes e abastecimentos. Bombardeado e metido a pique durante um raid aéreo da aviação dos países aliados, durante a IIª Grande Guerra Mundial, quando o navio se encontrava no porto de Bordéus, França, a 9 de Dezembro de 1940. Apesar de ter sido posto a flutuar, foi novamente afundado por elementos da tripulação, no rio Gironde, em Lagrange, a 25 de Agosto de 1944.
Sem comentários:
Enviar um comentário