… da Stoomvaart Maatchappi “Nederland”
(Companhia de Navegação a Vapor)
Amsterdão, Holanda
(na rota dos portos no Extremo Oriente, Indonésia e Filipinas)
nm “ Koningin der Nederlanden “
1911 - 1932
Porto de registo : Amsterdão, Holanda
(Companhia de Navegação a Vapor)
Amsterdão, Holanda
(na rota dos portos no Extremo Oriente, Indonésia e Filipinas)
nm “ Koningin der Nederlanden “
1911 - 1932
Porto de registo : Amsterdão, Holanda
O nm " Koningin der Nederlanden "
Cttor.: Nederlandsche Ship Building Co., Amst., Holanda, 07.1911
Arqueação : Tab 8.280,00 to > Tal 5.046,00 to
Comprimentos : Pp 138,76 mt > Boca 16,82 mt > Pontal 10,33 mt
Máq.: Werkspoor, Amst., 1911 > 1:Qe > 1.093 Nhp > 14,5 m/h
Arqueação : Tab 8.280,00 to > Tal 5.046,00 to
Comprimentos : Pp 138,76 mt > Boca 16,82 mt > Pontal 10,33 mt
Máq.: Werkspoor, Amst., 1911 > 1:Qe > 1.093 Nhp > 14,5 m/h
Requisitado pelo Governo dos Estados Unidos, em 1918, foi utilizado como transporte de tropas. Devolvido à companhia em 1919. Vendido para demolição em Hendrik-Ido-Ambacht, Holanda, a 21 de Fevereiro de 1932.
nm “ Jan Pieterzoon Coen “
1915 - 1940
Porto de registo : Amsterdão, Holanda
1915 - 1940
Porto de registo : Amsterdão, Holanda
O nm " Jan Pieterzoon Coen "
Cttor.: Nederlandsche Ship Building Co., Amst., Holanda, 06.1915
Arqueação : Tab 11.140,00 to > Tal 6.555,00 to
Comprimentos : Pp 153,47 mt > Boca 18,47 mt > Pontal 10,91 mt
Máq.: Werkspoor, Amst., 1915 > 2:Te > 1.364 Nhp > 14,5 m/h
Arqueação : Tab 11.140,00 to > Tal 6.555,00 to
Comprimentos : Pp 153,47 mt > Boca 18,47 mt > Pontal 10,91 mt
Máq.: Werkspoor, Amst., 1915 > 2:Te > 1.364 Nhp > 14,5 m/h
Devido à invasão da Holanda, durante a IIª Grande Guerra Mundial, o navio foi carregado com minério e afundado pela tripulação, na barra do porto de Ijmuiden, a 14 de Maio de 1940, no sentido de bloquear a passagem aos navios de guerra Alemães.
nm “ Johan de Witt “
1920 - 1948
Porto de registo : Amsterdão, Holanda
1920 - 1948
Porto de registo : Amsterdão, Holanda
O nm " Johan de Witt "
Cttor.: Nederlandsche Ship Building Co., Amst., Holanda, 02.1920
Arqueação : Tab 10.474,00 to > Tal 6.105,00 to
Comprimentos : Pp 154,29 mt > Boca 18,04 mt > Pontal 10,64 mt
Máq.: Werkspoor, Amst., 1920 > 2:Te > 1.171 Nhp > 15 m/h
Arqueação : Tab 10.474,00 to > Tal 6.105,00 to
Comprimentos : Pp 154,29 mt > Boca 18,04 mt > Pontal 10,64 mt
Máq.: Werkspoor, Amst., 1920 > 2:Te > 1.171 Nhp > 15 m/h
Vendido a Goulandris Bros. (Companhia Marítima del Este), em 1948, mudou o nome para “Neptunia”, com registo no Panamá. Naufragou por encalhe em Daunt Rocks, a 2 de Novembro de 1957. Apesar de desencalhado, revelou graves avarias no casco, seguindo por esse motivo com destino a Hendrik-Ido-Ambacht, Holanda, para demolição, que teve lugar a 7 de Março de 1958.
nm “ Pieter Corneliszoon Hooft “
1925 - 1932
Porto de registo : Amsterdão, Holanda
1925 - 1932
Porto de registo : Amsterdão, Holanda
O nm "Pieter Corneliszoon Hooft "
Cttor.: Atel. & Chantiers de la Loire, St. Nazaire, França, 1925
Arqueação : Tab 14.729,00 to > Tal 8.713,00 to
Comprimentos : Pp 162,76 mt > Boca 20,76 mt > Pontal 10,67 mt
Máq.: Sulzer, Winth., Suiça, 1925 > 2:Di > 2.790 Nhp > 17 m/h
Arqueação : Tab 14.729,00 to > Tal 8.713,00 to
Comprimentos : Pp 162,76 mt > Boca 20,76 mt > Pontal 10,67 mt
Máq.: Sulzer, Winth., Suiça, 1925 > 2:Di > 2.790 Nhp > 17 m/h
Tendo recebido diversos melhoramentos em 1931, que visaram o aumento de tonelagem e cerca de 8 metros no comprimento, conforme os valores atrás referidos, o navio foi vitima de grave incêndio, quando ancorado no porto de Amsterdão, a 13 de Novembro de 1932, sendo considerado perda total. Por esse motivo, seguiu acto contínuo para Hendrik-Ido-Ambacht, Holanda, para demolição.
nm “ Christiaan Huygens “
1928 - 1945
Porto de registo : Amsterdão, Holanda
1928 - 1945
Porto de registo : Amsterdão, Holanda
O nm " Christiaan Huygens "
Cttor.: Nederlandsche Ship Building Co., Amst., Holanda, 01.1928
Arqueação : Tab 16.287,00 to > Tal 9.756,00 to
Comprimentos : Pp 168,07 mt > Boca 20,97 mt > Pontal 11,03 mt
Máq.: Sulzer, Winth., Suiça, 1927 > 2:Di > 2.490 Nhp > 17 m/h
Arqueação : Tab 16.287,00 to > Tal 9.756,00 to
Comprimentos : Pp 168,07 mt > Boca 20,97 mt > Pontal 11,03 mt
Máq.: Sulzer, Winth., Suiça, 1927 > 2:Di > 2.490 Nhp > 17 m/h
Por motivo de colisão com uma mina submersa no Estuário do rio Scheldt, Bélgica, na posição 51º37’N 03º17’E, a 26 de Agosto de 1945, o navio na tentativa de evitar o afundamento, foi direccionado para uma praia próxima, onde encalhou. Como resultado desse encalhe, o vapor acabaria por partir pelo meio, sendo demolido no local.
2 comentários:
Excelentes fotos de navios.
Boas histórias e trabalho...
Consigo aprendo
Saudações Marítimas
José Modesto
Uma autentica SHIPS NOSTALGIA.
Bela colecção de postais de sumptuosos paquetes de famosas companhias de navegação e da sua historia.
Parabéns e um muito pobrigado ao autor e continua.
Saudações maritimo-entusiásticas
Rui Amaro
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