quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Os meus postais de navios...


…da United States Lines
Nova Iorque, Estados Unidos
(IIIª parte)

nm “ Washington “
1933 - 1941
Porto de registo : Nova Iorque, Estados Unidos

o nm " Washington "


Cttor.: New York Ship Building Co., Camden, N.J., 05.1933
Arqueação : Tab 24.289,00 to > Tal 13.859,00 to
Comprimentos : Pp 203,73 mt > Boca 26,30 mt > Pontal 10,15 mt
Máq.: New York S.B. Co., Camden, 1933 > 2:Tv > 20 m/h

Requisitado pelo Dept. de Guerra (Exército) em 1941, durante a IIª Grande Guerra Mundial, foi o transporte de tropas “Mount Vernon”. Devolvido à companhia em 1946, recuperou o nome “Washington”, continuando no serviço de transporte de passageiros e efectuando alguns cruzeiros. Amarrou em 1951. Sem posterior utilização, foi vendido para demolição em Kearny, N.J., Estados Unidos, a 28 de Setembro de 1965.


nm “ America “ (II)
1940 - 1941 e 1946 - 1964
Porto de registo : Nova Iorque, Estados Unidos

O nm "America (II)

Cttor.: Newport News Ship Building Co., Camden, N.J., 06.1940
Arqueação : Tab 26.454,00 to > Tal 14.320,00 to
Comprimentos : Pp 202,27 mt > Boca 28,50 mt > Pontal 9,27 mt
Máq.: Newport News Co., N.J., 1939 > 2:Tv > 20 m/h

Mandado construir sob o “Mercantile Marine Act” de 1936, apresentava de início a rara colocação da chaminé falsa à frente. Paquete destinado a operar em cruzeiros com destino à Califórnia e Caraíbas, foi entretanto requisitado pelo Dept. de Guerra (Exército) em 1941, durante a IIª Grande Guerra Mundial. Durante o período em que foi utilizado como transporte de tropas, navegou com o nome “West Point”. Devolvido à companhia em 1946, recuperou o nome “America”, sendo totalmente remodelado para transportar 516 passageiros em 1ª, 371 passageiros em 2ª e 159 passageiros em classe turística. Desde então foi visita regular em portos Europeus, tendo realizado a 1ª viagem transatlântica em 14 de Novembro de 1946. Por sua vez, a última viagem desde Nova Iorque para Bremerhaven, teve a saída marcada a 9 de Outubro de 1964.
Vendido em finais de 1964, conheceu ainda diversos proprietários, como segue:
“Australis”, (Chandris Line) Okeania, S.A. Panamá, 1964-1978
“America”, (Chandris Line) Okeania, S.A., Panamá, 1978-1978
“Italis”, (Chandris Line) Okeania, S.A., Panamá, 1978-1980
“Noga”, Intercommerce, S.A., Panamá, 1980-1984
“Alferdoss”, Silver Moon Ferries, Ltd., Panamá, 1984-1993
“American Star”, Chaophraya Dev. Transp., Panamá, 1993-1994
Por se ter partido o cabo de reboque, o navio encalhou na posição 28º20’N 14º10’W, a 18 de Janeiro de 1994, sendo considerado perda total.

nm “ Pioneer Minx “
1956 - 1970
Porto de registo : Nova Iorque, Estados Unidos

O nm "Pioneer Minx"

Construtor : Bethlehem, Sparrow’s Point Shipyard, 09.1953
ex “Gopher Mariner”, U.S. Lines, Nova Iorque, 1953-1956
Arqueação : Tab 9.212,00 to > Tal 4.728,00 to Porte 13.387 to
Cpmts.: Ff 171,80 mt > Pp 161,10 mt > Bc 23,30 mt > Ptl 7,55 mt
Máquina: Bethlehem, Ltd, Massachusets, 1953 > 2:Tv > 20 m/h

Completamente remodelado e transformado em transporte de contentores, em 1970, conservou o registo em Nova Iorque, mas mudou o nome para “American Leader”. Passa desde então a dispôr das seguintes características:
Arq.: Tab 15.864,00 to > Tal 10.561,00 to > Porte 15.772 to
Cpmts.: Ff 201,53 mt > Pp 190,66 mt > Bc 23,17 mt > Ptl 8,99 mt
Este foi um entre nove navios de construção similar, considerados os cargueiros rápidos a efectuar a ligação entre portos na costa leste dos Estados Unidos, com a Irlanda, Inglaterra, restante continente europeu, Hawai, extremo oriente e Austrália. Vendido para demolição em Castellon, Espanha, a 11 de Março de 1986.

nm “ United States “
1952 - 1969
Porto de registo : Nova Iorque, Estados Unidos

O nm "United States"

Cttor.: Newport News Ship Building Co., Camden, N.J., 20.06.1952
Arq.: Tab 53.350,00 to > Tal 19.352,00 to > Porte 13.016 to
Cmpts.: Ff 301,76 mt > Pp 276,66 mt > Bc 30,97 mt > Ptl 9,82 mt
Máq.: Westinghouse, E.U., 1952 > 4:Tv > 173.800 Shp > 30 m/h

O navio de passageiros mais veloz do mundo, com uma margem que dificilmente permite vir a ser ultrapassada. Com um custo orçado em 77 milhões de dólares, a construção foi inicialmente planeada para transportar 882 passageiros em 1ª, 525 passageiros em 2ª e 551 passageiros em classe turística, ainda que posteriormente a 1ª classe fosse reduzida a 675 passageiros. Simultaneamente, este navio tal como os anteriores, esteve sempre disponível para uma eventual requisição do governo, se e quando necessário, para operar como transporte de tropas, com capacidade para 14.000 militares. Amarrou em 1969, apenas com 17 anos de serviço, tendo chamado a atenção dum consórcio Turco, que muito embora colocasse o navio no Mediterrâneo e gasto um valor muito considerável, não conseguiu os fundos necessários para recolocar o paquete a navegar. Por esse motivo o navio foi devolvido aos Estados Unidos, em 1996, para funcionar como museu no porto de Filadélfia, onde se encontra.


Sem comentários: