sábado, 12 de setembro de 2009

Os meus postais de navios...


…da United States Lines
Nova Iorque, Estados Unidos

nm “ America “ (I)
1921 - 1931
Porto de registo : Nova Iorque, Estados Unidos

O nm " America " (I)


Cttor.: Harland & Wolff, Ltd., Belfast, Escócia, 21.09.1905
ex “Amerika”, Hamburg America Line, Hamburgo, 1905-1917
ex “America”, Dept. Guerra (Exército) E.U., 1917-1921
Arqueação : Tab 21.329,00 to > Tal 19.189,00 to
Comprimentos : Pp 203,85 mt > Boca 22,65 mt > Pontal 14,57 mt
Máq.: Harland & Wolff, Belfast, 1905 > 2:Qe > 1.586 Nhp > 17 m/h

Navio de origem Alemã, amarrou nos Estados Unidos, devido às hostilidades da Iª Grande Guerra Mundial. Foi requisitado pelo governo Americano e convertido em transporte de tropas. Volta a amarrar em 1931, sem utilização. Remodelado após 1940, foi o transporte de tropas “Edmund B. Alexander”. Volta a amarrar no final da IIª Grande Guerra Mundial. Vendido para demolição em Baltimore, a 27 de Janeiro de 1957.

nm “ Republic “
1924 - 1951
Porto de registo : Nova Iorque, Estados Unidos

O nm " Republic "


Cttor.: Harland & Wolff, Ltd., Belfast, Escócia, 03.09.1907
ex “Scotian”, (nome previsto, não utilizado), 1907-1907
ex “President Grant”, Hamburg America Line, 1907-1917
ex “President Grant”, Dept. Guerra (Exército) E.U., 1917-1921
ex “President Buchanan”, Dept. Guerra (Exército) E.U., 1921-1924
Arqueação : Tab 18.072,00 to > Tal 11.112,00 to
Comprimentos : Pp 182,58 mt > Boca 20,79 mt > Pontal 14,72
Máq.: Harland & Wolff, Belfast, 1907 > 2:Qe > 827 Nhp > 14 m/h

Navio de origem Alemã, amarrou nos Estados Unidos, devido às hostilidades da Iª Grande Guerra Mundial. Foi requisitado pelo governo Americano e convertido em transporte de tropas. Novamente requisitado pelo Exército Americano, entre 1940 e 1945, foi equipado para funcionar como navio hospital e simultaneamente para transporte de tropas. Amarrou em 1946, no final da IIª Grande Guerra Mundial. Sem necessidade de reutilização, foi vendido para demolição em São Francisco, no decorrer do ano de 1951.

nm “ George Washington “
1921 - 1941
Porto de registo : Nova Iorque, Estados Unidos

O nm " George Washington "


Construtor : Schiffswerf Vulkan A.G., Stettin, Alemanha, 06.1909
ex “George Washington”, Norddeutscher Lloyd, Brmn, 1909-1917
ex “George Washington”, Marinha dos Estados Unidos, 1917-1921
Arqueação : Tab 23.788,00 to > Tal 13.902,00 to
Comprimentos : Pp 213,09 mt > Boca 23,84 mt > Pontal 15,27 mt
Máq.: Vulkan A.G., Stettin, 1908 > 2:Qe > 2.052 Nhp > 18 m/h

Navio de origem Alemã, amarrou nos Estados Unidos, devido às hostilidades da Iª Grande Guerra Mundial. Foi requisitado pelo governo Americano e convertido em navio para transporte de tropas. Sem necessidade de utilização, amarrou em 1932. Reactivado pela Marinha Americana em 1941, mudou o nome nesse ano para “Catlin”. Ainda em 1941 recupera o nome “George Washington”, voltando a ser utilizado pelo Exército como transporte de tropas, durante a IIª Grande Guerra Mundial. Vitimado por violento incêndio no porto de Nova Iorque, em 1947, amarrou em Baltimore. Depois de novo incêndio próximo a Hawkins Point, a 16 de Janeiro de 1951, foi posteriormente demolido em Baltimore, a 13 de Fevereiro de 1951.

nm “ Leviathan “
1923 - 1938
Porto de registo : Nova Iorque, Estados Unidos

O nm " Leviathan "


Construtor : Blohm & Voss, Hamburgo, Alemanha, 29.04.1914
ex “Vaterland”, Hamburg America Line, Hamburgo, 1914-1917
ex “Vaterland”, Marinha dos Estados Unidos, 1917-1923
Arqueação : Tab 54.282,00 to > Tal 23.548,00 to
Comprimentos : Pp 276,64 mt > Boca 30,57 mt > Pontal 17,74 mt
Máq.: Blohm & Voss, Hamburgo, 1914 > 4:Tv > 25,5 m/h

Este paquete foi no seu tempo o maior navio do mundo, qual santuário em pleno centro de Nova Iorque, depois de requisitado pelo governo Americano, a 4 de Abril de 1917, aquando da sua 4ª viagem redonda pelo Atlântico. “Leviathan” foi o nome escolhido para substituir o original “Vaterland”, segundo e o melhor de três paquetes gigantes, encomendados pela Hamburg America Line, num período ligeiramente anterior ao início das hostilidades na Iª Grande Guerra Mundial. O primeiro, o “Imperator”, mais tarde “Berengaria” ao serviço da Cunard e o último, que supostamente se iria chamar “Bismarck”, foi completado em 1922 como “Majestic” e entregue à White Star Line, ambos em companhias sediadas em Londres.
Requisitado pelo governo Americano, foi inevitavelmente utilizado para efectuar o transporte de tropas. Apenas em 1922 foi completamente preparado para operar no serviço comercial, realizando a 1ª viagem com partida de Nova Iorque a 4 de Julho de 1923 com destino a Southampton, na Inglaterra, que viria a ser o seu principal terminal na Europa, com eventuais escalas em Cherbourg e Plymouth, nas viagens de regresso. O grande tamanho do navio provou ser inadequado comercialmente, pois como somente conseguia transportar metade do total da sua capacidade, daí resultava um prejuízo sistemático na ordem dos 80.000 dólares por viagem. Por esse motivo, o “elefante branco”, como ficou conhecido, esteve mais tempo amarrado do que a navegar. Apesar de ter sido colocado à venda em 1931, manteve-se a navegar tendo ainda concretizado 5 viagens redondas, em 1937, entre Junho e 14 de Setembro, data da chegada a Nova Iorque, para amarrar em definitivo. Em Dezembro desse ano, cruzou pela última vez o Atlântico, com destino à Escócia, sendo demolido em Rosyth, a partir de 14 de Fevereiro de 1938.

1 comentário:

lc disse...

muito interessante este blog