segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Os meus postais de navios...


…da S.G.T.M.
Société Générale de Transports Maritimes a Vapeur
Marselha, França
(na rota dos portos da Argélia, Nova Orleans, Golfo do México
e América do Sul)
(IIa Parte)

nm “ Gouverneur-Général Laferrière “
1923 – 1935
Porto de registo : Le Havre, França

O nm " Gouverneur-Général Laferrière "

Cttor.: Forg. & Chantiers de la Medit., Le Havre, França, 11.1923
Arqueação : Tab 3.453,00 to > Tal 1.728,00 to
Comprimentos : Pp 105,00 mt > Boca 13,56 mt > Pontal 6,64 mt
Máq.: Forg & Chantiers Medit., Le Havre, 1923 > 2:Tv > 18 m/h

Vendido a A. Klaguine, de Marselha, em 1935, manteve o registo com as mesmas características. Afundado pela tripulação no porto de Oran, por imperativo de natureza militar, a 9 de Novembro de 1942.

nm “ Florida “
1926 – 1955
Porto de registo : Le Havre, França

O nm " Florida "

Cttor.: Atel. & Chantiers de la Loire, St. Nazaire, França, 09.1926
Arqueação : Tab 9.331,00 to > Tal 5.515,00 to
Comprimentos : Pp 142,92 mt > Boca 18,47 mt > Pontal 9,63 mt
Máq.: Atel. & Chantiers Loire, St. Nazaire, 1926 > 2:Tv > 15 m/h

Afundado por motivo de raid aéreo Alemão, sobre o porto de Bougie, em 1942. Recuperado e reparado. Vendido à Sicula Oceânica, Itália, em 1955, mudou o nome para “Ascania“. Novamente vendido para desfazer, foi demolido em La Spezia, Itália, no 1º trimestre de 1968.

nm “ Sidi-Bel-Abbès “
1929 – 1943
Porto de registo : Marselha, França

O nm " Sidi-Bel-Abbès "

Cttor.: Swan, Hunter & W. Richardson, N'castle, Escócia, 11.1929
Arqueação : Tab 4.392,00 to > Tal 2.168,00 to
Comprimentos : Pp 112,17 mt > Boca 15,30 mt > Pontal 7.07 mt
Máq.: Parsons Marine Co. Ltd., Newcastle, 1920 > 2:Tv > 16 m/h

Torpedeado por submarino, afundou-se no Mediterrâneo, na posição 35º59’N 01º25’W, a 20 de Abril de 1943.

nm “ Campana “
1929 – 1943 e 1946 - 1955
Porto de registo : Marselha, França

O nm " Campana "

Cttor.: Swan, Hunter & W. Richardson, N'castle, Escócia, 07.1929
Arqueação : Tab 10.816,00 to > Tal 6.403,00 to
Comprimentos : Pp 155,63 mt > Boca 20,42 mt > Pontal 9,78 mt
Máq.: Parsons Marine Co. Ltd., Newcastle, 1929 > 2:Tv > 15 m/h

Capturado em Buenos Aires por ordem do Governo Argentino, em 1943, mudou o nome para “Rio Jachal”. Devolvido à companhia em 1946, continuou a navegar com o nome de origem. Vendido à Sicula Oceanica, Itália, em 1955, mudou o nome para “Irpinia”. Novamente vendido para desfazer, foi demolido em La Spezia, Itália, a 5 de Setembro de 1983.

nm “ Sidi-Okba “
1948 – 1964
Porto de registo : Marselha, França

O nm " Sidi-Okba "

Cttor.: J. Samuel White & Co. Ltd., East Cowes, Inglaterra, 05.1948
Arqueação : Tab 5.327,00 to > Tal 2.937,00 to
Comprimentos : Pp 113,37 mt > Boca 15,60 mt > Pontal 7,10 mt
Máq.: J. Samuel White & Co. Ltd., Cowes, 1948 > 1:Tv > 15,5 m/h

Vendido a Typaldos Bros., em 1964, alterou o registo para a Grécia e mudou o nome para “Mediterranean II”, entretanto substituído no decorrer do mesmo ano para “Elektra”. Vendido a G. & N. Angelakis (Solemare Shipping Co.), em 1974, transferiu o registo para o Panamá e rebaptizado “Princess Sissy”. Encalhou na posição 43º05’N 16º35’E a 7 de Janeiro de 1976. Desencalhado, manteve-se amarrado até à decisão de desmantelar, sendo demolido em Split, Croácia, a 26 de Maio de 1980.

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