quinta-feira, 2 de julho de 2009

Sacor Marítima - 2009


Interregno

Considero com confessado orgulho, ter tido o privilégio de colaborar com diversos Comandantes desta Companhia. Conheci alguns navios, notei que o equipamento para cargas e descargas estava obsoleto e em determinadas ocasiões até "zangado" e "desobediente", devido à sua constante utilização, prolongada por mais de vinte anos.
Por outro lado, reparei que, duma forma ou outra, a tripulação se desunhava para rentabilizar o trabalho, superando, com carinho familiar, a ausência de modernidade e facilidades, de que agora se desfruta nas unidades de construção recente. Mas, o melhor: ao cimo da escada de portaló dos navios visitados não esqueço o inquestionável prazer de ter sido cumprimentado na minha língua.

Face às últimas notícias, parece estar a acontecer mais um episódio do "deixa arder", porque depois de queimado, constrói-se de novo!!! Só que a febre da inércia e do desinteresse reinante pode levar ao fim duma empresa cujo serviço representa um esforço vital em termos económicos.
E se a chama da pequena lamparina, que às vezes aparece no fundo do túnel, se apaga? E se este interregno, tal como o habitual provisório, se transforma em definitivo?

Dos navios da Companhia, presença constante nos portos nacionais, recordo os cascos verdes da cor da bandeira. Ficou o mar, um imenso mar de saudades…

" GALP AVEIRO "
1990 - 2005

O "Galp Aveiro" - desenho de Luís Filipe Silva

Navio-tanque > Registo : Madeira (MAR) > Iic.: C.R.Y.F.
Construtor : Higaki Zosen K.K., Imabari, Japão, 07.1983
ex ”Malacca Express”, Square Rig Shipping, Panamá, 1983-1984
ex “Nordborg”, Square Rig Shipping S.A., Panamá, 1984-1988
ex “Margaletta”, OMS Project Dvlpmt. Ltd., Panamá, 1988-1990
Tonelagens : Tab 3.757 to > Tal 2.093 to > Porte 6.260 to
Cpmts. : Ff 102,59 mt > Pp 95,80 mt > Bc 15,50 mt > Ptl 8,10 mt
Máquina : Mitsubishi, Japão, 1983 > 1:Di > 3.350 Bhp > 13 m/h
Vendido em 2005, mudou o nome para “Aveiro”.

" GALP FARO "
1990 - 2003

O "Galp Faro" - desenho de Luís Filipe Silva

Navio-butaneiro > Registo : Madeira (MAR) > Iic.: C.S.B.Q.
Construtor : Joseph L. Meyer, Papenburg, Alemanha, 02.1982
ex ”Gaz Nordsee”, F. A. Detjen GmbH & Co., Hamburgo, 1982-1988
ex “Norgas Traveller”, Labogas VI K/S., Oslo, Noruega, 1988-1990
Tonelagens : Tab 4.899 to > Tal 2.454 to > Porte 5.990 to
Cpmts.: Ff 110,90 mt > Pp 102,01 mt > Bc 15,57 mt > Ptl 10,80 mt
Máquina : B&W, Dinamarca, 1982 > 1:Di > 5.400 Bhp > 14 m/h
Vendido em 2003, mudou o nome para “Virgen del Carmen III”.

2 comentários:

Rui Amaro disse...

Caro Reinaldo
Pois é e tens muita razão, e eu digo navios tanques arvorando as cores de Portugal precisam-se, nem que seja sob o registo internacional MAR, que pelo menos é português!
Depois de Portugal ter tido uma razoável frota de navios tanques e a maior parte bem “graúdos”, parece que ainda há para aí um de nome GALP LISBOA, fora um ou outro de tráfego portuário, se calhar para o armador não perder o direito ao seu registo como entidade armadora.
Nos primeiros anos do século XX também não havia qualquer navio-tanque, pelo que ao Douro e ao Tejo vinham os petroleiros da Socony Vacuum e da Shell, americanos, noruegueses, alemães, ingleses, dinamarqueses e lá por 1924 apareceu o mini SHELL 15, que de Lisboa vinha Porto e julgo que a outro portos secundários da costa portuguesa, depois lá apareceu o SUNFLOWER, o COIMBRA ex WANDSWORTH WORKS, este já de maior porte, o PENTEOLA, SHELL DEZASSETE, SHELL ONZE, SAM BRÁZ, MONCHIQUE, AIRE(1), GEREZ(1), MARÃO(1) e por aí fora. E é pena, até porque a frota de navios-tanques portuguesa preenchia muitos postos de trabalho e poupava-se nos fretamentos, mas os armadores assim não entendem. Deixa lá não temos navios mas vamos ter TGVÊS!
Saudações marítimo-entusiásticas
Rui Amaro

Rui Amaro disse...

Caro Reinaldo
No comentário anterior fiz referência ao navio-tanque GALP LISBOA, convencido que ainda continuava com as cores nacionais e da SACOR MARITIMA, afinal também já embarcou para novo armador de nacionalidade estrangeira. Sacor Martitima NICKLES!
Bem ainda há um, pequenino mas vistoso à Benfica, o GALP MARINE e pena é ser de construcção chinesa, é baratinha, pior é o resto!
Apesar de tudo continuamos com um naviosito-tanque e pelos vistos "Multipurpose". Vá lá, já não é mau de todo!
Saudações maritimo-entusiásticas
Rui Amaro