terça-feira, 17 de abril de 2018

Novas construções do passado!


Vasos de guerra

Navios construídos durante o governo do
sr. Visconde de Sá da Bandeira

Corveta “Bartholomeu Dias”
Desenho de Luís Filipe Silva
1.227 tons., força de 400 cavalos, construída em Inglaterra

Corveta “Sagres”
Desenho de Luís Filipe Silva
1.042 tons., força de 500 cavalos, construída em Inglaterra

Corveta “Estephania”
Desenho de Luís Filipe Silva
1.524 tons., força de 400 cavalos, construída em Inglaterra,
esperando-se que venha para o Tejo por todo o mês de Abril

Escuna “Maria Anna”
400 toneladas, força de 160 cavalos, construída em Inglaterra,
esperando-se que venha para o Tejo por todo o mês de Abril

Vapor “Zambézia”
Da força de 16 cavalos. Pequeno vapor de ferro construído em Inglaterra, destinado ao serviço do rio Zambeze, esperando-se que venha para o Tejo no mês de Abril

Barca “Martinho de Mello”
622 toneladas, construída em Nova Iorque

Escuna “Conde de Penhafirme”
Construída em Inglaterra, com destino ao serviço de pilotagem na foz do rio Tejo, esperando-se que venha para o Tejo no mês de Abril

Bote salva-vidas
Construído em Inglaterra, para serviço próprio na barra de Lisboa

Escuna “Barão de Lazarim”
Desenho de Luís Filipe Silva
200 toneladas, 50 cavalos, construída no Arsenal de Marinha,
assim como a respectiva máquina, que se acha já muito adiantada. É a primeira embarcação a vapor construída no Arsenal.

Palhabote “S. Thomé”
100 toneladas, construído no Arsenal de Marinha. Destina-se para o serviço das ilhas de S. Thomé e Príncipe.

Palhabote “Bissau”
50 toneladas, construído no Arsenal de Marinha. Destina-se para o serviço da Guiné.
(In jornal “Comércio do Porto”, sábado, 23 de Abril de 1859)

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