sexta-feira, 6 de março de 2015

Superstições!


A viagem de núpcias por mar

Entre os marinheiros ingleses existia a superstição de que havia sempre de suceder alguma desgraça, quando viajavam a bordo de qualquer navio dois noivos em viagens de núpcias.
No dia 28 de Setembro de 1892, o vapor inglês “Canadian”, saiu do porto de Nova Iorque com 257 passageiros. Entre eles achava-se um jovem diplomata e sua esposa, que faziam a viagem de núpcias, dirigindo-se a Manchester.
Depois de dois dias de navegação feliz, uma palavra imprudente deu a conhecer à tripulação que iam a bordo dois noivos. A notícia espalhou-se rapidamente, e desde o comandante ao último grumete todos tremeram, agourando uma tempestade terrível que faria naufragar irremediavelmente o vapor.
Na manhã do dia 3 de Outubro, nuvens espessas cobriram o horizonte. O comandante olhou com inquietação em volta dele, e conferenciou apressadamente com o oficial imediato.
Entretanto, os marinheiros tiveram um secreto conciliábulo, resolvendo deitar ao mar os recém-casados, a fim de se livrarem do perigo que julgavam iminente.
Então o comandante, sobrepondo os sentimentos de humanidade à sua própria superstição, defendeu com o revólver na mão os jovens esposos, fazendo-os vigiar por alguns homens da sua confiança e pondo a ferros doze dos revoltosos mais inconformados.
A tempestade não se desencadeou, chegando o vapor ao seu destino sem outro incidente. Daí resultou que, por motivos óbvios, os amotinados foram entregues aos tribunais. Quanto aos noivos, por bem felizes se deram, quando se viram livres de tão angustiante aventura.
(In jornal “Comércio do Porto”, sexta, 4 de Novembro de 1892)

O vapor inglês "Canadian" da Allan Line
Imagem Photoship.Uk

O navio a que se refere a notícia e que supomos possa ser o que se encontra reproduzido na imagem, eventualmente sob o comando do capitão Dunlop, segundo documentos da época, é provavelmente, por exclusão de partes, o seguinte:
s.s.”Canadian”
Armador: Allan Line, Liverpool, Inglaterra
Nº. Oficial: ? - Iic: W.R.M.Q. - Porto de registo: Liverpool
Construtor:?, Montereal, Canadá, 1872
Arqueação: Tab 2.911 tons - Tal 1.872 tons
Dimensões: Pp 106,65 mts - Boca 10,85 mts - Pontal 7,65 mts
Em função do caso tratar de uma história sobre marítimos e as suas superstições, optamos por omitir outros detalhes ou pormenores relativos ao navio, irrelevantes nestas circunstâncias.

Sem comentários: