quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Leituras


Os melhores livros temáticos de 2012

Não me cabe continuar a recomendar o acompanhamento diário do blog, todavia saibam que me sinto extremamente agradecido a todos, por me terem permitido ultrapassar largamente o conceito e os objetivos alcançados até agora. Principalmente porque se cumpriu por estes dias o 4º aniversário do Navios & Navegadores e sinto que ainda existe muito material para pesquisar, a justificar plenamente a sua divulgação.
Foi minha intenção nestes primeiros quatro anos do N&N, tentar fazer do blog uma biblioteca virtual em miniatura, onde todas as pessoas, directa ou indirectamente interessadas e que eventualmente pudessem ter vínculos à marinha mercante e à pesca longínqua, lograssem encontrar informações, que de alguma forma colaborasse através da imagem encontrar um ou outro navio, onde trabalharam ou viajaram, ou até mesmo descobrir referência a algum dos seus antepassados.
E como proposto previamente quero chamar a atenção para dois livros, ambos publicados no decorrer do ano que agora termina e cuja leitura recomendamos, pela excelência dos textos e pelo extraordinário interesse que a sua leitura desperta.



São obviamente dois livros de análise a duas áreas distintas; as companhias, o estado, os navios, a construção, o interesse económico para Portugal que teve o transporte das ramas de petróleo, as pessoas e as viagens. Tudo visto e apreciado pela visão conhecedora e critica do cap. Joaquim Ferreira da Silva. Sou de opinião que a publicação de um livro destes, em qualquer país do norte da Europa, seria por direito próprio um «best seller».
E acho que posso repetir-me quanto ao trabalho da jornalista Mónica Bello, que a partir da colaboração dum leque de pessoas cientificamente qualificadas para o efeito, relata apontamentos sobre um conjunto de naufrágios, no litoral do continente, nas ilhas adjacentes e no estrangeiro, mostrando imagens do mundo submerso onde habitam caravelas, naus e navios, do glorioso percurso marítimo navegado pelos portugueses ao redor do mundo. E muito mais...

Sem comentários: