quarta-feira, 20 de abril de 2011

Pesca do bacalhau


Lisboa, resultados da campanha de 1913

A notícia publicada no jornal "O Comércio do Porto", de 5 de Fevereiro de 1914, ajuda a compreender a enorme margem evolutiva da pesca do bacalhau no país, porquanto já se encontravam disponíveis neste período 41 unidades, de pequeno e médio porte. Espelha igualmente a capacidade nacional em recuperar do atraso de varias décadas, se mais uma vez recordar, que a actividade foi apenas liberalizada em 1902.

A notícia em causa

Relativamente aos navios de Lisboa, que foram e vieram a ser empregues na pesca, constato a existência de 16 embarcações. Partindo do princípio que a informação é fidedigna, devo concluir que unidades como o arrastão "Elite", poderia já estar amarrado algures à espera de comprador. Outros navios da Parceria Geral de Pescarias, tais como os lugres "Argus" e "Hortense", em função do limitado número de tripulantes embarcados e da mesma forma os restantes, só posso especular que pudessem estar colocados no serviço comercial e muito provavelmente a situação ter-se-à repetido em 1914, em função do decréscimo de peixe capturado. Abaixo segue a lista dos navios, que acredito tenham estado presentes nessa campanha.

Palhabote “Açor”
1903-1917
Parceria Portuguesa de Pescarias
Nº Oficial: 408-B - Iic.: H.B.K.T. - Porto de registo: Lisboa
Construtor: António Dias dos Santos, Fão, 1891
ex “D. Theresa”, J. José da Encarnação, Porto, 1891-1903
Arqueação: Tab 182,82 tons - Tal 173,08 tons
Dimensões: Pp 31,79 mts - Boca 7,94 mts - Pontal 3,30 mts
Propulsão: À vela
Equipagem: 29 tripulantes
Afundado por submarino alemão com carga explosiva, ao largo do Cabo de S. Vicente, em 16 de Agosto de 1917.

Escuna “Creoula”
1909-1936
Parceria Geral de Pescarias

A escuna "Creoula"
Imagem de autor desconhecido

Nº Oficial: 404-A - Iic.: H.G.P.J. - Porto de registo: Lisboa
Construtor: -??-, Brixham, Inglaterra,1862 (reconst. 1895)
ex “Hydrantha”, Aikaim Mayer, Inglaterra, 1862-1886
ex “Creoula”, Victorino Augusto d’Oliveira, 1886-1895
ex “Creoula”, Guilherme Silva Spratley e outros, 1895-1909
Arqueação: Tab 151,85 tons - Tal 144,26 tons
Dimensões: Pp 30,51 mts - Boca 7,00 mts - Pontal 3,70 mts
Propulsão: À vela
Equipagem: 25 tripulantes
Supostamente demolida em Lisboa, durante o ano de 1936.

Lugre “Gamo”
1891-1918
Parceria Geral de Pescarias
Nº Oficial: 491 - Iic.: H.J.M.K. - Porto de registo: Lisboa
Construtor: -??-, Inglaterra, 1874
ex “Reindeer”, -??-, Inglaterra, 1874-1885
ex “Gamo”, Bensaúde & Cª., Horta, 1885-1891
Arqueação: Tab 315,09 tons - Tal 300,01 tons
Dimensões: Pp 38,90 mts - Boca 7,77 mts - Pontal 4,04 mts
Propulsão: À vela
Equipagem: 42 tripulantes
Afundado por submarino alemão com carga explosiva, durante a pesca nos bancos da Terra Nova, a 31 de Agosto de 1918.

Lugre “Gazela”
1891-1969
Parceria Geral de Pescarias
Nº Oficial: 375-B - Iic.: H.G.V.Q. - Porto de registo: Lisboa
Construtor: -??-, Southampton, Inglaterra, 1837
ex “Gaselle”, -??-, Inglaterra, 1837-1874
ex “Gaselle”, Bensaúde & Cª., Horta/ Lisboa, 1874-1891
Arqueação: Tab 325,48 tons - Tal 309,21 tons
Dimensões: Pp 41,70 mts - Boca 8,22 mts - Pontal 5,12 mts
Propulsão: À vela
Equipagem: 46 tripulantes
Vendido ao Museu Marítimo de Filadélfia em 1969.

Lugre “Labrador”
1902-1916
Parceria Geral de Pescarias
Nº Oficial: 490 - Iic.: H.G.W.V. - Porto de registo: Lisboa
Construtor: -??-, Inglaterra
Arqueação: Tab 216,04 tons - Tal 205,06 tons
Dimensões: Pp 31,78 mts - Boca 7,28 mts - Pontal 3,90 mts
Propulsão: À vela
Equipagem: 32 tripulantes
Vendido a António P. da Costa, Lda., de Lisboa, em 1916, mudou o nome para “Sado”. Afundado por submarino alemão com carga explosiva, ao largo do Cabo Sardão, em 14 de Novembro de 1917.

Lugre “Náutico”
1902-1917
António Marques de Freitas, Lisboa
Nº Oficial: 401-B - Iic.: H.D.P.R. - Porto de registo: Lisboa
Construtor: José Maria Bolais Mónica, Gafanha. 20.08.1899
ex “Nazareth”, José Maria Bolais Mónica, Aveiro, 1899-1902
Arqueação: Tab 186,83 tons - Tal 177,49 tons
Dimensões: Pp 32,17 mts - Boca 8,70 mts - Pontal 3,40 mts
Propulsão: À vela
Equipagem: 30 tripulantes
Vendido a Augusto Rego, Lda., de Lisboa, em 1917. Eventualmente demolido em 1935.

Lugre “Nautilus”
1906-1918
Sociedade Nacional de Pesca, Lda.
Nº Oficial: 471-B - Iic.: H.K.B.P. - Porto de registo: Lisboa
Construtor: António Dias dos Santos, Caminha, 01.1907
Arqueação: Tab 341,61 tons - Tal 324,53 tons
Dimensões: Pp 39,66 mts - Boca 9,35 mts - Pontal 3,95 mts
Propulsão: À vela
Equipagem: 36 tripulantes
Sem rasto após 1918.

Patacho “Neptuno”
1897-1937
Parceria Geral de Pescarias
Nº Oficial: 485 - Iic.: H.D.K.W. - Porto de registo: Lisboa
Construtor: Rodrigues, Vila do Conde, 1873 (reconst. 1896)
ex “Victor”, José A. dos Santos e outros, Lisboa, 1873-1885
ex “Neptuno”, Manoel d’Avelar e outros, Lisboa, 1885-1889
ex “Neptuno”, Bensaúde & Cª., Lisboa, 1889-1897
Arqueação: Tab 191,71 tons - Tal 172,63 tons
Dimensões: Pp 34,80 mts - Boca 7,77 mts - Pontal 3,19 mts
Propulsão: À vela
Equipagem: 30 tripulantes
Vendido à empresa Pesca de Portugal, de Aveiro em 1937, mudou o nome para “Neptuno II”. Por motivo de encalhe à entrada da barra de Aveiro, foi considerado irrecuperável em 1948.

Patacho “Social”
1902-1918
Parceria Geral de Pescarias
Nº Oficial: 486 - Iic.: H.G.K.J. - Porto de registo: Lisboa
Construtor: -??-, S. Martinho do Porto, 1876
ex “Luso”, -??-, Lisboa, 1876-1902
Arqueação: Tab 187,61 tons - Tal 178,23 tons
Dimensões: Pp 26,82 mts - Boca 7,40 mts - Pontal mts
Propulsão: À vela
Equipagem: 30 tripulantes
Não consta na lista de 1918. Sem rasto.

Lugre “Terra Nova”
1912-1917
Parceria Portuguesa de Pescarias, Lisboa
Nº Oficial: 386-C - Iic.: H.J.S.W. - Porto de registo: Lisboa
Construtor: -??-, Arendal, Noruega, 1876
ex “ -?? -, Noruega, 1876-1912
Arqueação: Tab 294,52 tons - Tal 241,66 tons
Dimensões: Pp 38,60 mts - Boca 8,88 mts - Pontal 3,88 mts
Propulsão: À vela
Equipagem: 35 tripulantes
Vendido à Sociedade “A Marítima”, de Lisboa, em 1917. Afundado por submarino alemão com carga explosiva, ao largo de Aveiro, em 17 de Agosto de 1917.

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