segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Pesca do Bacalhau - Um lugre Algarvio


Companhia de Pesca “A Fuzeta”
Olhão

Esta companhia com gerência dos Armazéns Zacarias Mendes Correia, foi proprietária de dois lugres, um deles a operar no serviço de cabotagem, com o nome “Senhora de Monserrate” e o outro armado para pescar nos bancos da Terra Nova. Esse navio esteve presente nalgumas campanhas entre 1921 e 1929, seguramente utilizando excelentes e consagrados pescadores locais. Segundo Mário Moutinho, no livro “História da pesca do bacalhau”, diz supor que o navio tenha ficado encalhado durante muitos anos na praia da Fuzeta, podendo por esse facto ter causado a sua destruição, especulação que resulta do facto do lugre não voltar a ser referido nas listas de navios nacionais.

Lugre “ Senhora do Carmo “

Nº Oficial : A-719 > Iic.: H.S.E.C. > Porto de Registo : Olhão
Cttor.: Gomes & Cª., Ovar, 1919
Tonelagens : Tab 211,54 to > Tal 200,97 to
Cpmts.: Pp 35,01 mt > Boca 8,35 mt > Pontal 3,75 mt
Máquina : Não tinha motor auxiliar

Na última campanha de pesca que decorreu de Maio a Outubro de 1929, o lugre navegou com 39 tripulantes, tendo utilizado 36 canoas. O navio e os dóries estavam orçados num valor próximo dos 318 mil escudos. Foram utilizados 300 aparelhos de pesca (linhas e anzóis) orçados em 25 mil escudos. Com este equipamento pescou cerca de 1.285 quintais de pescado, tendo ainda conseguido 2.500 kgs. de óleo de fígado de bacalhau. A venda do peixe e do óleo renderam aos proprietários um total estimado na ordem dos 159 mil escudos.

2 comentários:

fangueiro.antonio disse...

Boa noite Sr. Reinaldo.

Sabe por acaso qual foi o destino do arrastão bacalhoeiro "David Melgueiro"? Sabe se ainda existe?

Cumprimentos,
www.caxinas-a-freguesia.blogs.sapo.pt

reimar disse...

Caro amigo Fangueiro,

Diz o amigo Rui Amaro que o navio entrou em Vigo a 18.02.1992 para demolição. E se ele diz deve ser verdade. O que falta encontrar é a prova fisica da existência do navegador David Melgueiro. Acho que todos sabemos da extraordinária viagem do Japão até ao Porto entre 1660 e 1662, através do circulo polar artico. Mas provar que ele existiu mesmo, isso ainda não consegui descobrir. Apesar de supostamente ter nascido e morrido no Porto.
Um grande abraço, Reimar