O navio alemão “Barbara”
Entrou ontem (18.10.1927) em Leixões, vindo de Hamburgo, o vapor alemão “Barbara”, que é o primeiro navio munido do sistema de navegação inventado por Fletner que escala o porto. No que consiste este sistema, realmente admirável não só pelo espírito de concepção do seu inventor, como ainda pelos esplêndidos resultados práticos que vem dando, justificando a imediata publicação, logo que a notícia do invento foi posta a correr pelo mundo.
O “Barbara” é um vapor de modelo standard, para o transporte de carga e passageiros, movido por dois motores a óleo que o fazem navegar a uma velocidade de 10 milhas por hora. Posto em acção o invento de Fletner, o vapor pode alcançar as 14 milhas sem que para isso necessite de despender novas energias, visto que o reforço – base primária do invento – é produzido por um pequeno motor eléctrico accionado pelo vento que é captado pelas três torres durante o seu movimento, que é circular e permanente.
Como se depreende, a economia que este sistema produz é grande, pelo que o invento deve ter um largo futuro na navegação marítima.
O navio "Barbara" no porto de Hamburgo
Imagem Photoship.Uk
Identificação do navio “Barbara”
Imagem Photoship.Uk
Identificação do navio “Barbara”
Armador: Governo Alemão sob operação de Rob M. Sloman Jr., Hamburgo, 1926-1933
Construtor: A.G. Weser, Bremen, Alemanha, 07.1926
dp “Birkenau”, Bugsier-, Reederei A.G., Hamburgo, 1933-1947
dp “Else Skou”, D/S Ove Skou A/S, Copenhaga, 1947-1963
dp “Fotis P”, F. Petropoulakos Bros., Piréu, Grécia, 1963-1967
dp “Star of Riyadh”, Orri Lines, Jeddah, A. Saudita, 1967-1978
Arqueação: Tab 2.077,00 tons - Tal 1.028,00 tons
Dimensões: Ff 89,70 mt - Pp 86,75 mt - Bc 13,23 mt - Ptl 5,10 mt
Propulsão: A.G. Weser, 1:Di - 12:Ci - 235 Nhp - 10 m/h
O sistema de propulsão Fletner foi mantido e utilizado até 1933, a partir de quando utilizou apenas o motor convencional diesel instalado a bordo. Remotorizado em 1948.
O navio foi afundado ao largo de Jeddah, em Agosto de 1978
O “Barbara” demorou de Hamburgo a Portugal, 4 dias, tendo feito sempre boa viagem, com os resultados mais satisfatórios. Pertence à companhia Rob M. Sloman Jr., de Hamburgo, que já possuiu outros navios a utilizar este sistema e se acha, segundo opinião do consignatário do navio no porto, o sr. Burmester, absolutamente satisfeita com os resultados obtidos até à data.
Os navios munidos do sistema Fletner andam, todavia, ainda em experiência, pois que o seu inventor espera conseguir tornar a navegação, por aquele processo, bastante mais económica.
(In jornal “Comércio do Porto”, 19 de Outubro de 1927)
Comentário: Quem diria que esta fantástica e inovadora descoberta do século XXI, já conta quase 75 anos de utilização, interrompida por algum tempo, eventualmente por não ser fiável, como agora se admite. O conceito, actualmente como outrora, indica a mesma preocupação em evitar despesismo, poupar combustível, porque era caro. Porém, há sempre alguém que por força das circunstâncias tem presente, que o dinheiro, hoje e mais do que antes, nunca foi barato.
Construtor: A.G. Weser, Bremen, Alemanha, 07.1926
dp “Birkenau”, Bugsier-, Reederei A.G., Hamburgo, 1933-1947
dp “Else Skou”, D/S Ove Skou A/S, Copenhaga, 1947-1963
dp “Fotis P”, F. Petropoulakos Bros., Piréu, Grécia, 1963-1967
dp “Star of Riyadh”, Orri Lines, Jeddah, A. Saudita, 1967-1978
Arqueação: Tab 2.077,00 tons - Tal 1.028,00 tons
Dimensões: Ff 89,70 mt - Pp 86,75 mt - Bc 13,23 mt - Ptl 5,10 mt
Propulsão: A.G. Weser, 1:Di - 12:Ci - 235 Nhp - 10 m/h
O sistema de propulsão Fletner foi mantido e utilizado até 1933, a partir de quando utilizou apenas o motor convencional diesel instalado a bordo. Remotorizado em 1948.
O navio foi afundado ao largo de Jeddah, em Agosto de 1978
O “Barbara” demorou de Hamburgo a Portugal, 4 dias, tendo feito sempre boa viagem, com os resultados mais satisfatórios. Pertence à companhia Rob M. Sloman Jr., de Hamburgo, que já possuiu outros navios a utilizar este sistema e se acha, segundo opinião do consignatário do navio no porto, o sr. Burmester, absolutamente satisfeita com os resultados obtidos até à data.
Os navios munidos do sistema Fletner andam, todavia, ainda em experiência, pois que o seu inventor espera conseguir tornar a navegação, por aquele processo, bastante mais económica.
(In jornal “Comércio do Porto”, 19 de Outubro de 1927)
Comentário: Quem diria que esta fantástica e inovadora descoberta do século XXI, já conta quase 75 anos de utilização, interrompida por algum tempo, eventualmente por não ser fiável, como agora se admite. O conceito, actualmente como outrora, indica a mesma preocupação em evitar despesismo, poupar combustível, porque era caro. Porém, há sempre alguém que por força das circunstâncias tem presente, que o dinheiro, hoje e mais do que antes, nunca foi barato.
1 comentário:
O piloto que conduziu de entrada o esqupsito navio foi o meu pai.
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