segunda-feira, 12 de setembro de 2011

História trágico-marítima (XL)


A lista de navios nacionais afundados
pelos submarinos alemães em 1918


Como referi anteriormente, creio não existir a relação oficial de navios destruídos pelos submarinos alemães, como admito não estar igualmente disponível a lista relacionada com os acidentes marítimos dos navios nacionais e estrangeiros ocorridos nesse mesmo ano. Idêntico receio, faz-me admitir que essa lacuna se estende até ao ano de 1923, pelo que com alguma perseverança, consegui os elementos nela mencionados, que gostosamente partilho com os interessados, nesta área de pesquisa.
Como podem verificar, existe falta de detalhes no que respeita aos nºs oficiais, indicativos internacionais de chamada, portos de registo e as respectivas tonelagens, com especial destaque para os navios “Maria José”, “Libertador” e “Augusto Castilho”, sendo que para os dois primeiros, não encontrei correspondência na documentação consultada.
Agradeço antecipadamente toda e qualquer troca de informação, que possibilite coligir dados para completar o quadro, no interesse de todos os utilizadores do blog. Muito obrigado.

5 comentários:

Tiago Neves disse...

Não sei se já viu este site bastante completo:

http://www.uboat.net/wwi/ships_hit/search.php

Agora basta escolher apenas o país como Portugal, e efectuar a pesquisa, sem mais dados, para aparecerem todos os navios portugueses.

Na pesquisa apenas coloquei os navios afundados na Primeira Guerra Mundial, que segundo o site são cerca de 100. Também existe o mesmo tipo de pesquisa para a 2º Grande Guerra.

Como gosto bastante do tema dos Submarinos, costumo passar algum tempo nesse site.

Espero ter ajudado!

Cumprimentos,
Tiago Neves.
www.roda-do-leme.com

Laurus nobilis disse...

Não sabia que tinham sido tantos...

Luis Filipe Morazzo disse...

Caro Reimar

Poderei dar uma pequena ajuda em relação aos navios nacionais e estrangeiros perdidos em 1918 por simples acidente, mas todos na costa portuguesa. Paço a citar:

10-01-18 O lugre Inglês “David Mori” encalhou à entrada do Tejo

27-01-18 O vapor Alemão “German” afundou-se ao largo da costa, toda a tripulação foi salva pela lancha “Senhora da Conceição”

3-5-18 O vapor Grego “Atmaia” perde-se em Esposende

18-10-18 O iate Português “Tricana” com uma tonelagem bruta 153 ton., construído em 1918 e pertencente ao armador Damas & Oliveira. Perde-se no mar da Figueira em viagem para Viana.

3-12-18 O lugre Inglês “Success” de 226 toneladas brutas, construído em 1900 e pertencente a W.McPherson. Naufragou nas imediações da praia de Angeiras em viagem da Terra Nova com bacalhau.

Saudações marinheiras
Luis Filipe Morazzo

reimar disse...

Caros amigos,
Bom dia e muito obrigado, pelas informações e comentários.

- Tiago, o sítio é conhecido e foi consultado em conformidade.
- Laurus Nobilis, foram realmente muitos navios metidos a pique pelos alemães e alguns outros foram danificados, uns voltando a navegar, outros não. Os números oficiais apontam para uma dezena em 1916, cerca de 50 em 1917 e aproximadamente 40 em 1918, revelam um valor total próximo à centena.
- Sr. Eng. Morazzo, digo-lhe com muito gosto "bingo...". Se puder contactar-me por mail, poderei dar-lhe outras indicações de naufrágios, ainda em 1918.

Muitos cumprimentos,
Reinaldo Delgado

antonio disse...

gapasso muito tempo a pesquisar o tema - barcos afundados -. Em Sagres, conheço locais onde se afundaram alguns barcos, durante as Guerras Mundiais. Vou partilhar convosco a informaçao.

antonio