domingo, 19 de setembro de 2010

Navios da frota costeira do Brasil (4)


Companhia Nacional de Navegação Costeira
1891 - 1965
Operadores : Irmãos Lage
Avenida Rodrigues Alves, 303, Rio de Janeiro

navio ITABERÁ
1916-1964
Construtor : Ailsa Ship Building Co. Ltd., Troon, Escócia, 11.1916
Arqueação : Tab 2.162,00 tons - 1.201,00 tons
Dimensões : Pp 87,72 mts - Boca 13,17 mts - Pontal 5,36 mts
Máq.: Ailsa, Ltd., Troon, 1916 - 1:Te - 3:Ci - 304 Nhp - 12 m/h
Vendido para demolir no Brasil, em 1964.

navio ITAMARACÁ
(Veleiro motorizado em 1910)
1917-1961
Construtor : C.J. Bigger Co., Londonderry, Irlanda, 09.1891
ex barca “Parkdale”, J.H. Iredale & Co., Londonderry, 1891-1916
Arqueação : Tab 1.480,00 tons - Tal 1.383,00 tons
Dimensões : Pp 75,90 mts - Boca 11,43 mts - Pontal 6,61 mts
Máq.: Sulzer Brothers, Suíça, 1910 - 1:Te - 8:Ci - 98 Nhp - 9 m/h
O navio foi completamente renovado à chegada ao Rio de Janeiro, em 1916, ocasião em que substituiu o motor instalado pela máquina Sulzer, importada para o efeito. Entrou ao serviço em 1917 e foi desactivado em 1926. Regressa ao serviço comercial em 1931, tendo muito provavelmente efectuado a última viagem durante o ano de 1950. Amarrou no Rio até ser vendido para demolir a 9 de Outubro de 1961.

navio ITAQUATIÁ
1920-1965
Construtor : Estaleiros Irmãos Lage, Rio de Janeiro, 04.1920
Arqueação : Tab 2.162,00 tons - Tal 1.250,00 tons
Dimensões : Pp 87,78 mts - Boca 13,17 mts - Pontal 5,36 mts
Máq. : Ailsa, Ltd., Troon, 1920 - 2:Te - 6:Ci - 304 Nhp - 12 m/h
Vendido para demolir no Rio de Janeiro a 6 de Outubro de 1961.

navio BIGUA
1921-1963
Cttor.: Murdoch & Murray, Ltd., Port Glasgow, Escócia, 06.1912
ex “Mosqueiro”, Mosqueiro & Soure, Rio de Janeiro, 1912-1921
Arqueação : Tab 486,00 tons - Tal 231,00 tons
Dimensões : Pp 54,89 mts - Boca 9,48 mts - Pontal 3,51 mts
Máq. : J.G. Kincaid & Co., 1912 - 2:Te - 6:Ci - 215 Nhp - 11 m/h
Sem rasto após Dezembro de 1963. Eventualmente demolido.

navio ITAGUASSÚ
1923-1965

Foto © do Cap. Carlos Eugénio Dufriche
Colecção de Nelson Carrera, Santos, Brasil

Construtor : Estaleiros Irmãos Lage, Rio de Janeiro, 05.1923
Arqueação : Tab 1.928,00 tons - Tal 1.146,00 tons
Dimensões : Pp 87,78 mts - Boca 13,17 mts - Pontal 5,30 mts
Máq. : Sulzer, Winterthur, 1923 - 2:Di - 8:Ci - 310 Bhp - 8 m/h
Vendido para demolir no Brasil durante o ano de 1965.

navio ITAIMBÉ
1927-1962
Construtor : Chantiers de Normandie, Rouen, França, 03.1927
Arqueação : Tab 4.993,00 tons - Tal 2.941,00 tons
Dimensões : Pp 113,90 mts - Boca 15,39 mts - Pontal 7,41 mts
Máq. : Chant. de St. Nazaire, 1927 - 2:Te - 3:Ci - 625 Nhp - 14 m/h
Vendido para demolir no Rio de Janeiro a 01.01.1962

navio ITAPÉ
1927-1962

Foto © do Cap. Carlos Eugénio Dufriche
Colecção de Nelson Carrera, Santos, Brasil

Cttor .: W. Beardmore & Co. Ltd., Glasgow, Escócia, 02.11.1927
Arqueação : Tab 4.978,00 tons - Tal 3.077,00 tons
Dimensões : Pp 113,08 mts - Boca 15,91 mts - Pontal 7,47 mts
Máq. : Beardmore, Glsgw, 1927 - 2:Di - 12:Ci - 785 Bhp - 14 m/h
Vendido para demolir no Rio de Janeiro a 1 de Dezembro de 1962.

navio ITAPAGÉ
1927-1943
Construtor : Chantiers de Normandie, Rouen, França, 11.1927
Arqueação : Tab 4.998,00 tons - Tal 3.012,00 tons
Dimensões : Pp 113,26 mts - Boca 15,88 mts - Pontal 7,41 mts
Máq. : Chant. Penhoet, 1927 - 2:Di - 12:Ci - 714 Bhp - 14 m/h
Torpedeado e afundado por submarino Alemão na posição 10º10’S 35º45’W em 26 de Setembro de 1943

navio ITANAGÉ
1928-1969
Cttor.: W. Beardmore & Co. Ltd., Glasgow, Escócia, 18.04.1928
Arqueação : Tab 4.966,00 tons - Tal 3.055,00 tons
Dimensões : Pp 113,05 mts - Boca 15,91 mts - Pontal 7,47 mts
Máq. : Beardmore, Glasgow, 1928 - 2:Di - 12:Ci - 785 Bhp - 14 m/h
Vendido para demolir no Rio de Janeiro em Julho de 1969.

navio ITAHITÉ
1928-1965
Construtor : Chantiers de Normandie, Rouen, França, 09.1928
Arqueação : Tab 4.998,00 tons - Tal 3.012,00 tons
Dimensões : Pp 113,20 mts - Boca 15,88 mts - Pontal 7,41 mts
Máq. : Chant. de St. Nazaire, 1928 - 2:Te - 6:Ci - 625 Nhp - 14 m/h
Vendido para demolir no Rio de Janeiro a 30.08.1965

navio ITAQUICÉ
1928-1961
Cttor.: W. Beardmore & Co. Ltd., Glasgow, Escócia, 31.01.1928
Arqueação : Tab 4.969,00 tons - Tal 3.062,00 tons
Dimensões : Pp 113,08 mts - Boca 15,91 mts - Pontal 7,47 mts
Máq. : Beardmore, Glasgow, 1927 - 2:Di - 12:Ci - 785 Bhp - 14 m/h
Vitimado por incêndio a bordo em Porto Alegre, em 5 de Setembro de 1950, enquanto recebia combustível líquido. Rebocado para o Rio de Janeiro foi abandonado. A decadência nos transportes marítimos costeiros, provocada pelo desenvolvimento da rede rodoviária e o aumento dos transportes terrestres, facto seguido em paralelo à estatização da rede ferroviária (que factores de ordem económica, levaram ao desinteresse no seu desenvolvimento), durante os anos 40 e 50 do século passado, condenaram o navio à venda para demolir no Rio de Janeiro a 30 de Novembro de 1961.

(Continua)

6 comentários:

Toni Sorcan disse...

Veleiro motorizado „Itamaracá“

Emigrei em 1954 para Itajaí. Ainda naquela época o navio atracava neste porto.
Havia até uma crença que, sempre que ele atracasse, choveria.

Abraço
Toni

Unknown disse...

Entre os 5 e 10 anos de idade, viajei três vezes no Itaimbé, fazendo Rio de Janeiro - Natal, Rio - Maceió e Maceió - Rio. Foram viagens inesquecíveis para uma criança, conheci Salvador, Maceió e Recife que eram as escalas na viagem Rio - Natal. Pena que a memória da época dos Itas e também do Lloyd Brasileiro seja tão pouco explorada e as testemunhas dessa era estão diminuindo... Parabéns pelo trabalho.
Diomedes Torres

Felipe disse...

O Itamaracá em 1953 ainda atracava em Itajaí, conforme informação do filho do chefe de carpintaria naval - José Teodoro, Sr Antônio Teodoro.

Unknown disse...

Estou muito emocionada pois ao entrar neste site relembrei os nomes do navio em que viajei para S.Paulo criança onde foram tres viajem, e os navios foram ITAITÉ,ITANAGÉ E ITAQUATIÁ , gostaria se possivel ver as fotos desses navio.

Raul Ferreira Bártholo disse...

Em 1950 eu tinha 9 anos, e fiz a viagem do Rio de Janeiro até Porto Alegre. Foi uma viagem maravilhosa para mim. Inesquecível!!

E encontro aqui o meu Itaimbé!!

Obrigado por trazer os dados desse "navio" tão importante para mim!!!

Unknown disse...

Em 1958, eu tinha 3 anos mas tenho a lembrança de uma viagem que fiz a Recife no Itaité. Apesar da pouca idade,lembro de momentos muito bons.