quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Navios da frota costeira do Brasil (1)


O Brasil celebrou recentemente mais um aniversário sobre a data da independência, que se a memória não me atraiçoa, teve lugar no passado dia 7 deste mês. Para prestigiar o acontecimento, ocorreu-me dedicar algum tempo a uma das grandes empresas marítimas do país, a Companhia Nacional de Navegação Costeira, que por coincidência foi fundada por emigrantes portugueses; os irmãos Lage. Na oportunidade, devo igualmente salientar da importância na colaboração para esta pesquisa, dum novo companheiro e velho colega de profissão, que zela com enorme carinho e infindável interesse o conhecimento e a divulgação das histórias do mar, dos navios e das suas navegações. Também ele filho de emigrantes portugueses, o Nelson Carrera, Santista dos sete costados, divide paixões entre as frotas de ambos os países. Daqui lhe envio um abraço de amizade e agradecimento, do tamanho do Atlântico, que nos une e que nos separa.

Companhia Nacional de Navegação Costeira
Navios da propriedade dos Irmãos Lage
Avenida Rodrigues Alves, 303, Rio de Janeiro

navio ITABIRA
1891-1924
Construtor : Scott & Co., Greenock, Escócia, 1888
ex “Cabral”, Megaw & Norton, Rio de Janeiro, 1888-1891
Arqueação : Tab 753,00 tons - Tal 467,00 tons
Comprimentos : Pp 70,44 mts - Boca 10,09 mts - Pontal 3,90 mts
Máq.: Scott & Co., 1888 - 1:Te - 3:Ci - 101 Nhp - 9 m/h
Sem rasto após 1924. Eventualmente vendido para demolir.

navio ITACOLOMI
1891-1931
Construtor : T. & W. Smith, North Shields, Escócia, 1889
ex “Antoinette”, J.H. Spangenberg, Uruguai, 1889-1891
Arqueação : Tab 738,00 tons - Tal 569,00 tons
Comprimentos : Pp 68,28 mts - Boca 10.36 mts - Pontal 2,90 mts
Máq.: E. Scott & Co., 1889 - 2:Te - 6:Ci - 72 Nhp - 10 m/h
Utilizando uma equipagem de 27 tripulantes, efectuou a 1ª viagem para a empresa com destino aos portos nordestinos, para onde transportava produtos manufacturados. Nas viagens de regresso ao Rio, carregava entre outra mercadoria açúcar e algodão. Foi desactivado em 1927, permanecendo amarrado até 1931. Transformado em pontão, funcionou como depósito de carvão, que servia para abastecer os restantes navios da frota. Supostamente encalhado durante o ano de 1931 para demolir.

Navios do Governo do Estado do Maranhão,
sob operação da Companhia Nacional de Navegação Costeira
Registo no Maranhão (São Luiz?)

navio ITAPECURÚ
1924-1936
Construtor : Napier & Miller, Ltd., Glasgow, Escócia, 10.1912
ex “Cururupu”, J. Pollock, Sons & Co., Faversham, 1912-1924
Arqueação : Tab 753,00 tons - Tal 467,00 tons
Comprimentos : Pp 61,02 mts - Boca 10,12 mts - Pontal 3,23 mts
Máq.: Miller & Macfie, Ltd., 1912 - 2:Cp - 4:Ci - 114 Nhp - 9 m/h
Eventualmente vendido para demolir no Brasil em 1936.

navio ITAPEVA
1924-1936
Construtor : Napier & Miller, Ltd., Glasgow, Escócia, 07.1912
ex “Tury-Assú”, J. Pollock, Sons & Co., Faversham, 1912-1924
Arqueação : Tab 759,00 tons - Tal 445,00 tons
Comprimentos : Pp 60,96 mts - Boca 9,81 mts - Pontal 3,23 mts
Máq.: Miller & Macfie, Ltd., 1912 - 2:Cp - 4:Ci - 114 Nhp - 9 m/h
Eventualmente vendido para demolir no Brasil em 1936.

(Continua)

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