segunda-feira, 13 de setembro de 2010

Navios da frota costeira do Brasil (3)


Companhia Nacional de Navegação Costeira
1891 - 1965
Operadores : Irmãos Lage
Avenida Rodrigues Alves, 303, Rio de Janeiro

navio ITAJUBÁ
1908-1933
Construtor : Ailsa Ship Building Co. Ltd., Troon, Escócia, 06.1908
Arqueação : Tab 1.817,00 tons - Tal 958,00 tons
Dimensões : Pp 82,42 mts - Boca 12,83 mts - Pontal 5,30 mts
Máq. : Ailsa, Ltd., Troon, 1908 - 2:Te - 6:Ci - 270 Nhp - 12 m/h
Transferido para a Marinha do Brasil em 1933, mudou o nome para “Calheiros da Graça”. Naufragou por motivo de encalhe na barra do porto de Natal em 11 de Setembro de 1936. Desencalhado e demolido.

navio ITAPUCA
1909-1961
Cttor.: Ailsa Ship Building Co. Ltd., Troon, Escócia, 05.1909
Arqueação : Tab 1.849,00 tons - Tal 978,00 tons
Dimens.: Ff 85,95 mts - Pp 82,30 mts - Bc 12,86 mts - Ptl 5,33 mts
Máq.: Ailsa, Ltd., Troon, 1909 - 2:Te - 6:Ci - 273 Nhp - 12 m/h
O navio esteve fretado à empresa Lloyd Nacional a partir de Novembro de 1932, sendo empregue no transporte de mercadorias entre os portos do Rio Grande do Sul e o Nordeste Brasileiro, espaço delimitado pela foz do rio Amazonas, sendo que Manaus funcionava como ponto de referência, mas para onde nunca viajou. A 21 de Fevereiro de 1937, quando a navegar próximo da Ilha do Junco, no canal de acesso a Porto Alegre, o navio colidiu frontalmente com o cargueiro "Campinas", também do Lloyd Nacional, registando graves avarias na roda de proa. O navio efectuou reparações sumárias ao nível de segurança, no estaleiro Mabilde em Porto Alegre, seguindo acto continuo para o Rio de Janeiro, no sentido de completar as reparações, que tiveram lugar no estaleiro dos Irmãos Lage, na Ilha do Viana.
Regressa ao serviço comercial em Fevereiro de 1937. Em Outubro de 1939 foi retirado de serviço, por força dum consumo exagerado e dispendioso de carvão importado, permanecendo amarrado no Rio de Janeiro até ao armistício da IIª Grande Guerra Mundial. Depois de efectuar algumas viagens pontuais para a companhia armadora, em Março de 1952 e em Agosto de 1955, volta a amarrar até Setembro de 1957, data correspondente à sua última viagem. Dali seguiu para ser demolido no Rio de Janeiro, no Outubro imediato, operação terminada a 6 de Outubro de 1961.

navio ITAPEMA
1909-1931
Cttor.: Ailsa Ship Building Co. Ltd., Troon, Escócia, 08.1909
Arqueação : Tab 1.843,00 tons - Tal 910,00 tons
Dimensões : Pp 82,48 mts - Boca 12,86 mts - Pontal 5,33 mts
Máq. : Ailsa, Ltd., Troon, 1908 - 2:Te - 6:Ci - 273 Nhp - 12 m/h
Entrou ao serviço da companhia em Fevereiro de 1910 e foi retirado do transporte costeiro em 5 de Outubro de 1930. Vendido para a Marinha do Brasil em 1931, foi transformado em "survey vessel" e "lighthouse tender", sendo rebaptizado “José Bonifácio”. Muito danificado por encalhe ou colisão com objecto submerso em Julho de 1965. Foi rebocado para o Rio de Janeiro, permanecendo amarrado. Vendido para demolir no Rio, durante o ano de 1971.

navio ITAÚBA
1910-1931
Cttor.: Ailsa Ship Building Co. Ltd., Troon, Escócia, 04.1910
Arqueação : Tab 1.851,00 tons - Tal 826,00 tons
Dimensões : Pp 82,33 mts - Boca 12,86 mts - Pontal 5,33 mts
Máq. : Ailsa, Ltd., Troon, 1910 - 2:Te - 6:Ci - 273 Nhp – 13,5 m/h
dp “ Vital de Oliveira“, Marinha Brasileira, 1931-1944
Torpedeado e afundado por submarino Alemão na posição 22’29ºS 41’09ºW a 20 de Julho de 1944.

navio ITAPURA
1912-1961
Cttor.: Ailsa Ship Building Co. Ltd., Troon, Escócia, 04.1912
Arqueação : Tab 2.119,00 tons - Tal 1.179,00 tons
Dimensões : Pp 87,87 mts - Boca 13,17 mts - Pontal 5,31 mts
Máq. : Ailsa, Ltd., Troon, 1912 - 2:Te - 6:Ci - 304 Nhp - 12 m/h
Vendido para demolir no Rio de Janeiro a 6 de Outubro de 1961.

navio ITATINGA
1912-1962
Cttor.: Ailsa Ship Building Co. Ltd., Troon, Escócia, 06.1912
Arqueação : Tab 2.114,00 tons - Tal 1.181,00 tons
Dimensões : Pp 87,78 mts - Boca 13,17 mts - Pontal 5,30 mts
Máq. : Ailsa, Ltd., Troon, 1912 - 2:Te - 6:Ci - 304 Nhp - 12 m/h
Vendido para demolir no Rio de Janeiro a 31 de Dezembro de 1962.

navio ITASSUCÊ
1912-1943
Cttor.: Ailsa Ship Building Co. Ltd., Troon, Escócia, 10.1912
Arqueação : Tab 2.123,00 tons - Tal 1.175,00 tons
Dimensões : Pp 87,84 mts - Boca 13,17 mts - Pontal 5,30 mts
Máq. : Ailsa, Ltd., Troon, 1912 - 2:Te - 6:Ci - 304 Nhp - 12 m/h
dp “Almirante Frontin”, Marinha Brasileira, 1943-1959
dp “Cônsul Carlos Renaux”, D.C. Martins, Rio, 1959-1970
Vendido para demolir no Rio de Janeiro durante o ano de 1970.

navio ITAPUHY
1912-1961

Foto © do capitão Carlos Eugénio Dufriche
Colecção de Nelson Carrera, Santos, Brasil

Cttor.: Ailsa Ship Building Co. Ltd., Troon, Escócia, 12.1912
Arqueação : Tab 2.172,00 tons - Tal 1.230,00 tons
Dimensões : Pp 87,87 mts - Boca 13,17 mts - Pontal 5,36 mts
Máq. : Ailsa, Ltd., Troon, 1912 - 2:Te - 6:Ci - 304 Nhp - 12 m/h
Vendido para demolir no Rio de Janeiro a 23 de Outubro de 1961.

navio ITAQUERA
1913-1965
Cttor.: Mackie & Thomson, Ltd., Glasgow, Escócia, 02.1913
Arqueação : Tab 2.209,00 tons - Tal 1.254,00 tons
Dimensões : Pp 87,87 mts - Boca 13,17 mts - Pontal 5,31 mts
Máq.: M. & Houston, Glasgow, 1912 - 2:Te - 6:Ci - 298 Nhp - 12 m/h
Vendido para demolir no Rio de Janeiro a 30 de Agosto de 1965.

navio ITAGIBA
1913-1942
Cttor.: Ailsa Ship Building Co. Ltd., Troon, Escócia, 06.1913
Arqueação : Tab 2.169,00 tons - Tal 1.221,00 tons
Dimensões : Pp 87,87 mts - Boca 13,17 mts - Pontal 5,36 mts
Máq. : Ailsa, Ltd., Troon, 1913 - 2:Te - 6:Ci - 304 Nhp - 12 m/h
Torpedeado e afundado por submarino Alemão na posição 13º20’S 38º40’W em 17 de Agosto de 1942, registando 32 vítimas no ataque.

navio ITABERA
1916-1964
Cttor.: Ailsa Ship Building Co. Ltd., Troon, Escócia, 11.1916
Arqueação : Tab 2.162,00 tons - 1.201,00 tons
Dimensões : Pp 87,72 mts - Boca 13,17 mts - Pontal 5,36 mts
Máquina : Ailsa, Ltd., Troon, 1916 - 1:Te - 3:Ci - 304 Nhp - 12 m/h
Vendido para demolir no Brasil, em 1964.

(Continua)

3 comentários:

Wladimir J. Alonso disse...

É atribuído ao "Itaquera" a introdução da gripe espanhola no sul do Brasil (ou pelo menos em Florianópolis) em outubro de 1918 (segundo o Relatório apresentado ao Secretário do interior da justiça pela "Inspectoria da Hygiene do Estado" de SC em 1919). Como estou pesquisando o assunto, ficaria agradecido se alguém pudesse me fornecer fotos deste barco, mapas do trajeto, ou qualquer outra informação relacionada. Obrigado

Unknown disse...

Ou há algum engano ou houve outro navio, com o nome de Itapuca, pois meu saudoso Padrinho, José Dias Bello, era da Marinha Mercante e sempre foi lotado no Itapuca, no qual ficou incorporado até sua aposentadoria em 1984, lembro que em certa ocasião em uma de suas viagens, minha Madrinha, viajou com ele de navio, foram até os EUA, e na volta, foram até o México, onde houve um acidente, com o guindaste que estava carregando uma esféra de fósforo, e esta bateu de um lado dentro do navio e este veio a explodir, do qual morreu 02 marinheitos, me contou meu Padrinho que eles ficaram no México quase três meses parados esperando o novio ser consertado para poderem voltar para casa.

reimar disse...

Wladimir,
Lamento não poder corresponder ao seu pedido.
Anónimo,
Houve realmente um outro navio com o mesmo nome, construído no Brasil em 1971. Deixou de navegar em 1984, por motivo de incêndio, quando o navio se encontrava no Rio de Janeiro. Foi depois abatido em 1988.
Cumprimentos a ambos,
Reinaldo Delgado