Escalas da Zim Lines em Leixões
O nm “ Netanya “
1960 - 1978
O nm “ Netanya “
1960 - 1978
O "Netanya" em Leixões - imagem (c) Fotomar
Nº Oficial : MS-97 > Iic.: G.U.Q.X. > Porto de registo : Haifa
Construtor : Orenstein-Koppel, Lubeca, Alemanha, 03.1960
Arqueação : Tab 4.089,00 to > Tal 2.199,00 to > Pm 5.481 to
Cpmts.: Ff 111,61 mt > Pp 101,00 mt > Bc 15,37 mt > Ptl 7,45 mt
Máquina : M.A.N., Alemanha, 1960 > 1:Di > 4.100 Bhp > 14 m/h
dp “Odette”, Fowler Shipping Corp., Piréu, Grécia, 1978-1980
dp “Krios”, Costamare Shipping Co., Piréu, Grécia, 1980-1982
Construtor : Orenstein-Koppel, Lubeca, Alemanha, 03.1960
Arqueação : Tab 4.089,00 to > Tal 2.199,00 to > Pm 5.481 to
Cpmts.: Ff 111,61 mt > Pp 101,00 mt > Bc 15,37 mt > Ptl 7,45 mt
Máquina : M.A.N., Alemanha, 1960 > 1:Di > 4.100 Bhp > 14 m/h
dp “Odette”, Fowler Shipping Corp., Piréu, Grécia, 1978-1980
dp “Krios”, Costamare Shipping Co., Piréu, Grécia, 1980-1982
Naufragou por motivo de encalhe ao largo de Diamond Point, Nuevitas, Cuba, a 22.12.1982
O nm “ Nahariya “
1960 - 1985
1960 - 1985
O "Nahariya" em Leixões - imagem (c) Fotomar
Nº Oficial : MS-98 > Iic.: 4.X.X.B. > Porto de registo : Haifa
Construtor : Orenstein-Koppel, Lubeca, Alemanha, 04.1960
Arqueação : Tab 4.089,00 to > Tal 2.199,00 to > Pm 5.481 to
Cpmts.: Ff 111,61 mt > Pp 101,00 mt > Bc 15,37 mt > Ptl 7,44 mt
Máquina : M.A.N., Alemanha, 1960 > 1:Di > 4.100 Bhp > 14 m/h
dp “Liberty”, Liberty Ships Inc., Monrovia, Liberia, 1976-1978
dp “Dimo”, Waymart Shipping Corp., Piréu, Grécia, 1978-1980
dp “Kronos”, Costamare Shipping, Piréu, Grécia, 1980-1980
dp “Kratinos”, Costamare Shipping, Piréu, Grécia, 1980-1984
dp “Guaicamacuto”, Marvepa, La Guaira, Venezuela, 1984-1985
Construtor : Orenstein-Koppel, Lubeca, Alemanha, 04.1960
Arqueação : Tab 4.089,00 to > Tal 2.199,00 to > Pm 5.481 to
Cpmts.: Ff 111,61 mt > Pp 101,00 mt > Bc 15,37 mt > Ptl 7,44 mt
Máquina : M.A.N., Alemanha, 1960 > 1:Di > 4.100 Bhp > 14 m/h
dp “Liberty”, Liberty Ships Inc., Monrovia, Liberia, 1976-1978
dp “Dimo”, Waymart Shipping Corp., Piréu, Grécia, 1978-1980
dp “Kronos”, Costamare Shipping, Piréu, Grécia, 1980-1980
dp “Kratinos”, Costamare Shipping, Piréu, Grécia, 1980-1984
dp “Guaicamacuto”, Marvepa, La Guaira, Venezuela, 1984-1985
Naufragou por motivo de encalhe no Darien Rock, Ilha Trinidade, a 20.12.1985
1 comentário:
Caro Reimar
Lembro-me dos excelentes e belos navios da frota da ZIM, que escalavam Leixões com bastante regularidade, e também me recordo do episódio de um navio Alemão que estava atracado em Sto. Amaro (mercado) por vante dum desses navios Israelitas, que ia dando para o torto, pois os Germanicos, possivelmente ainda estavam com atitudes conflictuosas ou alcoolizados e insultavam os Judeus, e estes não gostaram da brincadeira e depois de responderem aos insultos, há que apontarem armas aos Alemães e a coisa parece que ficou mais complicada, até há presença da Policia Maritima. Resultado o capitão do porto mandou mudar o navio Alemão para o cais Norte, e mesmo assim os Alemães continuavam a provocar os Israelitas.
Se calhar nas tuas andanças pela doca assististe à cena.
O primeiro navio Isrelita que escalou Leixões foi o MEIR DIZENGOFF consignado ao Garland, inicio de 50's.
Saudações maritimo-entusiásticas
Rui Amaro
Enviar um comentário