quarta-feira, 24 de março de 2010

Encontros portuários ( VIII )


Mais relíquias,
de ferro e de fumo, dos cheiros e doutras gentes...

nm “ Beltyne “
1954 – 1956
M. Mathwin & Son Ltd.

O nm "Beltyne" em Leixões - imagem (c) Fotomar

Cttor. : Nordseewerke A.G., Emden, Alemanha, 09.1908
ex “Wilh. Hemsoth”, Wilh. Hemsoth, Alemanha, 1908-1920
ex “Penteifi”, Pentwyn Steamship Co. Ltd., Londres, 1920-1925
ex “Kuldiga”, Latvia-Belgian Line, Riga, Letónia, 1925-1941
ex “Preussisch-Holland“, Governo Alemão, 1941-1947
ex “Kuldiga”, Latvia-Belgian Line, Riga, Letónia, 1947-1954
Arqueação : Tab 1.978,00 to > Tal 1.188,00 to
Cpmts.: Pp 82,66 mt > Boca 12,01 mt > Pontal 4,79 mt
Máq.: Eiderwerft A.G., Tonning, 1908 > 1:Te > 192 Nhp > 9 m/h
dp “Jano”, C. Philippotis, Grécia, 1956-1959
Vendido para demolição em Hong-Kong, a 22.08.1959

nm ” Lagan “
1951 - 1956
E.G. Moller

O nm "Lagan" em Leixões - imagem (c) Fotomar

Cttor.: Schiffsw. H. Koch A.G., Lubeca, Alemanha, 08.1925
ex “Lubeck”, Lubeck Linie A.G., Lubeca, Alemanha, 1925-1937
ex “Hansestadt Lubeck”, Lubecl Linie A.G., Lubeca, 1937-1946
ex “Saltnes”, Governo Norueguês, Oslo, 1946-1947
ex “Rondane”, E. Mortensen, Oslo, Noruega, 1947-1951
Arqueação : Tab 1.704,00 to > Tal 1.007,00 to
Cpmts.: Pp 79,67 mt > Boca 12,41 mt > Pontal 4,88 mt
Máq.: Lubecker Masch., Lubeca, 1925 > 1:Te < align="justify">Vendido para demolição em Savona, Itália, durante o mês de Fevereiro de 1968

nm “ Mariann “
1953 - 1955
Helmsing & Grimm, Hamburgo, Alemanha

O nm "Mariann" em Leixões - imagem (c) Fotomar

Construtor : A.G. Neptun, Rostock, R.D. Alemã, 12.1901
ex “Marianne“, F.W. Fischer, Rostock, R.D.A., 1901-1923
ex “Franziska Fischer”, F.W. Fischer, Rostock, 1923-1924
ex “Dora Ahrens“, E. Ahrens, Rostock, R.D.A., 1924-1953
Arqueação : Tab 959,00 to > Tal 529,00 to
Cpmts.: Pp 63,89 mt > Boca 9,69 mt > Pontal 3,96 mt
Máq.: A.G. Neptun, R.D.A., 1901 > 1:Te > 77 Nhp > 9 m/h
Vendido para demolição em Hamburgo a Eisen u. Metall K.G. (Lehr & Co.), em 08.11.1955

nm “ Sullberg “
1950 - 1954
Aug. Bolten, Willem Miller’s Nachfolger

O nm "Sullberg" em Leixões - imagem (c) Fotomar

Cttor.: Androssan Dry Dock Co. Ltd., Ardrossan, 02.1922
ex “Troldfos”, Skibs A/S Thor Thoresens, Noruega, 1922-1923
ex “Star”, A/S Standard, Oslo, Noruega, 1923-1950
Arqueação : Tab 1.532,00 to > Tal 867,00 to
Cpmts.: Pp 77,88 mt > Boca 12,01 mt > Pontal 5,06 mt
Máq.: J.G. Kincaid, Greenock, 1922 > 1:Te > 203 Nhp > 9 m/h
dp “Leonidas A. Kyrtatas”, Kyrtatas Bros, Grécia, 1954-1959
dp “Zlatibor”, Jugometal, Jugoslávia, 1959-1959
Vendido para demolição em Split, Jugoslávia, a 08.11.1959

nm “ Tarsis “
1951 - 1959
C. H. Ericsson

O nm "Tarsis" em Leixões - imagem (c) Fotomar

Cttor.: Atel. & Ch. Seine Maritime, Le Trait, França, 10.1925
ex “Saint Eloi“, nome previsto, não oficializado, 1925-1925
ex “Ostrevent”, S.A. Armateurs Français, Rouen, 1925-1940
ex “Ostrevent“, Ministry Of War Transport, Cardiff, 1940-1947
ex “Capitaine Arsene Guillevic”, Union Marit., Rouen, 1947-1951
ex “ Glynn“, Shamrock Shipping Co., Inglaterra, 1951-1951
Arqueação : Tab 1.737,00 to > Tal 916,00 to
Cpmts.: Pp 76,38 mt > Boca 11,52 mt > Pontal 4,97 mt
Máq.: La Seine Maritime, 1925 > 1:Te > 148 Nhp > 11 m/h
Vendido para demolição em Lubeca, Alemanha, a 11.09.1959

Sem comentários: