ZIM – Israel Navigation Company, Ltd.
Haifa, Israel
Haifa, Israel
O paquete "Shalom" (a jóia da coroa) - postal da Companhia
O maior feito marítimo dos Israelitas terá sido a criação desta empresa, mais tarde identificada apenas pela abreviatura Zim Lines. O estado Israelita, parte interessada no negócio, contribuiu com cerca de um terço do capital, permitindo a participação privada com os restantes setenta por cento. O nome tal como o conhecemos “Zim”, deriva das palavras “Zi Mischari”, que em Hebraico significa “Marinha Mercante. Para dar início à frota, foram adquiridos alguns navios notáveis em segunda mão, ainda que posteriormente a Administração da companhia optasse pela compra de navios novos. Outros foram recebidos directamente da Alemanha, a título de compensação e reparação por danos causados pela violência da guerra.
Com o nome reconhecido internacionalmente, a “Zim” teve um papel preponderante na linha estabelecida entre Haifa e Nova Iorque, muito por motivo da larga quantidade de portos visitados, ainda que de forma irregular, entre os quais se destacam Nápoles ou Génova, Marselha (eventualmente Cannes), Barcelona, Málaga e Lisboa. Inicialmente os navios escalavam igualmente os portos do Piréu, Gibraltar e Funchal. De realçar o facto, da alimentação a bordo dos navios ser exclusivamente de origem judia, salvo raras excepções, quando os navios operavam no circuito internacional de cruzeiros.
Com o nome reconhecido internacionalmente, a “Zim” teve um papel preponderante na linha estabelecida entre Haifa e Nova Iorque, muito por motivo da larga quantidade de portos visitados, ainda que de forma irregular, entre os quais se destacam Nápoles ou Génova, Marselha (eventualmente Cannes), Barcelona, Málaga e Lisboa. Inicialmente os navios escalavam igualmente os portos do Piréu, Gibraltar e Funchal. De realçar o facto, da alimentação a bordo dos navios ser exclusivamente de origem judia, salvo raras excepções, quando os navios operavam no circuito internacional de cruzeiros.
nm “ Jerusalem ” (1)
1953 - 1957
1953 - 1957
O paquete "Jerusalem" - postal da Companhia
Cttor.: Cammel Laird & Co. Ltd., Birkenhead, Inglaterra, 09.1913
ex “Bergensfjord”, Norwegian America Line, Oslo, 1913-1946
ex “Argentina”, Home Lines, (Génova), Panamá, 1946-1953
Arqueação : Tab 11.015, to > Tal 6.550,00 to
Cpmts.: Pp 156,00 mt > Bc 18,65 mt > Ptl 8,99 mt
Máq.: C. Laird & Co Ltd., 1913 > 2 :Qe > 1.469 Nhp > 15 m/h
dp “Aliya”, -?-, 1957-1959
Vendido para demolição em La Spezia, Itália, a 13.08.1959
ex “Bergensfjord”, Norwegian America Line, Oslo, 1913-1946
ex “Argentina”, Home Lines, (Génova), Panamá, 1946-1953
Arqueação : Tab 11.015, to > Tal 6.550,00 to
Cpmts.: Pp 156,00 mt > Bc 18,65 mt > Ptl 8,99 mt
Máq.: C. Laird & Co Ltd., 1913 > 2 :Qe > 1.469 Nhp > 15 m/h
dp “Aliya”, -?-, 1957-1959
Vendido para demolição em La Spezia, Itália, a 13.08.1959
nm “ Theodor Herzl “
1957 - 1969
1957 - 1969
O paquete "Theodor Herzl" - postal da Companhia
Cttor.: Deutsche Werft A.G., Hamburgo, Alemanha, 29.04.1957
Arqueação : Tab 9.914,00 to > Tal 5.258,00 to > Pm 2.960 to
Cpmts.:Ff 148,72 mt > Pp 132,67 mt > Bc 19,72 mt > Ptl 10,95 mt
Máq.: A.E.G., Alemanha, 1957 > 1 :Tv > 12.640 Shp > 19 m/h
dp “Carnivale”, New Horizons Shipping, Monróvia, 1969-1975
dp “Freeport”, New Horizons Shipping, Panamá, 1975-1976
dp “Veracruz Primeiro”, Freeport Lines, Panamá, 1976-1983
dp “Veracruz Iº”, Bermuda Star Cruises, Panamá, 1983-1990
dp “Sun Ambassador”, Festival & Tourist, Panamá, 1990-1991
dp “The Fiesta”, -?-, 1991-1991
Arqueação : Tab 9.914,00 to > Tal 5.258,00 to > Pm 2.960 to
Cpmts.:Ff 148,72 mt > Pp 132,67 mt > Bc 19,72 mt > Ptl 10,95 mt
Máq.: A.E.G., Alemanha, 1957 > 1 :Tv > 12.640 Shp > 19 m/h
dp “Carnivale”, New Horizons Shipping, Monróvia, 1969-1975
dp “Freeport”, New Horizons Shipping, Panamá, 1975-1976
dp “Veracruz Primeiro”, Freeport Lines, Panamá, 1976-1983
dp “Veracruz Iº”, Bermuda Star Cruises, Panamá, 1983-1990
dp “Sun Ambassador”, Festival & Tourist, Panamá, 1990-1991
dp “The Fiesta”, -?-, 1991-1991
Naufragou por motivo de incêndio a bordo em Drapetzona, Piréu, Grécia, quando em obras de remodelação, a 14.10.1991
nm “ Israel ”
1955 - 1966
1955 - 1966
O paquete "Israel" - postal da Companhia
Cttor.: Deutsche Werft A.G., Hamburgo, Alemanha, 09.1955
Arqueação : Tab 9.853,00 to > Tal 6.230,00 to > Pm 6.658 to
Cpmts.:Ff 152,71 mt > Pp 142,15 mt > Bc 19,87 mt > Ptl 9,74 mt
Máq.: A.E.G., Alemanha, 1955 > 1 :Tv > 10.500 Bhp > 19 m/h
dp “Angra do Heroísmo”, Emp. Insulana, Lisboa, 1966-1972
dp “Angra do Heroísmo”, Comp. Nacional, Lisboa, 1972-1974
Arqueação : Tab 9.853,00 to > Tal 6.230,00 to > Pm 6.658 to
Cpmts.:Ff 152,71 mt > Pp 142,15 mt > Bc 19,87 mt > Ptl 9,74 mt
Máq.: A.E.G., Alemanha, 1955 > 1 :Tv > 10.500 Bhp > 19 m/h
dp “Angra do Heroísmo”, Emp. Insulana, Lisboa, 1966-1972
dp “Angra do Heroísmo”, Comp. Nacional, Lisboa, 1972-1974
Vendido para demolir a I.M. Varela Davalilo, em Castellon, Espanha, a 14.04.1974
nm “ Zion “
1956 - 1966
1956 - 1966
O paquete "Zion" - postal da Companhia
Cttor.: Deutsche Werft A.G., Hamburgo, Alemanha, 12.02.1956
Arqueação : Tab 9.855, to > Tal 4.986,00 > Pm 6.820 to
Cpmts.: Ff 152,76 mt > Pp 138,66 mt > Bc 19,87 mt > Ptl 11,03 mt
Máq.: A.E.G., Alemanha, 1956 > 1 :Tv > 10.500 Shp > 19 m/h
dp “Amélia de Mello”, Sociedade Geral, Lisboa 1966-1972
dp “Amélia de Mello”, Companhia Nacional, Lisboa, 1972-1972
dp “Ithaca”, Cia. de Vapores Realma, Piréu, Grécia, 1972-1978
dp “Dolphin IV”, Ulysses Shipping Agency, Panamá, 1978-2003
dp “Khawla III”, Delta Navigation Co., 2003-2003
Vendido para demolição em Alang, India, a 11.04.2003
Arqueação : Tab 9.855, to > Tal 4.986,00 > Pm 6.820 to
Cpmts.: Ff 152,76 mt > Pp 138,66 mt > Bc 19,87 mt > Ptl 11,03 mt
Máq.: A.E.G., Alemanha, 1956 > 1 :Tv > 10.500 Shp > 19 m/h
dp “Amélia de Mello”, Sociedade Geral, Lisboa 1966-1972
dp “Amélia de Mello”, Companhia Nacional, Lisboa, 1972-1972
dp “Ithaca”, Cia. de Vapores Realma, Piréu, Grécia, 1972-1978
dp “Dolphin IV”, Ulysses Shipping Agency, Panamá, 1978-2003
dp “Khawla III”, Delta Navigation Co., 2003-2003
Vendido para demolição em Alang, India, a 11.04.2003
nm “ Jerusalem “ (2)
1957 - 1966
1957 - 1966
O paquete "Jerusalem" - postal da Companhia
Cttor.: Deutsche Werft A.G., Hamburgo, Alemanha, 1957
Arqueação : Tab 8.312,00 to > Tal 3.905,00 > Pm 2.344 to
Cpmts.: Ff 148,72 mt > Pp 132,67 mt > Bc 19,69 mt > Ptl 10,95 mt
Máq.: A.E.G., Alemanha, 1957 > 1 :Tv > 12.460 Shp > 19,5 m/h
dp “Miami”, Peninsular & Oriental, Miami, Bahamas, 1966-1968
dp “New Bahama Star”, Eastern Steamship Lines, 1968-1972
dp “Bahama Star”, Bahama Shipping Corp., Libéria, 1972-1975
dp “Bonaire Star”, Venezuelana de Cruceros, 1975-1979
Arqueação : Tab 8.312,00 to > Tal 3.905,00 > Pm 2.344 to
Cpmts.: Ff 148,72 mt > Pp 132,67 mt > Bc 19,69 mt > Ptl 10,95 mt
Máq.: A.E.G., Alemanha, 1957 > 1 :Tv > 12.460 Shp > 19,5 m/h
dp “Miami”, Peninsular & Oriental, Miami, Bahamas, 1966-1968
dp “New Bahama Star”, Eastern Steamship Lines, 1968-1972
dp “Bahama Star”, Bahama Shipping Corp., Libéria, 1972-1975
dp “Bonaire Star”, Venezuelana de Cruceros, 1975-1979
Naufragou quando seguia a reboque próximo a Singapura, na posição 18º30’N 154º17’W, a 03.10.1979.
nm “ Moledet “
1961-1970
1961-1970
O paquete "Moledet" - postal da Companhia
Cttor.: Atl. & Chantiers de Bretagne, Nantes, França, 1961
Arqueação : Tab 7.811,00 to > Tal 3.182,00 to > Pm 2.104 to
Cpts. : Ff 126,60 mt > Pp 113,70 mt > Bc 19,94 mt > Ptl 10,70 mt
Máq. : A. & C. de Bretagne, 1961 > 2 :Di > 6.390 Bhp > 16 m/h
dp “Alexandros”, George Potamianos, Piréu, Grécia, 1970-1970
dp “Jupiter”, Epirotiki Navigation Line, Piréu, Grécia, 1970-1988
Arqueação : Tab 7.811,00 to > Tal 3.182,00 to > Pm 2.104 to
Cpts. : Ff 126,60 mt > Pp 113,70 mt > Bc 19,94 mt > Ptl 10,70 mt
Máq. : A. & C. de Bretagne, 1961 > 2 :Di > 6.390 Bhp > 16 m/h
dp “Alexandros”, George Potamianos, Piréu, Grécia, 1970-1970
dp “Jupiter”, Epirotiki Navigation Line, Piréu, Grécia, 1970-1988
Naufragou por motivo de colisão ao largo do porto do Piréu, a 31.10.1988, acidente no qual ocorreram 4 vítimas mortais.
nm “ Shalom “
1964 – 1967
1964 – 1967
O paquete "Shalom" - postal da Companhia
Cttor.: Chantiers de l’Atlantique, St. Nazaire, França, 03.1964
Arqueação : Tab 25.320,00 to > Tal 14.108,00 > Pm 7.277 to
Cpmts. : Ff 191,35 mt > Pp 169,02 mt > Bc 24,85 mt > Ptl 14,79 mt
Máq. : Ch. de l’Atlantique, 1964 > 2 :Tv > 25.000 Shp > 20 m/h
dp “Hanseatic”, Deutsche Atlantik Linie, 1967-1973
dp “Doric”, Home Lines Inc., (Génova) Panamá, 1973-1982
dp “Royal Odyssey”, Royal Cruise Line, Piréu, 1982-1988
dp “Regent Sun”, Regency Cruises, Bahamas, 1988-1989
dp "Sun”, Royal Venture Cruises, Bahamas, 1998-2001
Naufragado ao largo da costa da África do Sul, em 2001.
Arqueação : Tab 25.320,00 to > Tal 14.108,00 > Pm 7.277 to
Cpmts. : Ff 191,35 mt > Pp 169,02 mt > Bc 24,85 mt > Ptl 14,79 mt
Máq. : Ch. de l’Atlantique, 1964 > 2 :Tv > 25.000 Shp > 20 m/h
dp “Hanseatic”, Deutsche Atlantik Linie, 1967-1973
dp “Doric”, Home Lines Inc., (Génova) Panamá, 1973-1982
dp “Royal Odyssey”, Royal Cruise Line, Piréu, 1982-1988
dp “Regent Sun”, Regency Cruises, Bahamas, 1988-1989
dp "Sun”, Royal Venture Cruises, Bahamas, 1998-2001
Naufragado ao largo da costa da África do Sul, em 2001.
Sem comentários:
Enviar um comentário