segunda-feira, 2 de junho de 2008

Companhias Portuguesas - Os T.M. do Estado

Transportes Marítimos do Estado

(continuação)


" MACHICO "


1916/1925 > Nº Oficial: 354-E > Iic.: H.M.A.C. > Registo: Lisboa
Ex “Colmar” – Deutsche-Australische D.G., Hamb., 1912/1916
Cttor. : Schiffswerft Neptun A.G., Rostock, Alemanha, 09.1912
Tonelagens: Tab 6.184,43 to > Tal 3.856,76 to
Comprimentos: Pp 140,31 mt > Boca 17,67 mt > Pontal 8,25 mt
Máquina: Neptun A.G., 1912 > 1:Te > 3.800 Ihp > Veloc. 12,5 m/h
Vendido à Sociedade Geral em 1925. Alterou o nome para “Luso”.

" MADEIRA "


1916/1918 > Nº Oficial: 363-E > Iic.: H.M.A.D. > Registo: Lisboa
Ex “Petrópolis” – Hamburg-Sud D.G., Hamburgo, 1897/1916
Cttor.: Reiherstiegwerft A.G., Hamburgo, Alemanha, 06.1897
Tonelagens: Tab 4.792,19 to > Tal 3.092,63 to
Comprimentos: Pp 114,80 mt Boca 14,10 mt > Pontal 8,31 mt
Máq.: Reiherstirgwerft, 1897 > 1:Qe > 2.000 Ihp > Veloc. 11 m/h
Torpedeado por subm. 8m ao largo da Ilha de San Pietro, em 07.10.1918


" MAIO "


1916/1924 > Nº Oficial: ???-E > Iic.: H.M.A.I. > Registo: Lisboa
ex ”Beta” - Hansen & Closter, Apenrade, Alemanha, 1902/1916
Cttor.: Schiffswerft Henry Koch A.G., Lubeca, Alemanha, 03.1902
Tonelagens: Tab 2.179,35 to > Tal 1.391,50 to
Comprimentos: Pp 79,35 mt > Boca 11,66 mt > Pontal 7,31 mt
Máquina: J.F. Ahrens, 1902 > 1:Te > 700 Ihp > Veloc. 9 m/h
Vendido à Empresa Marítima em 1924. Alterou o nome para “Estoril”


" MINHO "

1916/1928 > Nº Oficial: 381-E > Iic.: H.M.I.N. > Registo: Lisboa
ex “Mogador” – O.P.D.R., Oldenburgo, 1905/1916
Cttor.: Schiffswerft Bremer Vulkan A.G., Vegesack, Alem., 1905
Tonelagens: Tab 1.270,69 to > Tal 784,74 to
Comprimentos: Pp 70,44 mt > Boca 10,26 mt > Pontal 5,28 mt
Máq.: Bremer Vulkan A.G., 1905 > 1:Te > 700 Ihp > Veloc. 9 m/h
Vendido à Rhederei Bugsier em 1928. Alterou o nome para “Levensau"


" MIRA "

1916/1916 > Nº Oficial: 389-E > Iic.: H.M.I.R. > Registo: Lisboa
ex “Rolandseck” - D.D.G. Hansa, Bremen, Alemanha, 1912/1916
Cttor.: J.C. Tecklenborg, Geestemunde, Alemanha, 11.1912
Tonelagens: Tab 1.663,16 to > Tal 756,78 to
Comprimentos: Pp 83,70 mt > Boca 12,30 mt
Máquina: J.C. Tecklenborg, 1912 > 1:Di > Veloc. 11,5 m/h
Afundado após colisão ao largo de Corcubion, em 26.11.1916


" MORMUGÃO "


1916/1924 > Nº Oficial: 412-E > Iic.: H.M.O.R. > Registo: Lisboa
ex “Esne” – D.D.G. Kosmos, Hamburgo, 1904/1910
ex “Kommodore” – Deutsch Ost-Afrika Linie, Hamb., 1910/1916
Construtor: Blohm & Voss, Steinweder, Alemanha, 11.09.1904
Tonelagens: Tab 6.064,00 to > Tal 3.849,70
Comprimentos: Pp 125,32 mt > Boca 15,51 mt > Pontal 8,70 mt
Máquina: Blohm & Voss, 1904 > 1:Qe > 2.800 Ihp > Veloc. 10 m/h
Vendido a Lara Sousa & Cª. em 1924, operando para a Comp. de Açucares de Angola com o nome “Infante de Sagres”. Vendido à Comp. Nac. de Navegação em 1927, mudou o nome para “Zaire”.


" NAZARÉ "
1916/1928 > Nº Oficial 362-E > Iic.: H.N.Z.E. > Registo: Lisboa
ex “Minna Schuldt”- H. Schuldt, Flensburgo, Alem., 1891/1916
Cttor.: Flensburger Schiffsbau A.G., Flensburgo, Alem., 07.1891
Tonelagens: Tab 991,82 to > Tal 615,85 to
Comprimentos: Pp 66,74 mt > Boca 9,84 mt > Pontal 4,00 mt
Máquina: Flensburger A.G., 1891 > 1:Te > 500 Ihp > Veloc. 9 m/h
Vendido a Schroder & Fischer em 1928. De regresso à Alemanha, mudou o nome para “Margarete Schroder”


“ OVAR “

1916/1917 > Nº Oficial: ???-E > Iic.: H.O.V.A. > Registo: Lisboa
ex “Casablanca” – O.P.D.R., Oldenburgo, Alemanha, 1903/1916
Cttor: Schiffswerft Henry Koch A.G., Lubeca, Alemanha, 12.1903
Tonelagens: Tab 1.650,00 to > Tal 1.043,00 to
Comprimentos: Pp 79,60 mt > Boca 11,80 mt
Máquina: Koch A.G., 1903 > 1:Te > Veloc. 9 m/h
Torpedeado por submarino na posição 46º05’N 11º17’W em 25.08.1917, quando em viagem de Milford Haven para Lisboa, com carvão.

1 comentário:

Joaquim disse...

Bem haja pelo magnífico trabalho desenvolvido sobre a companhia de T.M.E..Oxalá podesse completar todos os nomes dos navios apresados e que passaram à administração da T.M.E..Como tem imensas fotografias de navios e rebocadores, por acaso não tem nehuma do rebocador "Dande", afundado em Moçamedes, durante a manobra de largar do cais do "Vera Cruz"? Desde já agradeço.